Revolução de Outubro inspira a luta do nosso tempo
A Revolução de Outubro e as suas conquistas inspiram a luta dos comunistas
O refeitório da Festa do Avante! encheu-se, no dia 8, para acolher o tradicional almoço comemorativo da Revolução de Outubro, que este ano cumpriu o seu 104.º aniversário. Ali estiveram dirigentes do PCP e funcionários e colaboradores da sua estrutura central, bem como membros da JCP e da célula da Festa.
A intervenção política ficou a cargo de Pedro Guerreiro, do Secretariado do Comité Central, que garantiu que a evocação deste notável acontecimento não se deve a um «qualquer sentimento de nostalgia, mas à afirmação da justeza da nossa luta, das causas e dos ideais que a movem, da convicção e confiança na razão do nosso combate, dando resposta às tarefas do presente, sempre com o olhar dirigido ao futuro».
Destacando significado histórico da Revolução de Outubro, o dirigente do PCP lembrou as impressionantes conquistas alcançadas e as profundas repercussões que teve no rumo da evolução da situação mundial. Foi na União Soviética que, «pela primeira vez na História da Humanidade, milhões de seres humanos viram a universalidade dos seus direitos reconhecidos e garantidos». Acossado desde o primeiro dia, «superando cada dificuldade e desafio, o poder soviético colocou em prática formas de participação democrática dos trabalhadores e das massas populares, empreendeu a solução das questões nacionais, promoveu a paz, a amizade, a solidariedade, a cooperação entre os povos».
Pedro Guerreiro lembrou ainda o «profundo e negativo impacto» que o desaparecimento da União Soviética e as derrotas do socialismo no Leste da Europa tiveram na correlação de forças a nível mundial, na tomada de consciência das massas, na luta dos trabalhadores e dos povos. O enorme retrocesso nos direitos, na democracia, na soberania e independência nacionais resultante da ofensiva do imperialismo «aí está, a reafirmar a importância das realizações e avanços alcançados pelo socialismo, a sua validade».