Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior por cumprir
A Direcção Central do Ensino Superior da JCP promoveu, na quinta-feira, uma tribuna pública, frente ao antigo Ministério da Educação (há quatro anos anunciado pelo Governo PS como uma futura residência para estudantes que permanece por concretizar), intitulada «Os problemas a surgir e o Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior por cumprir».
Na iniciativa – com cerca de uma centena de estudantes – foram dados a conhecer diversos testemunhos, retratando situações e histórias de estudantes desalojados, que vivem em residências sem condições, membros de comissões de residentes, entre outras. Procurou-se assim afirmar a necessidade de garantir o acesso a alojamento público a todos os estudantes que dele necessitem.
Esta acção insere-se na campanha nacional que a JCP lançou no dia 12 de Setembro com o lema «Em luta pelo que é nosso! Gratuitidade, Acção Social, Alojamento», com acções de contacto nas instituições do Ensino Superior do País. «Como é de amplo reconhecimento, os problemas e dificuldades que os estudantes do Ensino Superior enfrentam por todo o País são diversos e agravam-se neste início de ano lectivo, em resultado das consequências do aumento do custo de vida, da perda de rendimento e da falta de medidas efectivas que as combatam», acentuam os jovens comunistas.