É imperativo apoiar o associativismo

ESTÍMULONum contexto tão difícil como o actual, é imperativo apoiar o movimento associativo popular, que constitui um pilar fundamental da democracia e do bem-estar colectivo.

É deverconstitucional do Estado apoiar a cultura e o desporto

No auditório do Edifício do Poder Local, no Feijó, João Ferreira participou, ao final da tarde de dia 14, quarta-feira, numa sessão pública que teve como tema «Movimento associativo e popular: liberdade, emancipação, transformação».

Neste encontro com dirigentes do movimento associativo popular do concelho de Almada, o candidatoa Presidente da República destacou que, pelos princípios da democracia, da participação, da cooperação e da solidariedade em que o movimento assenta, bem como pela imensa actividade cultural, desportiva e recreativa, que leva a cabo, sempre próximo da população, ele é um exemplo inspirador.

Num contexto tão difícil como aquele que hoje se vive, é imperativo apoiar o movimento associativo, pois ele é um pilar fundamental da nossa democracia e do bem-estar colectivo, sublinhou João Ferreira, ladeado por António Matos (vereador da Câmara Municipal de Almada) e Luís Palma (presidente da Junta da União das Freguesias do Laranjeiro e Feijó).

Vários participantes expressaram o seu apoio a João Ferreira. Nas intervenções também perpassaram muitas das dificuldades com que o movimento associativo se depara.

Para a candidatura de João Ferreira, o Presidente da República deve ter um papel relevante no apoio ao associativismo. Mesmo sem deter as atribuições que são próprias do Governo, espera-se do PR uma intervenção no que toca a fazer cumprir a Constituição, que define como obrigação do Estado apoiar a cultura e o desporto.

O movimento associativo e popular desempenha um papel determinante na efectivação de direitos consagrados na Lei fundamental, daí decorrendo que, quanto maior importância for dada pelo Estado à cultura e ao desporto, menores serão as dificuldades a ultrapassar pelas associações.

«Silêncios e tanta gente»
Nessa noite, João Ferreira assistiu à peça de teatro «Silêncios e tanta gente», na associação Boutique da Cultura, em Carnide (Lisboa). Na página da candidatura na rede social Facebook, o candidato comentou que, «escrita por Sandra Benfica e encenada por João Borges Oliveira», esta peça «que nos interpela sobre a realidade crua e violenta do tráfico de seres humanos» é um espectáculo «a não perder».

 



Mais artigos de: Eleições

Regeneração do Pinhal de Leiria é um desígnio nacional

AMBIENTETrês anos depois dos incêndios que consumiram 86 por cento da Mata Nacional de Leiria, com mais de 11 mil hectares, João Ferreira confirmou no terreno que quase tudo está por fazer. Exige-se um sério investimento público na recuperação do Pinhal.

ID apoia João Ferreira

A Associação Intervenção Democrática – ID divulgou um manifesto eleitoral de apoio à candidatura de João Ferreira a Presidente da República. No conjunto das candidaturas, assume, é a «única que reúne inequívocas condições de garantia da observação estrita das elevadas exigências que se colocam no exercício de um cargo de...

Pobreza exige combate diário

«Mais do que um dia no calendário, o combate à pobreza e às desigualdades tem de ser uma prática quotidiana», afirmou João Ferreira, numa declaração em que, de véspera, assinalou o Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza, como foi instituído o 17 de Outubro pelas Nações Unidas. Para o candidato, «numa situação de...

Encontro com associações de militares

Um encontro de João Ferreira com dirigentes das associações profissionais de militares teve lugar, a pedido do candidato, no dia 14, na sede da Associação dos Oficiais das Forças Armadas, na Trafaria (Almada). Estiveram representadas as direcções da AOFA, da Associação Nacional de Sargentos e...

Atenção ao papel da Provedoria

Numa reunião com a Provedora de Justiça, na manhã de quinta-feira, dia 15, João Ferreira teve oportunidade de colher informação actualizada acerca da actividade deste importante órgão da Justiça, que tem por função a protecção e promoção dos direitos fundamentais dos cidadãos e que possui, entre outros, o poder de...

Admiração pelo SNS

Num breve encontro, esta segunda-feira, dia 19, com o médico João Oliveira(oncologista e hematologista, presidente do Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil), João Ferreira ficou a conhecer com maior profundidade as dificuldades e desafios que o Serviço Nacional de Saúde...