Resolver os problemas em vez de estigmatizar

Questões sociais que se colocam em comunidades como as que habitam na Cova da Moura, na Amadora, reclamam a resolução «dos problemas das pessoas», e não estigmatizando a população e o território, considerou Jerónimo de Sousa após visita à Moinho da Juventude.

Em declarações à comunicação social, depois de um encontro com a direcção daquela Associação Cultural, representada por Flávio Almada e Jakilson Pereira, o Secretário-geral do PCP, que se fez acompanhar por Rui Braga, do Secretariado do Comité Central, Luís Caixeiro e Martinho Baptista, do CC, e António Borges, vereador na CM da Amadora, sublinhou que a visita teve o «carácter simbólico de demonstrar que não estamos num bairro onde é impossível vir ou estar».

Quanto aos problemas existentes, eles resultam fundamentalmente da precariedade laboral e dos baixos salários, pelo que, atacando estes, fica mais de meio caminho andado para a sua resolução, insistiu Jerónimo de Sousa, antes de salientar, ainda, a urgência de concretizar soluções quanto às carências habitacionais.

Este último aspecto foi também realçado por Flávio Almada, que depois de valorizar propostas do Partido que correspondem a necessidades e aspirações profundas daquela comunidade, casos das creches gratuitas e dos avanços nos transportes e mobilidade, recordou que o PCP é o único que, desde 1983, se mantém coerente na defesa do direito da população habitar na Cova da Moura. Razão pela qual os comunistas e os seus aliados merecem ali o reconhecimento e o respeito generalizado, referiu.

 



Mais artigos de: Eleições

Dar resposta ao que importa

Prosseguimos hoje a publicação das propostas do PCP incluídas no seu Compromisso Eleitoral. Depois de, na semana passada, termos dado visibilidade às duas primeiras questões que o PCP considera «cruciais para a vida e o futuro do País», fazemos agora o mesmo com as quatro seguintes. As restantes serão publicadas em próximas edições.

Jerónimo de Sousa apela ao voto das comunidades portuguesas

Numa mensagem dirigida aos emigrantes lusos, Jerónimo de Sousa lembra que as legislativas de 30 de Janeiro são de «enorme importância para o País e para as comunidades portuguesas». «Nestas eleições, os portugueses residentes no estrangeiro vão ter a oportunidade de eleger deputados e optar entre eleger deputados...

Graves problemas exigem investimento na Protecção Civil

Jerónimo de Sousa visitou, no dia 22 de Dezembro, os Bombeiros Voluntários de Algueirão-Mem Martins. Naquela que é a maior freguesia do País, em população, o primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Lisboa ouviu as preocupações daqueles bombeiros do concelho de Sintra, que, em...

Apoiamos a CDU

Alexandre Mendes Coordenador da Federação da Pesca   Anabela Carvalheira Coordenadora do STRUP   Andrea Araújo Membro da Comissão Executiva da CGTP-IN   Dinis Lourenço Coordenador da Interjovem   Etelvina Ribeiro Coordenadora do STIV   Fátima Messias Coordenadora da FEVICCOM, membro da Comissão...