A talhe de foice
Cartazes
Actual
Facebook em «META-branqueamento»
Actual
O défice demográfico e os salários que não aumentam
Actual
Não queiram meter-se em comparações
PCP
Duas décadas de notas e moedas de euros - a realidade desmente a propaganda
Artigo de acesso livre
No primeiro dia de 2022 passarão 20 anos desde a entrada em circulação das notas e moedas de euros, momento em que a esmagadora maioria da população passou a ter um contacto mais directo com o euro.
Crónica Internacional
Para onde vai a Alemanha?
Dar resposta ao que importa
Prosseguimos hoje a publicação das propostas do PCP incluídas no seu Compromisso Eleitoral. Depois de, na semana passada, termos dado visibilidade às duas primeiras questões que o PCP considera «cruciais para a vida e o futuro do País», fazemos agora o mesmo com as quatro seguintes. As restantes serão publicadas em próximas edições.
Desenvolver a Península de Setúbal e o litoral a sul
«Dar mais força à CDU, com mais votos e mais deputados, é o caminho para o desenvolvimento e progresso da Península de Setúbal e do Litoral Alentejano», assegurou Paula Santos.
Jerónimo de Sousa apela ao voto das comunidades portuguesas
Resolver os problemas em vez de estigmatizar
Graves problemas exigem investimento na Protecção Civil
Apoiamos a CDU
Intervenção e luta em ano de Centenário
CDU alerta para o agravamento do custo de vida em 2022
Artigo de acesso livre
«A vida está mais cara», mas o próximo ano não tem de ser de «dificuldades, privações e pobreza», assegurou Jerónimo de Sousa, numa sessão pública «Contra o aumento do custo de vida», realizada anteontem, 28, no Montijo. Na sede da Banda Democrática 2 de Janeiro, o Secretário-geral do PCP pediu «mais força à CDU» nas próximas eleições para aumentar o rendimento das famílias e os salários dos trabalhadores, mas também uma melhor distribuição de riqueza.
PCP sublinha confiança e soluções para o País
«É possível com a acção de todos construir uma vida melhor neste País que é o nosso», sublinha Jerónimo de Sousa na mensagem de Ano Novo, contrastando com o primeiro-ministro que em missiva natalícia pecou ao não apontar uma perspectiva de superação da actual conjuntura.
Prenda no «sapatinho» dos accionistas dos CTT
Ao mudar a Lei Postal o Governo do PS «não só permite que o contrato de concessão seja feito por ajuste directo com os CTT, mantendo estes privatizados, como cria condições para reduzir os poderes de fiscalização e regulação», alerta o PCP.
Medidas face a nova vaga infecciosa são contraditórias e desproporcionadas
O PCP acusa o Governo de, «mais uma vez e após intensa campanha mediática de promoção do alarmismo e do medo», ter optado por «mais medidas restritivas, penalizadoras dos direitos e interesses dos trabalhadores e da economia».
Vontade reforçada para levar a luta avante
Concessão do Terminal de Alcântara é perda renovada
Inflação e preços regulados
Depois de um ano de 2020 marcado pela epidemia e pelo confinamento obrigatório em largos períodos do ano de grande parte da população, com o início da vacinação das populações e por essa via do controlo da COVID-19, 2021 teria de ser inevitavelmente um ano de alguma retoma na vida económica dos países.
Novidades, reviravoltas e finais
Greve na distribuição comercial comprovou determinação na luta
Com «excelente adesão» à greve de dia 24, os trabalhadores dos super e hipermercados «deram a resposta necessária» e «assumiram a disponibilidade para continuar a luta», salientou o CESP/CGTP-IN.
Frente Comum deixou ao Governo reivindicações como prendas
Junto da árvore de Natal, no Rossio, em Lisboa, dirigentes da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública colocaram prendas, simbolizando as exigências dos trabalhadores ao poder político.
Avanços na contratação colectiva
Pontos e progressão para os enfermeiros
Apoios a 100 por cento
CPPME acusa o Governo de ser insensível com as empresas
As novas medidas de contenção da pandemia, anunciadas pelo primeiro-ministro, vêm mais uma vez demonstrar a falta de sensibilidade do Governo relativamente às micro, pequenas e médias empresas.
Movimento apela ao reforço do Hospital de S. Bernardo
Os municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra apelam à participação da população numa vigília agendada para o dia 11 de Janeiro, visando o reforço da capacidade assistencial do Hospital de São Bernardo.
Hospital de Loures deve regressar em definitivo à esfera pública
Urgência no Hospital de Serpa
PS e PSD chumbam desenvolvimento em Grândola
PSD acusa trabalhadores dos CTT na Assembleia Municipal de Bragança
Pobreza na Alemanha aumenta desde 2006
A taxa de pobreza na Alemanha tem vindo a crescer continuamente desde 2006. Agravada no contexto da pandemia de COVID-19 e das medidas que foram ou não adoptadas face a esta, a pobreza atingiu em 2020 mais de 16 por cento dos alemães, cerca de 13 milhões e meio de pessoas.
Democracia no trabalho não pode ser só um lema
Pelo primado da vontade dos povos
Xiomara Castro proclamada vencedora das eleições presidenciais nas Honduras
EUA agravam tensão contra a China em nome da hegemonia mundial
Os EUA ameaçam a paz e a estabilidade na região do Pacífico ao agravarem a tensão face à China, evidente em diversas iniciativas económicas, políticas e sobretudo militares de várias administrações, particularmente da actual.
Gastos militares dos EUA são os maiores de sempre
Artigo de acesso livre
O presidente dos EUA assinou o orçamento militar do país para o próximo ano fiscal, que atinge 768 mil milhões de dólares – o maior de sempre. As despesas militares em 2022 superam em 28 mil milhões os gastos de 2021.
China e Cuba aprofundam cooperação
Pequim e Havana puseram em marcha um plano de cooperação para aprofundar as suas relações bilaterais. A China é já o segundo parceiro comercial de Cuba, quanto à origem das importações cubanas, e o principal destino das exportações da ilha.