Acções em defesa da saúde na Quinta do Conde e Alcácer do Sal
Na sexta-feira, 9, a CDU promoveu uma tribuna pública que deu voz aos anseios da população da freguesia da Quinta do Conde, concelho de Sesimbra, na exigência da construção de uma nova unidade de saúde. Nesta acção intervieram Vítor Antunes, presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, João Narciso, primeiro secretário da Assembleia Municipal, e Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal. Os eleitos da CDU fizeram um balanço da situação crítica vivida pelos utentes de saúde da freguesia, nomeadamente a falta de médicos de família, e manifestaram o seu apoio à luta dos quintacondenses e da sua Comissão de Utentes, que ali esteve representada. A iniciativa contou ainda com a presença e as palavras de José Luís Ferreira e Paula Santos, respectivamente, deputados do PEV e do PCP na Assembleia da República.
No final foi aprovada, por unanimidade, a moção «Pela construção da nova unidade de saúde na Quinta do Conde». No documento dá-se a conhecera existência de uma candidatura aprovada ao PORLisboa 2020, para a construção desta nova unidade de saúde, de mais de um milhão de euros comparticipados a 50 por cento. A demora no lançamento do procedimento põe em risco os fundos comunitários.
Grande manifestação
No dia 16, cerca de uma centena de pessoas manifestou-se em Alcácer do Sal para exigir melhores cuidados de saúde para o concelho e também para a região do Litoral Alentejano. No protesto – promovido pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Alcácer do Sal – participaram utentes, autarcas e profissionais de saúde.
Reparação do Centro de Saúde de Alcácer do Sal; reabertura das extensões de Saúde de Barrancão e Montevil; contratação de profissionais de Saúde (médicos, enfermeiros, auxiliares, técnicos de diagnóstico e terapêutica, entre outros), foram algumas das reivindicações.