PCP presente na Festa do PCE
A 44.ª edição da Festa do Partido Comunista de Espanha realizou-se entre 30 de Setembro e 2 de Outubro em Rivas Vaciamadrid, contando com milhares visitantes vindos de toda a Espanha. Durante três dias, os visitantes puderam assistir a dezenas de debates, actividades culturais, incluindo espectáculos de música e teatro, apresentações de livros, actividades para crianças, entre outras.
Destaca-se a realização do comício central, no sábado, que contou com a participação de vários responsáveis do PCE, cujas intervenções abordaram as lutas dos trabalhadores, dos jovens e das mulheres em Espanha. Na sua intervenção, o Secretário-geral do PCE, Enrique Santiago, abordou aspectos da situação internacional e nacional, onde destacou o peso da crise inflacionária sobre os trabalhadores, que não faz mais do que tornar ainda mais precária a classe trabalhadora em Espanha, reafirmando o empenho na luta pelo o aumento dos salários e dos impostos sobre quem mais tem, apelando à participação nas mobilizações que vão ser levadas a cabo pelos sindicatos «para continuar a levar a cabo medidas contundentes de redistribuição da riqueza e garantia de direitos, para não deixar ninguém atrás, para continuar no caminho da construção de uma sociedade mais justa», afirmou.
A Festa do PCE teve uma importante expressão de solidariedade internacionalista com a presença de espaços de organizações de solidariedade com vários povos em luta, como Cuba, Sara Ocidental e Palestina.
O PCP esteve uma vez mais presente com um stand político, assegurado por camaradas da JCP, onde os visitantes podiam encontrar livros e materiais de informação sobre o nosso Partido, para além de alguns produtos tradicionais portugueses. Cristina Cardoso, membro da Secção Internacional, representou o PCP na Festa do PCE.