Desenvolver a Península de Setúbal e o litoral a sul
«Dar mais força à CDU, com mais votos e mais deputados, é o caminho para o desenvolvimento e progresso da Península de Setúbal e do Litoral Alentejano», assegurou Paula Santos.
Governo adia investimentos prioritários para a região
Na apresentação da lista de candidatos da CDU pelo círculo eleitoral de Setúbal, que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo, em Setúbal, no dia 10 de Dezembro, intervieram Paula Santos, primeira candidata, Vivina Nunes, da Associação Intervenção Democrática (ID), José Luís Ferreira, deputado e candidato pelo Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), e Armindo Miranda, da Comissão Política do Comité Central do PCP.
Na intervenção que proferiu, Paula Santos(40 anos, licenciada em Química Tecnológica) destacou o papel e acção das forças que integram a CDU na legislatura que agora termina: pela criação das regiões administrativas; pela devolução das freguesias às populações onde seja essa a sua vontade; pela reposição da NUT 3 Península de Setúbal e o redesenho da NUT 2 na Área Metropolitana de Lisboa; pela construção do novo aeroporto no Campo de Tiro em Alcochete; pela conclusão do IP8; pela consolidação do Programa de Apoio à Redução Tarifária, com vista à progressiva gratuitidade do passe social e a inclusão do transporte fluvial entre Setúbal e Troia.
Deu ainda conta das propostas da CDU aprovadas, cuja concretização será exigida na próxima legislatura, como a ampliação do Centro Hospitalar de Setúbal; a ampliação e requalificação do Hospital Garcia de Orta; a construção da Escola Secundária na Quinta do Conde e a requalificação do Escola Secundária António Inácio da Cruz, em Grândola; a reposição do transporte ferroviário regional de passageiros, incluindo a ligação ferroviária a Sines.
«O Governo continua a adiar a concretização de investimentos prioritários na região, como é exemplo a construção do Hospital do Seixal. É verdade que os fundos comunitários são uma fonte de financiamento relevante, contudo, o investimento público não pode ficar dependente deste instrumento, sendo o Orçamento do Estado uma componente para a realização de investimento público, que tem de ser reforçada», salientou Paula Santos.
A terceira travessia do Tejo rodo-ferroviária, o alargamento da rede do Metro Sul do Tejo, a protecção dos estuários do Tejo e do Sado, contratar e fixar profissionais de saúde em falta, requalificar o parque escolar degradado e valorizar reformas e pensões foram, entre muitas outras, propostas avançadas pela deputada e candidata.
Compromisso Eleitoral
No dia 17 de Dezembro, na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense, a CDU apresentou o seu Compromisso Eleitoral Regional.
Além de Paula Santos, a lista da CDU pelo círculo eleitoral de Setúbal é composta por Bruno Dias (44 anos, técnico superior da Administração Local), José Luís Ferreira (58 anos, jurista), Natacha Patinho (39 anos, advogada), João Pedro Figueiredo (49 anos, engenheiro na área da Sustentabilidade Ambiental e Energética), Susana Espada (49 anos, engenheira civil), Ricardo Correia (52 anos, técnico de manutenção), Jorge Gonçalves (42 anos, professor), Maria João Luís (actriz), Ricardo Manuel Araújo Teixeira (32 anos, analista financeiro), Tiago Aldeias (33 anos, electricista), Ana Baliza (37 anos, técnica de animação sociocultural), Hélder Guerreiro (45 anos, engenheiro), Vivina Nunes (57 anos, educadora de infância), Sofia Patrício (25 anos, escriturária), Pedro Soares (41 anos, engenheiro de métodos), Maria João Costa (44 anos, assistente técnica na Administração Local) e Helena Azinheira (54 anos, bioquímica, investigadora no Instituto Superior de Agronomia). São suplentes Albano Mestre (51 anos, operário), Margarida Teixeira (45 anos, auxiliar de acção médica), Maria Dulce Arrojado (58 anos, professora), João Caferra (42 anos, analista de sistemas informáticos) e Ana Margarida Morgado (39 anos, assistente técnica na Administração Local). Adílio Costa (68 anos, advogado) é o mandatário da lista.