33 anos de Intervenção Democrática a pensar no futuro
No dia 2 de Maio, a Associação Intervenção Democrática-ID assinalou o seu 33.º aniversário. «Vindos da luta unitária, um punhado de democratas, até aí militantes irmanados nos ideias da democracia no MDP/CDE, assumiram as suas divergências com uma parte daquela organização e, querendo manter a sua fidelidade a uma acção unitária coerente, criaram uma nova estrutura associativa, a Associação Intervenção Democrática-ID», destaca-se em comunicado.
A data é comemorada a pensar no futuro, «nas lutas e acções que se desenham no horizonte e que iremos confiantes enfrentar», sem deixar de homenagear a «coragem e determinação» dos fundadores da ID, como Blasco Fernandes, Gilberto Lindim Ramos, Herberto Goulart, Luís Catarino, Raúl Castro, Manuel Iglésias, António Gonçalves, Luís Azevedo, Salvado Sampaio, Marcos Antunes, Dulce Rebelo, entre muitos outros.
«Honraremos a sua memória prosseguindo o caminho que nos abriram, reafirmando e praticando a reflexão crítica, o diálogo consequente, a procura de novas soluções, de novos modos de agir no sentido de alargarmos a nossa influência, reforçando as nossas fileiras, questão essencial para ir vencendo etapas que temos de percorrer até alcançar os objectivos a que nos propomos», acentua a Associação.
Defender a sociedade
A ID, estatutariamente uma associação cívica, não é alheia às questões de origem social ou política, constando nos seus «Princípios Programáticos» a defesa da democracia e do socialismo, considerando a democracia, enquanto método, e o socialismo, enquanto sistema, os dois pilares básicos da sociedade que melhor garantem a realização integral do indivíduo e a justiça social.
«Os valores da fraternidade e da solidariedade são para nós valores a promover e a incorporar em todas as nossas acções. Por isso, no quadro da intervenção política temos mantido desde a fundação um acordo de participação, nomeadamente em actos eleitorais, com o PCP e o Partido Ecologista “Os Verdes”, integrando associados nossos ou outros democratas por nós indicados na coligação eleitoral CDU», afirma a ID.