Encontro de Pessoas com Deficiência exige soluções para problemas concretos
ASSEGURAR Sob o lema «Nem um passo atrás nos direitos das pessoas com deficiência!», realizou-se no sábado, 17, na Figueira da Foz, o 26.º Encontro Nacional de Pessoas com Deficiência.
«As pessoas com deficiência são mais vulneráveis à pobreza»
O Encontro – organizado pela Confederação Nacional de Organismos de Deficientes (CNOD), que agrega em si várias estruturas representativas de pessoas com deficiência, dos seus cuidadores e dos seus familiares, de Norte a Sul do País – permitiu debater e expor as várias dificuldades enfrentadas por estas pessoas, assim como exigir soluções para os seus problemas.
Este ano, se a crise sanitária tem colocado dificuldades e vários entraves ao movimento associativo nacional, no verso da moeda são as pessoas com deficiência as mais atingidas pelas desigualdades. Em situações de normalidade, os direitos deste grupo nem sempre estão assegurados. Numa situação excepcional, como a que o País atravessa, são os seus direitos os primeiros a serem colocados em risco.
Foi neste cenário que a CNOD levou por diante o encontro de sábado passado, com o intuito de exigir as respostas necessárias aos problemas de fundo, agora agravados, e aos novos problemas que, entretanto, surgiram, mas também para transformar a sociedade numa mais justa e mais inclusiva.
A Associação Portuguesa de Deficientes e as suas várias delegações, a Associação Nacional dos Deficientes Sinistrados no Trabalho, a Associação Portuguesa de Limitados da Voz, a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson, foram apenas algumas das várias associações e dezenas de pessoas que estiveram presentes no Encontro para discutir temas como a inclusão das pessoas com deficiência no trabalho, no acesso a cuidados médicos e terapêuticos e na igualdade de direitos fundamentais. Também marcaram presença os grupos parlamentares do PCP e do PEV.
Erradicar a pobreza
A data do 26.º encontro coincidiu com o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, instituído pela Organização da Nações Unidas há 22 anos. Por ocasião da efeméride, o Encontro Nacional de Pessoas com Deficiência apresentou e aprovou uma moção que define o combate à pobreza em geral, mas em especial junto das pessoas com deficiência, como uma prioridade.
Para os participantes do encontro, o alto número de pessoas na pobreza ou no limiar da pobreza em Portugal não se prende apenas pela falta de rendimento. A falta de oportunidades e de escolhas em liberdade e igualdade estão, da mesma forma, profundamente ligadas ao problema. Assim, as pessoas com deficiência são das mais vulneráveis à pobreza pela situação de baixos rendimentos que, normalmente, caracterizam a sua situação económica, mas também pela marginalização a que são, regularmente, votadas.
Propostas para o Orçamento do Estado
#A gratuitidade do atestado multiusos;
# A cabimentação de verba para a plena aplicação da vida independente;
# O aumento do valor e da abrangência da Prestação Social para a Inclusão;
# Medidas efectivas para a criação de emprego para as pessoas com deficiência;
# A inclusão plena dos cidadãos com deficiência.