Eleições em Cabo Verde, Congo e Benim
Em Cabo Verde, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) alcançou 38,4% dos votos e 29 deputados, nas eleições legislativas realizadas no passado domingo, dia 18 de abril, que contaram com uma taxa de abstenção de 42,2%.
O Movimento para a Democracia (MpD) obteve 48,8% dos votos, elegendo 38 deputados, alcançando, assim, a maioria absoluta no parlamento, reconduzindo o actual governo.
A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) obteve 8,8% da votação e quatro deputados, todos eleitos na ilha de São Vicente.
Este ciclo eleitoral em Cabo Verde iniciou-se em Outubro de 2020, com eleições municipais, prosseguiu agora com eleições legislativas e termina em 17 de Outubro de 2021 com a primeira volta das eleições presidenciais.
Na República do Congo, Denis Sassou-Nguesso foi investido como presidente da República, na semana passada, numa cerimónia em Brazzaville, depois de ter sido reeleito em 21 de Março, com 88,5% dos votos.
No Benin, o Tribunal Constitucional ratificou a vitória do reeleito presidente do país, Patrice Talon, que ganhou as eleições de 11 de Março, com 86,3% dos votos, que foram acompanhadas por uma missão de 105 observadores da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO).