Actual
Alegre moda do «Pisca Pisca»
Actual
O castigo
Actual
Tragicomédia
A talhe de foice
O pudim
PCP
Intervir com confiança
Artigo de acesso livre
Após a comunicação do Presidente da República, anunciando a dissolução da Assembleia da República e a marcação de eleições para 30 de Janeiro, deu-se início à preparação da batalha eleitoral.
Crónica Internacional
Sob o signo da estagflação
Travar o empobrecimento da Cultura e a legalização da precariedade
No dia 3 de Novembro, frente à Assembleia da República, organizações sindicais e sectoriais reclamaram a definição e construção de um serviço público de cultura em todo o território nacional, assente num plano de financiamento plurianual e com patamar mínimo de 1% do Orçamento do Estado (OE). No OE para 2022, chumbado no passado dia 27, estavam dedicados à Cultura 0,35 por cento, ou 0,25 por cento se retirarmos a verba destinada à comunicação social e ao audiovisual.
Lutas convergentes por respostas globais
Artigo de acesso livre
Amanhã há greve nacional da Administração Pública pela valorização dos trabalhadores e melhores serviços públicos. No dia 20, a CGTP-IN promove uma manifestação em Lisboa pelo aumento geral dos salários, a erradicação da precariedade, a redução do horário de trabalho e em defesa da contratação colectiva. Quando tardam as respostas às legítimas aspirações dos trabalhadores e ao desenvolvimento do País, a luta ganha uma importância redobrada.
«As eleições não eram necessárias mas vamos a elas com confiança!»
«As eleições não eram necessárias. Mas se elas se tornaram inevitáveis, então vamos a elas com confiança», afirmou Jerónimo de Sousa, que responsabilizou o PS pela não aprovação do Orçamento do Estado para 2022 (OE).
«O Partido esteve sempre do lado certo da história»
«O PCP é esse Partido concebido para defender sempre os trabalhadores, o povo, os seus justos interesses, direitos e aspirações, contribuindo para a sua organização, a sua unidade e o desenvolvimento e êxito das suas lutas», enfatizou Jerónimo de Sousa na sexta-feira, 5.
PCP assinala 80 anos de Carlos Carvalhas
Por ocasião do seu 80.º aniversário, o Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, em nome do Partido, ofereceu ao camarada Carlos Carvalhas o livro 100 anos de luta ao serviço do povo e da pátria, pela democracia e o socialismo, com a mensagem: «um abraço fraterno de apreço pela tua contribuição ao teu, nosso, Partido e à sua luta pelos nossos objectivos, ideais e projecto.»
Avançar com confiança reforçando a luta e o Partido
Jerónimo de Sousa juntou-se, no domingo, às centenas de militantes que participaram num almoço-comício realizado na Marinha Grande: a importância de reforçar o Partido para as batalhas que estão por vir foi o grande tema da tarde.
Um PCP mais forte nas empresas de Lisboa
Sob o lema «O PCP e a luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores», a Organização Regional de Lisboa (ORL) realizou, dia 6 de Novembro, um encontro de camaradas de células de empresa e de local de trabalho.
Revolução de Outubro inspira a luta do nosso tempo
Precariedade e baixos salários alojados na hotelaria madeirense
Não há prenda como esta
Precipitações
Lutas convergentes por respostas globais
Amanhã há greve nacional da Administração Pública pela valorização dos trabalhadores e melhores serviços públicos. No dia 20, a CGTP-IN promove uma manifestação em Lisboa pelo aumento geral dos salários, a erradicação da precariedade, a redução do horário de trabalho e em defesa da contratação colectiva. Quando tardam as respostas às legítimas aspirações dos trabalhadores e ao desenvolvimento do País, a luta ganha uma importância redobrada.
Greve nos CTT defende trabalho e serviço postal
Os trabalhadores dos CTT e empresas do grupo estarão em greve no próximo dia 19 e manifestam-se ao início da tarde em Lisboa.
Perante a falta de respostas só a luta faz a diferença
Em várias empresas de diversos sectores, os trabalhadores resistem aos ataques contra os seus salários e direitos e reclamam melhores condições de vida e de trabalho.
Despedimentos colectivos em marcha
«Vírus da ganância e do lucro» nos hospitais privados
Reforço do PCP será sempre um factor decisivo para construir um futuro melhor
O PCP irá para eleições «com a consciência tranquila de tudo ter feito em defesa dos superiores interesses do povo e do País», afirmou o deputado António Filipe, acreditando que em 2022, tal como em 2015, a influência que vier a ter na AR será um factor decisivo para o rumo do País.
Regime de teletrabalho mantém razões para preocupação
Parlamento apreciou veto sobre a eutanásia
Jovens comunistas reivindicam uma terra para se poder viver
A JCP iniciou uma abrangente campanha que, sob o mote «Capitalismo não é Verde», procurará sinalizar vários problemas ambientais, num quadro marcado pela realização da COP26. O pontapé de saída foi dado numa sessão, no dia 2, que abordou a importância da luta por um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado.
Acção para exigir a devolução do dinheiro roubado à Venezuela
Hoje, 11 de Novembro, às 18h00, realiza-se um acto público em Lisboa, na Avenida da Liberdade, sob o lema «Devolvam o dinheiro roubado à Venezuela! Fim ao bloqueio dos EUA contra o povo venezuelano!».
Arranca hoje a 38.ª edição do Festival de Teatro do Seixal
A 38.ª edição do Festival de Teatro do Seixal – entre 11 de Novembro e 4 de Dezembro – propõe o regresso ao extraordinário: ao sonho, à luta e aos mais altos desejos e aspirações da alma humana.
Cresce no Funchal a voz da revolta e da reivindicação
PCP presente em três congressos
O PCP esteve presente em três congressos de partidos comunistas e progressistas da Europa, recentemente realizados: Partido Comunista Britânico, Bloco Nacionalista Galego e Partido Suíço do Trabalho.
COP26: pintar o futuro de verde
Sandinistas vencem eleições na Nicarágua
Na Nicarágua, a Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLM) venceu com ampla maioria as eleições presidenciais e legislativas realizadas no domingo, 7, continuando assim a governar o maior país da América Central.
Cuba reitera carácter provocatório de marcha contra-revolucionária
A suposta «marcha pacífica» convocada pela contra-revolução em Cuba é ilegal, uma vez que visa derrubar o governo e mudar o sistema político estabelecido na Constituição, referendada pela maioria do povo.
PCP na Colômbia com as forças progressistas
Sandra Pereira, deputada do PCP no Parlamento Europeu, participou na reunião da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana, na Colômbia. No regresso, partilhou com o Avante! algumas das suas impressões.
Venezuela rejeita intromissões de representante da União Europeia
Os eleitores venezuelanos vão às urnas a 21 de Novembro para eleger os 23 governadores e 335 alcaides do país, bem como quase três mil membros dos conselhos legislativos regionais e dos conselhos municipais.
Revolução de Outubro celebrada na Rússia
MPPM reclama fim das violências sobre activistas palestinianos presos
Fazer da Etiópia uma Líbia, uma Síria
A primeira derrota militar do nazi-fascismo
A batalha de Moscovo (talvez «por» Moscovo fosse mais apropriado), que se travou entre o final de Setembro de 1941 e Abril de 1942, marcou o fim do mito da invencibilidade nazi-fascista, construído em mais de dois anos de conquista rápida e praticamente sem resistência de quase toda a Europa continental. Esta façanha do Exército Vermelho, dos comunistas e do povo de Moscovo, dirigidos pelo seu Partido, fez-se de coragem, determinação e sacrifício. E abriu caminho a outras, decisivas, vitórias.
Cinema
As novas formas de ir ao cinema
Defesa Nacional
Sucessivos equívocos
TVisto
Mia Couto, visita breve
1950 – Estreia de «As Mãos de Eurídice»
Sugestões da semana
Novos achados em Pompeia
Damon Galgut vence Prémio Booker
Nova espécie de dinossauro na Gronelândia
Homenagem a Julião Sarmento
Ana Luísa Amaral recebe galardão
Grande Prémio Ciência 2021 para bióloga Maria Amélia Martins-Loução
O Grande Prémio Ciência 2021 foi atribuído à bióloga Maria Amélia Martins-Loução, anunciou dia 8 a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, promotora do galardão.
Na nota em que aponta as razões que a levaram à escolha de Maria Amélia Martins-Loução, que preside à Sociedade Portuguesa de Ecologia, a entidade responsável pela atribuição dos Prémios Ciência Viva destaca a «sua acção notável na promoção da cultura científica enquanto professora, bióloga e divulgadora na área da ecologia».