Actual
Desnudados
Actual
Nós
Actual
Um MC que não se enxerga
A talhe de foice
De tanga
PCP
XXI Congresso do PCP: organizar, lutar, avançar
A terceira fase da preparação do XXI Congresso do PCP, de discussão das Teses – Projecto de Resolução Política, submetido a debate do Partido por decisão do Comité Central de 20 de Setembro, e de eleição dos delegados, é a primeira prioridade de todas as organizações e militantes.
Crónica Internacional
Trump e UE
Apoiamos a candidatura de João Ferreira
Regeneração do Pinhal de Leiria é um desígnio nacional
AMBIENTETrês anos depois dos incêndios que consumiram 86 por cento da Mata Nacional de Leiria, com mais de 11 mil hectares, João Ferreira confirmou no terreno que quase tudo está por fazer. Exige-se um sério investimento público na recuperação do Pinhal.
É imperativo apoiar o associativismo
ESTÍMULONum contexto tão difícil como o actual, é imperativo apoiar o movimento associativo popular, que constitui um pilar fundamental da democracia e do bem-estar colectivo.
ID apoia João Ferreira
Pobreza exige combate diário
Encontro com associações de militares
Atenção ao papel da Provedoria
Admiração pelo SNS
Mundo rural exige que o OE apoie a Agricultura Familiar
PROTESTONa sexta-feira, Dia Mundial da Alimentação, delegações de agricultores e dirigentes associativos de todo o País, com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), manifestaram-se em Lisboa para defender a soberania alimentar do País e reclamar melhores políticas para a Agricultura Familiar.
Se é o povo quem paga a conta o Novo Banco tem de ser público
PROTESTO O PCP não desiste da nacionalização do Novo Banco, que continua a sorver avultados recursos públicos. A exigência foi reiterada em iniciativas nas ruas de Lisboa e do Porto, ao final da tarde de quinta-feira, 15.
Quanto mais amplo e profundo for o debate mais acertadas serão as conclusões do Congresso
DEBATE Jerónimo de Sousa participou na última semana em duas iniciativas inseridas na preparação do XXI Congresso do Partido: uma reunião de quadros da Organização Regional do Porto do PCP e um debate, no Barreiro, com a Direcção Nacional da JCP.
A saúde como direito universal é causa de sempre do PCP
VALORES O salão nobre do Hospital de Aveiro acolheu, no dia 16, um debate com o lema 41 anos de SNS e a luta do PCP pelo acesso à saúde, inserido nas comemorações do Centenário do Partido.
PCP alerta no Porto para gravidade da situação social
REFORÇAR Jerónimo de Sousa esteve presente numa sessão pública sobre «A evolução da situação social e as respostas necessárias», realizada no Porto, dia 16, que permitiu aprofundar o conhecimento de várias situações problemáticas naquela cidade e no País.
Redobrar o esforço para cumprir a meta
CAMPANHA Com cerca de um quinto do total da meta já garantida em compromissos, a Organização Regional de Coimbra do PCP parte agora para uma segunda fase da Campanha Nacional de Fundos.
PCP solidário com trabalhadores da limpeza dos aviões da TAP
Prostituição é exploração e violência
Oferecer Festa no Natal
Tribuna do XXI Congresso do PCP
Administração Local e transportes trazem exigências à rua
LUTA Os trabalhadores reivindicam o aumento dos salários, em 90 euros, e do salário mínimo nacional, para 850 euros, a par de investimento e medidas para valorizar os serviços públicos.
CT de Lisboa firmes na defesa de direitos
ORGANIZAÇÃO Foi preciso resistir, porque muitos gostariam que ao trabalhador só restasse o dever de ir trabalhar. Nessa resistência inseriu-se o Encontro das Comissões de Trabalhadores de Lisboa
Pela contratação colectiva nas indústrias alimentares
EXPLORAÇÃO Das alterações à legislação laboral, promovidas por governos do PS, PSD e CDS alegando promover a contratação colectiva, resultou maior desequilíbrio e o bloqueio patronal da negociação.
Lauak tem de readmitir mães
Despedimentos colectivos contestados
Por melhores salários na Misericórdia
Desregulação dos horários de trabalho rouba salário e descanso
ATROPELO Dois diplomas do PCP dirigidos para a valorização de quem trabalha, garantindo direitos no plano dos horários de trabalho e da conciliação com a vida familiar, foram chumbados no Parlamento.
Resposta às necessidades das famílias reclama rede pública de equipamentos sociais
DIREITOS É urgente a criação de uma rede pública de equipamentos sociais, como lares e creches, defende o PCP, que considera que a realidade já mostrou ser insuficiente a resposta assente no sector social e privado.
Manter os CTT em mãos privadas é fechar os olhos à sua gestão ruinosa
REVERSÃO A recuperação do controlo público dos CTT esteve de novo no centro do debate parlamentar. Por esse objectivo voltou a bater-se o PCP com a apresentação de um diploma, que acabou chumbado sexta-feira passada, 16.
Travado reforço de direitos em trabalho nocturno e por turnos
CDU mais forte nos Açores para impedir a maioria absoluta do PS
REGIONAIS Para as eleições legislativas dos Açores, nopróximo domingo, a CDU apresenta um programa que assume o compromisso de melhorar as condições de vida das populações e dos trabalhadores destas nove ilhas.
Encontro de Pessoas com Deficiência exige soluções para problemas concretos
ASSEGURAR Sob o lema «Nem um passo atrás nos direitos das pessoas com deficiência!», realizou-se no sábado, 17, na Figueira da Foz, o 26.º Encontro Nacional de Pessoas com Deficiência.
MURPI exige aumentos de pensões a partir de Janeiro
Protesto em defesa do cinema português
Utentes exigem revisão das normas de atendimento presencial
Solidariedade
Reforçar apoios às MPME, promover os direitos e a economia
MPME O parecer de João Ferreira, aprovado numa comissão do Parlamento Europeu (PE), aponta ao reforço do apoio às micro, pequenas e médias empresas (MPME), à promoção de direitos e à recuperação económica no contexto dos impactos da COVID-19.
União Europeia e Reino Unido com acordo em risco
A proposta da PAC não serve a agricultura nacional
Forças populares derrotam golpe à primeira volta das eleições na Bolívia
VITÓRIA O MAS e os seus candidatos venceram as eleições presidenciais e legislativas na Bolívia, abrindo caminho à reposição da legalidade democrática. O presidente eleito, Luís Arce, ratificou o compromisso de «construir a unidade nacional».
Milhares de chilenos nas ruas «pelo direito de viver em paz»
CHILE Milhares de pessoas assinalaram nas ruas o primeiro aniversário do movimento social de protesto contra as políticas neoliberais do presidente Piñera. No domingo, 25, realiza-se o referendo sobre uma nova Constituição.