AKEL comemora 80 anos
No dia 14 de abril, o Partido Progressista do Povo Trabalhador (AKEL) de Chipre comemorou os 80 anos da sua fundação.
Em 14 de abril de 1941, por iniciativa do ilegalizado Partido Comunista de Chipre, em cooperação com personalidades progressistas cipriotas, foi criado o AKEL, de forma a responder à necessidade da existência de um partido de massas da classe trabalhadora que agisse abertamente, no desenvolvimento do movimento anticolonial e das lutas dos trabalhadores.
Ao longo da sua história, o AKEL lutou contra o nazi-fascismo, esteve na vanguarda da luta anti-colonial, pela liberdade e a auto-determinação do povo cipriota, uniu os trabalhadores cipriotas gregos e cipriotas turcos na luta pelos seus direitos e aspirações, alcançando importantes conquistas. Ao mesmo tempo que se bateu sempre pela independência de Chipre e pela unidade e amizade entre os cipriotas gregos e os cipriotas turcos, confrontando o colonialismo britânico, os golpistas fascistas e a invasão da Turquia.
Perante a ilegal ocupação turca de parte do território da República de Chipre, o AKEL manteve-se sempre na vanguarda da luta contra a ocupação, pela libertação e reunificação da sua pátria. Enraizado nos trabalhadores e povo cipriota, o AKEL luta pelos seus direitos, interesses e aspirações, pelo desenvolvimento soberano de Chipre, apontando como objectivo o socialismo.
Como Partido Comunista de Chipre e, posteriormente, como AKEL, os comunistas cipriotas sofreram anos de ilegalidade, assassinatos, prisão, perseguição e calúnia, mas conseguiram superar cada obstáculo.
O AKEL está empenhado nas eleições legislativas, que se realizarão a 30 de Maio, em Chipre.