Greve na EDP reafirmou exigência de negociação
Com uma adesão expressiva, a greve de dia 20, nas empresas do Grupo EDP, constituiu um elemento de confiança na luta e um sinal para que a administração mude a sua postura na revisão salarial.
Meio por cento não significa valorização dos trabalhadores
Os sindicatos e a Fiequimetal/CGTP-IN saudaram, em comunicado que emitiram ainda na terça-feira, «todos os trabalhadores que, independentemente da sua filiação sindical, com coragem e determinação, decidiram participar na greve pela valorização dos salários e profissões».
A saudação foi dirigida ainda a «todos aqueles que deram corpo à concentração» que teve lugar, ao final da manhã, junto da sede da EDP, em Lisboa, e na qual esteve presente a secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha.
Os dirigentes e activistas sindicais afirmaram «a necessidade de prosseguir as negociações, por forma a alcançar um acordo que vá ao encontro das expectativas dos trabalhadores». A administração mantém uma proposta de actualização salarial em meio por cento.
No comunicado assinala-se que «as tentativas de limitação desta luta, por via do despacho antigreve do Governo, não impediram os trabalhadores de exercerem um direito constitucional».
O momento da concentração propiciou ainda a entrega, na sede da EDP, de um abaixo-assinado «por um enquadramento mais justo», subscrito por largas centenas de trabalhadores.
Para ontem estava marcada nova sessão negocial. Federação e sindicatos anteciparam que, logo a seguir, vão promover mais uma ronda de plenários, reuniões e contactos com os trabalhadores, para avaliar as medidas a tomar de acordo com o andamento da negociação.
Petrogal em debate
Para amanhã, dia 23, em Matosinhos, as organizações representativas dos trabalhadores da Petrogal anunciaram a realização de um debate sobre o tema «A refinaria do Porto tem futuro».
Com moderação de Ricardo Santos, o debate contará com intervenções de Telmo Silva, José Meireles, José Pedro Rodrigues, Hélder Guerreiro e Demétrio Alves.
Marcada para o Parque Basílio Teles, na escadaria de acesso à Galeria Municipal, a iniciativa poderá ocorrer no auditório da APDL, se chover.