Actual
Meter a colher
Actual
Cuba - Revolução de todo um povo
Actual
Liberalíssimos
A talhe de foice
Cacofonia
PCP
O Partido e a luta que não se escondem
Artigo de acesso livre
O 25 de Abril de 1974, que pôs fim a 48 anos de ditadura fascista, foi marcado por um levantamento militar, logo seguido por um levantamento popular, que não se limitou a apoiar os militares, antes tomou a iniciativa e em muitos aspectos determinou e marcou decisivamente o processo revolucionário.
Crónica Internacional
O eixo anti-China
A CDU é a força mais consequente na defesa, afirmação e dignificação do Poder Local
Na apresentação do acordo autárquico da CDU, que reúne o PCP, o PEV e a ID, Jerónimo de Sousa pediu «mais força» para concretizar a política alternativa e de esquerda que Portugal precisa para assegurar o desenvolvimento soberano a que tem direito.
Prosseguir o trabalho em Alpiarça
João Pedro da Costa Arraiolos é o candidato da CDU a presidente da Câmara Municipal de Alpiarça (CMA). Tem no seu percurso e intervenção no concelho um factor de credibilidade, rigor e seriedade que por si são razão de confiança.
CDU quer recuperar vereadores em Portimão e Olhão
Nos concelhos de Portimão e Olhão, a CDU quer reforçar a sua intervenção em defesa dos direitos das populações, do Poder Local Democrático e do desenvolvimento do Algarve e do País.
Continuar a construir Setúbal
Marco Calhau avança em Mora
Projecto de desenvolvimento para Borba
Candidatos pelo distrito do Porto
Confiança em Braga com Bárbara Barros
Paz, soberania e direito ao desenvolvimento
Não à guerra! Não às sanções e bloqueios! foi o mote das acções promovidas pelo CPPC que trouxeram às ruas de Lisboa e do Porto, nos dias 14 e 15, a luta pela paz, pela soberania dos Estados, pelo direito dos povos ao desenvolvimento, seriamente ameaçados pelos EUA e seus aliados, que intensificam a agressão, a ingerência e a chantagem em tempos de emergência sanitária mundial.
Abril no coração do povo celebra-se de novo nas ruas
Artigo de acesso livre
«Abril não pode ser destruído, porque continua no coração do povo, que quer uma vida melhor, a democracia, a liberdade, quer Abril nas nossas vidas», salientou Jerónimo de Sousa, no domingo, dia 18, em Grândola. A afirmação voltará a ser comprovada nas comemorações populares dos 47 anos da Revolução dos Cravos, nas ruas, por todo o País.
Evocar o assalto aos céus e projectar o exemplo da Comuna
O PCP assinalou, no dia 15, o aniversário da instauração da Comuna de Paris, com a sessão pública «150 anos da Comuna de Paris – lutar pela emancipação dos trabalhadores», na Voz do Operário, em Lisboa, em que participou Jerónimo de Sousa.
Salvar o desporto popular na retoma da actividade
«É urgente a definição de critérios praticáveis, o estabelecimento de normas sanitárias para cada modalidade e situação em concreto e a rápida atribuição dos apoios prometidos», reivindica o PCP.
«Contribuir para o Partido é natural, não extraordinário»
Com a Campanha Nacional de Fundos «O futuro tem Partido» a aproximar-se do termo, as organizações do PCP tomam medidas para a concluir com sucesso, caso de Montemor-o-Novo.
Organização da Cidade de Lisboa realizou a sua 8.ª Assembleia
«Intervir, lutar, avançar - com os trabalhadores e o povo, um PCP mais forte», foi o lema da reunião magna dos comunistas do concelho de Lisboa, que decorreu sábado, na Voz do Operário.
Defesa da Saúde e da Cultura em Coimbra
PCP contacta na TSF-Madeira
Situação dos MPME debatida em Castelo Branco
Faleceu o camarada Alexandre Rodrigues
Venda das barragens é negócio ruinoso
«A venda das barragens é um negócio ruinoso para o País e o Governo tem a obrigação e os meios para o impedir», considera a Direcção da Organização Regional de Bragança (DORBA) do PCP, que em nota de imprensa criticou o recente negócio da venda das barragens da EDP no rio Douro e os contornos fiscais associados, os quais, refere-se, tem de ser cabalmente esclarecido.
«Como o PCP tem insistentemente denunciado, a privatização, segmentação e liberalização do sector energético é contrária aos interesses da região e dos portugueses», é «lesiva da soberania energética do País», salienta a DORBA, para quem «a opção do Governo em permitir a venda de barragens pela EDP a um consórcio francês vem degradar as condições para a gestão do Domínio Público Hídrico, comprometer o potencial de armazenagem de água doce e acentuar os prejuízos dos transmontanos».
De resto, caso a venda se concretize, ao contrário do que defende o Partido, o mínimo é que as populações dos distritos de Vila Real e de Bragança sejam devidamente compensadas, afirma-se ainda.
Greve na EDP reafirmou exigência de negociação
Com uma adesão expressiva, a greve de dia 20, nas empresas do Grupo EDP, constituiu um elemento de confiança na luta e um sinal para que a administração mude a sua postura na revisão salarial.
Nos transportes e comunicações continua a luta após quinzena
Um plenário, em Lisboa, e a entrega de um caderno reivindicativo, na Madeira, assinalaram, no dia 16, o encerramento da quinzena de esclarecimento, mobilização e luta promovida pela Fectrans/CGTP-IN.
Situação social no turismo requer apoios directos aos trabalhadores
Perante encerramentos, despedimentos e salários em atraso, o Governo deve proibir os despedimentos e conceder apoios directamente aos trabalhadores, porque muitas empresas apropriam-se dessas verbas.
Viver a velhice com direitos e com qualidade de vida
Luta hoje na Uber
PCP avança com propostas concretas de combate à corrupção e à criminalidade económica e financeira
O PCP quer ver instituído o crime de enriquecimento injustificado e proibido o recurso pelo Estado à arbitragem. Os comunistas, que em 2007 foram os primeiros a avançar com propostas nesta matéria, voltam assim a dar um relevante contributo para a prevenção e combate à corrupção.
Resposta aos problemas da epidemia está nas medidas propostas pelo PCP
Vacinar, rastrear, testar e assegurar apoios sociais, eis os elementos-chave para debelar o problema sanitário e enfrentar os graves problemas económicos e sociais. Quem o diz é o PCP, que garante continuar a batalhar pela concretização dessa alternativa.
Pedida apreciação parlamentar do regime de teletrabalho
ACR comemora centenário do nascimento de Vasco Gonçalves
O centenário do nascimento do General Vasco Gonçalves, militar de Abril e primeiro-ministro de Portugal entre Julho de 1974 e Setembro de 1975, vai ser comemorado no Porto, Lisboa e noutras cidades do País.
Acções em defesa da saúde na Quinta do Conde e Alcácer do Sal
Luta dos estudantes da FCSH-UNL
Manifestação de agricultores no dia 14 de Junho
Encontro Regional de Viseu da CDU
Provocações e ameaças da Ucrânia e da NATO
As autoridades da Ucrânia têm vindo a promover uma crescente acção provocatória e agressiva, designadamente contra as autoproclamadas Repúblicas Populares de Donetsk e de Lugansk, na região do Donbass.
AKEL comemora 80 anos
Redução de horários, uma luta de agora!
EUA impõe sanções e Rússia responde
Os EUA impuseram mais sanções económicas e diplomáticas contra a Rússia, que ripostou com reciprocidade. Os presidentes Biden e Putin podem reunir-se em breve.
Revolução socialista cubana garante continuidade histórica
O 8.º Congresso do Partido Comunista de Cuba, que decorreu em Havana entre os dias 16 e 19, com 300 delegados em representação de mais de 700 mil militantes, reafirmou o rumo socialista da revolução, actualizou as orientações para o desenvolvimento do país e as medidas para o reforço orgânico do Partido, incluindo da sua política de quadros e do fortalecimento da sua ligação às massas.