«É possível viver melhor» na Região Autónoma da Madeira

A CDU contactou – no dia 24 de Setembro – com os moradores do Conjunto Habitacional das Romeiras, na freguesia de Santo António, Funchal, integrada na campanha «É possível viver melhor na nossa terra», lançada recentemente na Região Autónoma da Madeira.

Na iniciativa, Herlanda Amado, eleita da CDU na Assembleia Municipal do Funchal, denunciou «o desmazelo das entidades com responsabilidades em garantir habitação social às muitas milhares de famílias que na Região e, em particular, no concelho do Funchal necessitam de uma habitação digna e que garanta as condições de habitabilidade, coisa que até ao momento não tem acontecido».

Os dados que têm vindo a público, quer no plano estatístico, quer nos planos apresentados pelo Governo Regional, revelam que em Junho de 2020 existiam mais de 4,8 mil famílias que solicitaram apoio para a habitação, tendo três mil um rendimento mensal inferior ao salário mínimo.

Ou seja, «estas famílias não têm condições de encontrar no mercado de arrendamento uma habitação digna de acordo com as suas necessidades e muito menos têm condições para a aquisição de casa própria», salientou Herlanda Amado, lembrando que a «realidade mudou drasticamente desde 2020» e hoje, com o aumento do custo de vida, os baixos salários, a especulação imobiliária, o aumento dos juros para o crédito à habitação e os valores elevados e agressivos das rendas, «muitas famílias que conseguiam resolver o seu problema habitacional com meios próprios deixam de ter tais condições».

Resposta emergencial
No dia 28, junto ao edifício da Secretaria Regional da Inclusão e dos Assuntos Sociais, no Funchal, Edgar Silva, Coordenador Regional do PCP, apresentou o «caso concreto da família de Goreti Gonçalves Gomes, há 30 anos inscrita na lista de espera para acesso a uma habitação com renda social». No final de Agosto, esta família teve um acção de despejo e até hoje aguarda uma resposta emergencial.

 



Mais artigos de: Nacional

Prosseguir o trabalho da CDU no Seixal

A Câmara Municipal do Seixal (CMS) aprovou, no dia 28 de Setembro, a delegação de competências a Paulo Silva como novo presidente do executivo, substituindo Joaquim Santos, nestas funções.

No Bairro da Emboladoura saem «morcões» das paredes

No concelho de Guimarães, o Estado, por intermédio do IHRU, é detentor da maioria das habitações sociais. No bairro da Embaladoura é visível a degradação das partes exteriores, a que se soma o problema das infiltrações e humidades.

Mitigação dos efeitos da inflação em Lisboa por acção do PCP

Por proposta dos vereadores do PCP, a Câmara Municipal de Lisboa aprovou, no dia 22 de Setembro, um conjunto de medidas de «mitigação dos efeitos da inflação», como a alteração das condições de acesso ao Fundo de Emergência Social (FES), a reinstituição da componente do Fundo de Emergência Social – Apoio ao Movimento...

Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior por cumprir

A Direcção Central do Ensino Superior da JCP promoveu, na quinta-feira, uma tribuna pública, frente ao antigo Ministério da Educação (há quatro anos anunciado pelo Governo PS como uma futura residência para estudantes que permanece por concretizar), intitulada «Os problemas a surgir e o Plano Nacional para o Alojamento...

Eleições intercalares em São Jacinto

A CDU anunciou que vai concorrer às eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de São Jacinto, agendadas para 13 de Novembro, apresentando como primeiro candidato António Nabais. A formalização desta candidatura já foi entregue no Tribunal de Aveiro.

Congresso da CNOD

A Confederação Nacional de Organizações de Pessoas com Deficiência (CNOD) vai realizar, no dia 15 de Outubro, no Pavilhão Portugal Cultura e Recreio, no Seixal, o seu XIV Congresso Nacional de Pessoas com Deficiência, sob o lema «Por uma sociedade inclusiva, compromisso de progresso e de futuro».

Solidariedade

O CPPC promove, no dia 18, uma sessão de solidariedade com os povos da América Latina. Marcada para as 18h00, na Casa do Alentejo, a sessão conta com a participação de representantes e organizações de países daquela região. No dia 19, à mesma hora, promove no Porto outra sessão de solidariedade, desta feita com Cuba, no...