Actual
Pisados pela injustiça social
Actual
«Black friday»
Actual
Os donos do palco
A talhe de foice
O problema
PCP
Tempo a mais na creche porquê?
Crónica Internacional
Rivalidade e concertação
Valorização dos salários para um País justo e desenvolvido
TRABALHO O aumento geral dos salários, e do salário mínimo nacional para 850 euros, constitui para o PCP uma «emergência nacional» para combater a exploração, a pobreza e as desigualdades e dinamizar a economia. A luta dos trabalhadores e a iniciativa do PCP são a chave para a sua concretização.
Estudantes em luta por um Ensino Superior Público, Gratuito, Democrático e de Qualidade
LUTA No passado dia 27, centenas de estudantes do Ensino Superior estiveram em luta nas ruas de Lisboa. A manifestação foi o resultado de uma campanha lançada há um mês pela Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (AEFCSH) da Universidade Nova de Lisboa.
PCP na linha da frente do combate necessário
COMÍCIO Em cada ano da sua governação, o PS tem optado pelas metas do défice, fazendo o País adiar a solução dos problemas, acusou Jerónimo de Sousa na Marinha Grande.
A seca e a falta de água não se combatem com lamentos, mas com medidas concretas
AMBIENTE A persistente escassez de água no Alentejo vem tornar ainda mais urgentes as propostas que há muito o PCP vem apresentando para minimizar os impactos da seca e salvaguardar a produção e as populações.
Células do Litoral Alentejano com luta e Partido na agenda
REFORÇO «Valorizar o Trabalho e os Trabalhadores. Intervir, Lutar, Avançar - Mais força ao PCP», foi o lema do encontro de células e trabalhadores do PCP no Litoral Alentejano, que ocorreu no sábado, 30.
PCP promove acção de contacto com moradores de bairros históricos
HABITAÇÃO O PCP está a levar a cabo uma acção de contacto com os moradores dos bairros históricos em defesa da concretização plena do direito constitucional à habitação, o que exige mobilização e luta.
Um Dia de Salário para o Partido
Modernização da Linha do Oeste não pode ser só promessa eleitoral
Luta pela Braamcamp continua já amanhã
Alerta vigilante exige mais salário e direitos
Campanha saiu à rua na Madeira
Tempo de antena
Jornadas Parlamentares do PCP
Os rankings e a manipulação
Grande greve de não docentes reclama urgente acção do Governo
LUTA A falta de pessoal não docente e a sua não valorização destacam-se entre os problemas a que o Ministério da Educação deve urgentemente responder, esclarecendo quais são as soluções que preconiza.
«Embuste» proposto pelo Governo ajuda patrões e trava salários
NEGOCIAÇÃO No próprio nome do aventado acordo há «uma mudança de perspectiva» relativamente ao Programa do Governo, afirma a CGTP-IN, sobre o documento apresentado na Concertação Social.
Acordos de empresa consignam conquistas e reivindicações
RESULTADOS Nos novos acordos de empresa da Carristur e da EMEF, cuja publicação está para breve, são reforçados os direitos dos trabalhadores, objectivo por que estes travaram duras e longas lutas.
Congresso da Fiequimetal evidenciou força da unidade e da luta
ORGANIZAÇÃO À tribuna subiram casos de resistência e perseverança, comprovando que os trabalhadores podem obter resultados positivos se lutarem unidos e organizados nos seus sindicatos de classe.
Mobilização e luta de todos contra a precariedade
LUTA Termina amanhã a semana de denúncia e mobilização contra a precariedade, promovida pela CGTP-IN, para exigir a erradicação desta chaga social que atinge mais de um milhão de trabalhadores.
Greve na alimentação escolar e hospitalar
Provocação patronal na distribuição
Horas de a CM Braga pagar
Agregação de SMAS para privatizar
PCP avisa que arrastar a solução dos problemas é pôr o SNS em sério risco
DIREITOS Jerónimo de Sousa instou o primeiro-ministro a não se ficar por «declarações de boas intenções» e alertou para os perigos de não agir a tempo para resolver os problemas na saúde.
Governo adia respostas
Por uma política fiscal justa
Rever o modelo de apoio à artes para garantir direito à criação e fruição cultural
CULTURA A exclusão de candidaturas no concurso para o apoio às artes revelou-se um desastre, impondo a adopção de medidas «imediatas e de fundo». Quem o diz é o PCP, que defende que neste domínio é «preciso alterar tudo».
Estatuto do Antigo Combatente
Não à violência sobre as mulheres
Dissolução da NATO foi mais uma vez exigida em Lisboa
PAZ A baixa de Lisboa voltou, anteontem, a ser palco da luta pelo desarmamento e a dissolução dos blocos político-militares que a Constituição consagra e sucessivos governos ignoram. Ontem foi a vez do Porto.
Casa cheia no Concerto pela Paz em Matosinhos
Plataforma exige solução aeroportuária duradoura e respeitadora do País
ESTADO A sobre-exploração do Aeroporto Humberto Delgado e a construção de um terminal aeroportuário no Montijo não servem os interesses do País, nem os interesses e direitos das pessoas e dos sistemas ecológicos.
Protesto em Setúbal denuncia negócio com a doença
SAÚDE Hoje, 5 de Dezembro, utentes e sindicatos vão protestar, às 16h30, contra o pagamento do estacionamento no Hospital de Setúbal. Aumentam os relatos de situações caóticas nos serviços de urgência.
Pompeo e Netanyahu não são bem-vindos a Portugal
Seixal reivindica parques de estacionamento gratuitos
UTENTES A petição «Parques de estacionamento gratuitos! Por mais e melhores transportes» reivindica a gratuitidade dos parques de estacionamento junto das estações da Fertagus e do terminal fluvial da Transtejo.
MUSP apresenta propostas para defender o serviço público
Estudantes em luta de 9 a 13 de Dezembro
Lagos contesta portagens na Via do Infante e exige novo hospital público
Aprovada precariedade para as escolas de Gaia
Problemas agravam-se na Madeira
Parlamento Europeu faz provocação e ataque contra Cuba e povo cubano
CAMPANHA Os deputados do PCP no Parlamento Europeu e o Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/ Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL) votaram contra uma resolução que visa alimentar a campanha contra Cuba, promovida pelos EUA.
Comissão Europeia alinha com «interesses do grande capital e do directório de potências»
Não há garantias na Bolívia para novo processo eleitoral
CRISE A Bolívia vive uma profunda crise política no meio de uma aparente paz, após o golpe de Estado contra o presidente constitucional Evo Morales, forçado a renunciar ao cargo e desde então asilado no México.
Colômbia quer resolver crise com agressão à Venezuela
PROVOCAÇÕES Surgiram alertas contra manobras do presidente Iván Duque, um dos impulsionadores da aplicação do TIAR contra a Venezuela, tentando «resolver» a crise na Colômbia com agressões ao país vizinho.
Partidos comunistas solidários com a causa palestiniana
EUA reforçam ocupação e pilham petróleo na Síria
CERCO Os EUA não se retiraram da Síria, o que desmente os anúncios do presidente Trump, e, ao contrário, reposicionaram as suas forças e mantêm a política belicista destinada a reforçar o cerco ao país árabe.