Prostituição é exploração e violência

O PCP promoveu, no início do mês, no Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha, um debate sob o lema «Prostituição não é opção, é exploração e violência», com a participação de Alma Rivera, deputada do PCP na Assembleia da República, Sandra Benfica, do Concelho Nacional do Movimento Democrático de Mulheres, Conceição Mendes, assistente social na Associação «O Ninho», e Mafalda Guerreiro, membro do Comité Central.

Cerca de seis dezenas de pessoas participaram num debate vivo em que ficou claro que a petição levada à Assembleia da República não é mais do que uma tentativa de legalizar o proxenetismo, uma vez que a prostituição não é crime no nosso código penal.

Aliás, sublinha a Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP em nota enviada à imprensa, as várias intervenções chamaram a atenção para os problemas que potenciam o recurso à prostituição, como o desemprego ou a pobreza. Igualmente referido foi o tráfico de seres humanos para fins sexuais (que alimenta redes internacionais de um negócio mais lucrativo do que o tráfico de armas ou de droga), que explora, violenta e mercantiliza o corpo, a dignidade e direitos básicos de muitos milhões de mulheres e crianças.

Foi igualmente salientada a inexistência uma rede de apoio estatal multidisciplinar para que as mulheres consigam deixar a prostituição, que não é «trabalho sexual» mas a completa subversão do que o trabalho representa de dignificante e socialmente útil para quem o realiza e para a sociedade.

Legalizar a prostituição, ou melhor dizendo, o lenocínio, é, ao invés, negar às mulheres o direito ao trabalho como condição para a sua autonomia pessoal e social, para a sua realização e valorização, e enquanto factor de desenvolvimento do País.

Assim, insistiu-se ainda, para o PCP a prostituição não é opção: é exploração e violência, é a legitimação da violência sobre as mulheres, não só sobre as prostituídas, mas sobre todas as mulheres e em diferentes domínios, é a subversão do valor da igualdade entre mulheres e homens na família, no trabalho e na sociedade.

 



Mais artigos de: PCP

PCP alerta no Porto para gravidade da situação social

REFORÇAR Jerónimo de Sousa esteve presente numa sessão pública sobre «A evolução da situação social e as respostas necessárias», realizada no Porto, dia 16, que permitiu aprofundar o conhecimento de várias situações problemáticas naquela cidade e no País.

Redobrar o esforço para cumprir a meta

CAMPANHA Com cerca de um quinto do total da meta já garantida em compromissos, a Organização Regional de Coimbra do PCP parte agora para uma segunda fase da Campanha Nacional de Fundos.

PCP solidário com trabalhadores da limpeza dos aviões da TAP

O PCP expressou a sua solidariedade aos trabalhadores que, no passado dia 15, protestaram contra o despedimento colectivo em curso na ISS Facility Services. Na concentração convocada pelo STAD e realizada nas imediações do Aeroporto de Lisboa, esteve presente uma delegação do Partido, que integrou membros das células...

Oferecer Festa no Natal

A exemplo do que sucedeu no ano passado, também este ano vai estar disponível um conjunto-oferta da Festa do Avante!. O «kit», composto pela EP, por uma caixa, uma garrafa de alumínio, um saco de pano, um suporte de telemóvel e três 3 postais da Festa do Avante! De 2020, é uma edição limitada, concebida para presentear...

Tribuna do XXI Congresso do PCP

Os textos enviados para a Tribuna do Congresso devem ter um máximo de 2500 caracteres, espaços incluídos. A redacção do Avante! reserva-se o direito de reduzir os textos que excedam estas dimensões, bem como de efectuar a selecção que as limitações de espaço venham a impor. Cada texto deverá ser acompanhado do número de...