Morreu lutador anti-apartheid Denis Goldberg
Activista anti-apartheid e companheiro de luta de Nelson Mandela contra o regime segregacionista da minoria branca na África do Sul, Denis Goldberg morreu no dia 29 de Abril, aos 87 anos. «Teve uma vida bem vivida na luta pela liberdade na África do Sul. Vamos sentir a sua falta», declarou a Fundação Legado de Denis Goldberg.
Nasceu na cidade do Cabo, em 1933, no seio de uma família comunista. Pertenceu ao braço armado do Congresso Nacional Africano (ANC) e foi um dos activistas julgados e condenados, juntamente com Nelson Mandela e outras figuras do movimento anti-apartheid, no julgamento de Rivonia (1963-1964).
Único branco no julgamento, foi separado dos seus companheiros, encarcerados na ilha prisional de Robben Island, e detido durante 22 anos numa penitenciária na capital, Pretória, até à libertação, em 1985.
Após a libertação, exilou-se no Reino Unido até ao fim do apartheid e à entrada do país na democracia, com a vitória de Nelson Mandela nas primeiras eleições multirraciais de 1994.