A LUTA ORGANIZADA É O CAMINHO
Apesar das razões fortes para isso, a começar no seu 130.º aniversário, o que marca definitivamente o 1.º Maio deste ano não é a comemoração, mas sim a luta e a resistência.
RESISTÊNCIA O PCP evocou anteontem, 5, através de uma declaração do seu Secretário-geral, Jerónimo de Sousa, um momento marcante da sua história: o 70.º aniversário do julgamento de Álvaro Cunhal perante o tribunal fascista. Transcrevemo-la na íntegra nestas páginas.
URGÊNCIA No Dia Internacional do Trabalhador, contra os que usam a epidemia para acentuar a exploração, a CGTP-IN organizou iniciativas em 27 localidades, exigindo resposta imediata à ofensiva.
URGÊNCIA «Os recursos do País não podem ser usados para defender os lucros e privilégios dos grandes grupos económicos. Têm de servir para defender os direitos e condições de vida de todos quantos vivem do seu trabalho e cuja actividade será fundamental para recuperar a economia e desenvolver o País», insiste o PCP.
GARANTIAS No passado domingo, dia 3, o PCP dinamizou nas suas diversas plataformas digitais uma audição pública dedicada ao tema No combate ao vírus, defender os direitos das crianças e dos pais, que abordou os problemas enfrentados, hoje, pelas famílias portuguesas.
SAÚDE «Se foi possível adoptar um plano de emergência para responder aos impactos do vírus, também é possível concretizar um plano de emergência para fortalecer a resposta geral do SNS», reitera o Partido.
AUTARQUIAS No contexto do surto epidémico «desenvolve-se uma crescente pressão sobre o Poder Local para que se substitua à Administração Central», denuncia a Direcção Regional do Alentejo (DRA).
PREVENÇÃO A CGTP-IN defende o reforço da capacidade organizativa das empresas em matéria dos serviços de segurança e saúde no trabalho (SST), disso dependendo a saúde pública.
RESISTÊNCIA Contra os despedimentos de centenas de trabalhadores com vínculos precários nas maiores instalações do complexo industrial de Sines, foi decidido realizar uma marcha dia 21.
VIDA Há que assegurar a todos o pagamento dos salários por inteiro e proibir os despedimentos, defende o PCP, que quer ver ainda alargados os apoios sociais e maior protecção da Saúde a quem assegura funções essenciais.
INSEGURANÇA O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) questionou o Governo sobre a sobrelotação dos transportes, nomeadamente nas horas de ponta de manhã, nos comboios e autocarros.
APELO A Organização Mundial da Saúde (OMS) reafirmou a importância decisiva da cooperação internacional como chave para enfrentar a Covid-19, um apelo partilhado pelo Movimento dos Países Não Alinhados (Mnoal).
TRABALHADORES Em tempo de emergência sanitária e de agravamento da crise económica, com o aumento exponencial do desemprego, e o ataque a direitos e salários, as comemorações do 1.º de Maio no mundo ficaram marcadas por diversas formas de luta pelos direitos.
REPÚDIO Na madrugada de dia 3, as forças armadas venezuelanas frustraram uma tentativa de desembarque de grupos mercenários na costa do estado de La Guaira, para realizar acções terroristas no país.
TERRORISMO Um indivíduo, entretanto detido pela polícia, atacou a tiro o exterior da embaixada de Cuba em Washington. Havana responsabiliza a retórica agressiva da Casa Branca e lembra antecedentes de hostilidade contra diplomatas cubanos nos EUA.
O PCP evoca o 75.º aniversário da Vitória sobre o nazi-fascismo na Segunda Guerra Mundial, apelando à continuação, nos nossos dias, da luta pela paz e a democracia e em defesa da verdade história. Transcrevemos a nota na íntegra.
EVOCAÇÃO Por iniciativa do PCP e num texto que integrou diversos contributos mais de sete dezenas de partidos comunistas já subscreveram a posição conjunta sobre os 75 anos da Vitória, intitulada Em nome da liberdade, da paz e da verdade – contra o fascismo e a guerra.