Crónica Internacional
Intentos dissimulados
Actual
Ovelha que berra
Actual
Não em nosso nome!
Actual
Barrigas de aluguer
A talhe de foice
O Rei manda..
PCP
Ao trabalho, com alegria e confiança
O nosso Partido, ao longo dos seus quase cem anos de existência, foi posto à prova nas mais diversas, dolorosas e complexas situações. O surto epidémico foi e está a ser uma nova experiência, nunca antes vivida.
PCP com os trabalhadores por «nem um direito a menos»
DIREITOS Arrancou a 21 de Maio a jornada do PCP Nem um Direito a Menos, de contacto e informação junto dos trabalhadores. Só nesse dia, os comunistas estiveram em mais de 60 empresas e locais de trabalho.
Alarme e luta firme nas ruas de Sines
URGÊNCIA A elevada precariedade laboral, estimulada pelas maiores empresas do complexo industrial de Sines, serviu para despedir centenas de trabalhadores, criando uma grave situação social e económica.
Grandes empresas devem assumir maiores responsabilidades
ESTRATÉGIA As maiores empresas do complexo industrial de Sines decidiram passar muitas áreas para a subcontratação. Igualmente a bem do lucro maior, recorrem agora às verbas da Segurança Social.
Nem um direito a menos, valorizar o trabalho e os trabalhadores
DEFENDER O PCP realizou, no dia 22, em Lisboa, uma audição com trabalhadores sob o tema «Nem um direito a menos, valorizar o trabalho e os trabalhadores». Fê-lo com todas as precauções, mas também com total determinação.
PCP reclama abertura programada de respostas sociais
PROPOSTAS No dia 21 de Maio, o PCP realizou, por videoconferência, uma audição pública intitulada «Rede de equipamentos e serviços de apoio social da infância à velhice. Situação e perspectivas».
PCP insiste na defesa dos salários e em aposta no desenvolvimento
REUNIÃO Valorizar os salários do trabalhado e preparar um futuro de progresso soberano do País foram questões centrais transmitidas pelo PCP em reunião com o primeiro-ministro.
«A luta não pode ficar confinada perante a injustiça e a exploração»
COMBATES O PCP prestou homenagem a Catarina Eufémia, evocou a luta dos comunistas contra a ditadura fascista e falou do futuro: «Jamais deixaremos de olhar para trás e para o honroso caminho que percorremos, jamais descuraremos tão-pouco os combates do futuro», garantiu Jerónimo de Sousa.
Em Évora, trabalha-se com afinco para o êxito da campanha de fundos
ORGANIZAÇÃO Apesar dos constrangimentos que marcaram os últimos meses, há fundadas razões para crer que os objectivos da campanha de fundos evocativa do centenário do Partido vão ser superados no distrito de Évora.
Governo empurra para a liquidação estruturas e profissionais da Cultura
OPÇÃO «A cultura e as actividades culturais não podem ser consideradas como um bem secundário ou descartável», considera o PCP, que acusa o Governo de optar pela extinção de boa parte do sector.
Uma Festa ainda mais bonita e com condições adequadas
IMPLANTAÇÃO No próximo dia 6 de Junho começam as jornadas de trabalho na Festa do Avante!, mas a preparação para que seja mais bonita e tenha as condições adequadas já se iniciou.
Advogados e solicitadores sem quaisquer apoios
Delegação comunista reuniu com a FNAJ
Incompreensível prolongamento do lay-off
JCP prepara XXI Congresso
João Ferreira no Algarve toma o pulso à realidade
Repor transportes em Leiria
Saudação aos feirantes
Greve amanhã nos CTT contesta obrigação do cartão-refeição
CONTAS A empresa quer ganhar quase dois milhões de euros, por pagar o subsídio de refeição num cartão do Banco Santander. Os prejuízos dos trabalhadores motivam greves a 29 de Maio e 12 de Junho.
Há que proteger na Azambuja os trabalhadores e a sua saúde
GARANTIR Dirigentes sindicais exigiram medidas especiais das entidades patronais e das autoridades sanitárias, bem como um reforço da fiscalização por parte da Autoridade para as Condições do Trabalho.
Na hotelaria, alimentação e turismo falta ouvir os mais atingidos
Grandes empresas aproveitam apoios do «simplificado»
Fectrans exige mais transportes de passageiros
PCP propõe prestação social extraordinária para quem ficou sem meios de subsistência
DIREITOS O PCP defende a criação de uma medida de apoio extraordinária a todos os trabalhadores que ficaram sem meios de subsistência. Jerónimo de Sousa instou o Governo a aprová-la e «com urgência».
É real o risco de uma «monda gigantesca» de MPME
Pelo reforço do SNS, contra o «negócio da doença»
«Mãos rotas» para a banca
O direito à habitação é para cumprir e defender
PROTECÇÃO Foi inviabializado por PS, PSD, CDS e PAN o diploma do PCP que previa, em caso de perda de rendimento do inquilino, uma redução da renda, cabendo ao Estado compensar o senhorio no valor correspondente.
Cultura precisa de medidas ambiciosas
Animais selvagens destroem culturas no distrito de Coimbra
PREJUÍZOS Os animais selvagens continuam a causar enormes prejuízos aos agricultores. O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o Governo continuam sem tomar medidas.
PCP quer reforçar o apoio às associações de Lisboa
PROPOSTAS Os vereadores do PCP na Câmara Municipal de Lisboa (CML) propuseram o reforço do Fundo de Emergência Social (FES), no valor de dois milhões e 500 mil euros, para apoiar o Movimento Associativo Popular.
Resíduos perigosos voltam ao tribunal
«Os Verdes» propõem o reforço dos transportes colectivos
Plano do eixo franco-alemão acentua desigualdades na UE
DESIGUALDADES Alemanha e França apresentaram um «plano de recuperação económica» da UE, que, para o PCP, visa acentuar as desigualdades entre Estados-membros e «encaminhar para os grandes grupos económicos e financeiros uma fatia de leão dos recursos agora anunciados».
PCP no PE reclama apoios para sector da Cultura
Dos ditames do Eixo Franco-Alemão
EUA abandonam mais um tratado internacional e admitem novos testes nucleares
AMEAÇA Os EUA anunciam que se retiram do Tratado de Céu Aberto, em vigor desde 2002, e admitem realizar nova experiência nuclear, o que, a acontecer, seria a primeira em 28 anos.
China acusa EUA de quererem «uma nova Guerra Fria»
TENSÕES Guerra comercial e, com a pandemia de COVID-19 em pano de fundo, acusações e ataques. As relações entre Pequim e Washington não cessam de degradar-se. A China alerta para uma «nova Guerra Fria».
«Liberdade e coragem» contra a ameaça imperialista
SOBERANIA Já começaram a chegar à Venezuela os petroleiros iranianos que visam abastecer o país sul-americano com um milhão e meio de barris de gasolina, rompendo assim o bloqueio imposto pelos EUA.