Resíduos perigosos voltam ao tribunal

No dia 20 de Maio, recomeçou, no Tribunal de São João Novo, no Porto, o julgamento do processo da deposição de milhares de toneladas de resíduos perigosos provenientes da Siderurgia Nacional da Maia e depositados em S. Pedro da Cova.

Esta decisão só foi possível pelo facto da Junta da União das Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova, de maioria CDU, ter recorrido da sentença da absolvição dos cinco arguidos. A primeira sessão ficou marcada pela posição dos peritos, que, mais uma vez, afirmaram que os resíduos são muito perigosos para a saúde das populações.

Esta autarquia exige que a remoção da totalidade dos resíduos perigosos seja efectuada o mais rápido possível; que sejam feitas todas as perícias e todos os testes, de forma a provar se houve ou não a contaminação das águas e dos terrenos; que a justiça faça tudo o que estiver ao seu alcance para que este grave crime ambiental não fique sem culpados; que se impeça que a prescrição destes crimes determine o fim deste processo.

Exigem-se medidas
No dia 22 de Maio, assinalando os 45 anos da ocupação dos escritórios da Companhia das Minas, para criar, 24 horas depois, o Centro Revolucionário Mineiro, foi colocada uma faixa negra no Cavalete do Poço de São Vicente, para assinalar, simbolicamente, que este se encontra de luto e que necessita urgentemente de ser recuperado. Nessa noite, o mesmo foi iluminado de forma a realçar o impacto desta magnífica estrutura na paisagem.

 



Mais artigos de: Nacional

PCP quer reforçar o apoio às associações de Lisboa

PROPOSTAS Os vereadores do PCP na Câmara Municipal de Lisboa (CML) propuseram o reforço do Fundo de Emergência Social (FES), no valor de dois milhões e 500 mil euros, para apoiar o Movimento Associativo Popular.

«Os Verdes» propõem o reforço dos transportes colectivos

O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) entregou na Assembleia da República um projecto de resolução onde recomenda ao Governo que garanta, juntamente com as operadoras de transportes colectivos, um reforço da oferta de carreiras e horários, no período dito de desconfinamento e enquanto se mantiver a regra de diminuição...