Conversações Rússia-EUA sobre segurança e armamento
A Rússia e os Estados Unidos da América prevêem a realização de conversações entre os dois países no dia 10 de Janeiro, em Genebra, sobre segurança e armamento e em torno da situação na Ucrânia. Consultas entre a Rússia e a NATO devem igualmente ter lugar, mas no dia 12, em Bruxelas.
A diplomacia russa indicou que «10 de Janeiro será o dia principal das consultas bilaterais russo-americanas que, esperamos, se transformarão em negociações sobre os nossos projectos de acordos» – um com os EUA e outro com a NATO, sobre garantias de segurança para a Rússia, que incluem travar novos alargamentos da NATO para Leste e impedir qualquer acção belicista junto às fronteiras do país.
Segundo o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Riabkov, não se espera chegar a acordo num só dia mas não se deve atrasar mais o processo – «a questão é muito urgente e muito grave». Após os contactos em Genebra, «será aparentemente possível organizar um evento em Bruxelas, com a NATO», estando as modalidades de organização a ser elaboradas, acrescentou.
A composição das delegações de Moscovo e de Washington não foi ainda anunciada.
Em Washington, na terça-feira, 28, um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA confirmou à AFP os encontros em Genebra e em Bruxelas. A mesma fonte adiantou que uma terceira reunião EUA-Rússia estava prevista para 13 de Janeiro, esta no quadro da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), com sede em Viena.