Conversações Rússia-EUA sobre segurança e armamento

A Rússia e os Estados Unidos da América prevêem a realização de conversações entre os dois países no dia 10 de Janeiro, em Genebra, sobre segurança e armamento e em torno da situação na Ucrânia. Consultas entre a Rússia e a NATO devem igualmente ter lugar, mas no dia 12, em Bruxelas.

A diplomacia russa indicou que «10 de Janeiro será o dia principal das consultas bilaterais russo-americanas que, esperamos, se transformarão em negociações sobre os nossos projectos de acordos» – um com os EUA e outro com a NATO, sobre garantias de segurança para a Rússia, que incluem travar novos alargamentos da NATO para Leste e impedir qualquer acção belicista junto às fronteiras do país.

Segundo o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Riabkov, não se espera chegar a acordo num só dia mas não se deve atrasar mais o processo – «a questão é muito urgente e muito grave». Após os contactos em Genebra, «será aparentemente possível organizar um evento em Bruxelas, com a NATO», estando as modalidades de organização a ser elaboradas, acrescentou.

A composição das delegações de Moscovo e de Washington não foi ainda anunciada.

Em Washington, na terça-feira, 28, um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA confirmou à AFP os encontros em Genebra e em Bruxelas. A mesma fonte adiantou que uma terceira reunião EUA-Rússia estava prevista para 13 de Janeiro, esta no quadro da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), com sede em Viena.




Mais artigos de: Internacional

Xiomara Castro proclamada vencedora das eleições presidenciais nas Honduras

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) das Honduras proclamou oficialmente a candidata do partido Libertad y Refundación (Libre), Xiomara Castro, como a primeira mulher eleita presidente da República no país centro-americano, com 1.716.793 de votos a favor, representando 51,12% do total dos sufrágios. Nas eleições...

Gastos militares dos EUA são os maiores de sempre

O presidente dos EUA assinou o orçamento militar do país para o próximo ano fiscal, que atinge 768 mil milhões de dólares – o maior de sempre. As despesas militares em 2022 superam em 28 mil milhões os gastos de 2021.

China e Cuba aprofundam cooperação

Pequim e Havana puseram em marcha um plano de cooperação para aprofundar as suas relações bilaterais. A China é já o segundo parceiro comercial de Cuba, quanto à origem das importações cubanas, e o principal destino das exportações da ilha.

Síria considera «crimes de guerra» planos de Israel para Golã ocupado

O governo sírio condenou de modo enérgico os novos planos aprovados por Israel para construir colonatos nos Montes Golã ocupados e disse que tais planos equivalem a «crimes de guerra». Damasco rechaça a escalada grave e sem precedentes das autoridades de ocupação nos Golã, que se traduziu...

Vitória da luta na Kellogg’s

11 semanas em greve: foi este o preço da vitória dos trabalhadores da Kellogg’s nos Estados do Michigan, Nebrasca, Pensilvânia e Tennessee. O acordo conquistado pela luta prevê aumentos remuneratórios para todos os 1400 operários, o fim o sistema de discriminação a duas velocidades e o compromisso de não encerrar...