Faleceu Desmond Tutu

O arcebispo emérito sul-africano Desmond Tutu, histórico defensor dos direitos humanos e combatente do regime do apartheid, faleceu no passado dia 26, aos 90 anos. A sua morte foi anunciada pelo Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

Desmond Tutu levou uma vida dedicada às esferas cívicas, sociais, religiosas e políticas do seu país, de onde se destaca a defesa intransigente da dignidade humana, independentemente de etnias, condições sociais e de nascimento, religião ou convicções.

O arcebispo ganhou notoriedade, ainda enquanto sacerdote, pela organização de marchas pacíficas contra a segregação racial perpetrada pelo apartheid e pela exigência de sanções internacionais contra o governo sul-africano.

Depois do combate ao apartheid e dos sul-africanos alcançarem a democracia, Desmond Tutu presidiu a Comissão de Verdade e Reconciliação criada com o objectivo de virar a página sobre o ódio racial.

Em 1984, foi-lhe atribuído o Prémio Nobel da Paz.

O Partido Comunista Sul Africano lamentou a morte do arcebispo, lembrando a completa dedicação com que este se entregou, por exemplo, à Comissão de Verdade e Reconciliação, que assumiu um importante papel no processo de transição democrática que ainda está em curso.



Mais artigos de: Aconteceu

Novo telescópio espacial

Depois de muitos e sucessivos atrasos, o telescópio espacial James Webb foi lançado, no dia 25, na base europeia de Kourou, na Guiana Francesa. O novo telescópio, que começou a ser desenvolvido há mais de 30 anos, resulta de uma parceria entre a Agência Espacial Europeia, a NASA, líder do projecto, e a Agência Espacial...

Empresas chinesas constroem escolas no Iraque

Duas empresas estatais chinesas assinaram, com o governo iraquiano, um acordo que prevê a construção de mil escolas. O Iraque é um país que ainda hoje vive grande instabilidade e graves carências na esfera da educação. O projecto de construção já formalizado insere-se nas iniciativas de reconstrução de um país devastado...

Acampamento romano descoberto em Montalegre

Um acampamento militar romano com cerca de três hectares foi descoberto em Tourém, no município de Montalegre, Vila Real. A descoberta resulta de uma campanha arqueológica realizada durante o mês de Maio e foi confirmada por uma equipa de arqueólogos formada por investigadores de distintas universidades e centros de...