Cumprir os direitos das pessoas com deficiência

Diana Ferreira

Os direitos das pessoas com deficiência têm de ser recordados todos os dias

Assinala-se a 3 de Dezembro o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – um dia que deve ser destacado pelo que representa para um alargado conjunto de pessoas cujos direitos fundamentais continuam por cumprir, mas que não pode significar o esquecimento dos direitos das pessoas com deficiência durante todos os outros dias do ano. Esta é uma luta de todos os dias.

A concretização dos direitos das pessoas com deficiência é uma questão de vontade política no sentido de se assumir a responsabilidade e o investimento público necessário para que os obstáculos com os quais as pessoas com deficiência se confrontam diariamente deixem de o ser. Uma vontade política que tem passado ao lado de sucessivos governos PSD, PS e CDS.

Se na passada legislatura foram dados passos importantes para a vida das pessoas com deficiência (na criação da Prestação Social para a Inclusão/PSI ou do Modelo de Apoio à Vida Independente), a verdade é que esses passos foram curtos para o muito que ainda falta fazer.

A melhoria das condições de vida das pessoas com deficiência e o cumprimento dos seus direitos exigem medidas transversais e articuladas. Exigem que o Estado não se demita das suas responsabilidades, desde logo consagradas na Constituição da República Portuguesa, emanada da Revolução de Abril, e que consagra no seu artigo 71.º ser responsabilidade do Estado a realização de «uma política nacional de prevenção e de tratamento, reabilitação e integração» das pessoas com deficiência, mas também «de apoio às suas famílias», bem como a assumpção do «encargo da efectiva realização dos seus direitos».

A estas responsabilidades acrescem outras, igualmente previstas em diferentes diplomas legais, incluindo instrumentos jurídicos internacionais como a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência que, subscrita e ratificada pelo Estado Português, vincula todos os governos a agirem para o seu cumprimento.

Fazer o que é preciso

As pessoas com deficiência podem contar com o PCP. Cá estaremos, como sempre temos estado. Não nos inibiremos de apresentar iniciativas que melhorem leis existentes ou que levem mais longe a inclusão das pessoas com deficiência.

Já o fizemos quanto à gratuitidade do Atestado Multiusos, mas não deixaremos de intervir sobre o direito ao emprego com direitos, à protecção social, à educação, à formação profissional, à saúde, à habitação, ao desporto, à cultura, à participação na vida social e política. Não deixaremos de propor medidas que derrubem as barreiras que persistem no direito à mobilidade (nas ruas, no acesso a edifícios públicos, nos transportes), mas também para que se ultrapassem barreiras comunicacionais e de acesso à informação e ao conhecimento.

E além dessa intervenção estaremos também junto das pessoas com deficiência, das suas famílias, das suas organizações representativas nas suas acções e lutas, acompanhando e dando voz às suas reivindicações.

Como no passado, a luta das pessoas com deficiência foi fundamental para que se consagrassem direitos e para que se garantissem avanços; hoje, a luta organizada das pessoas com deficiência e das suas organizações representativas será imprescindível para que os direitos sejam aprofundados e saltem do papel para a vida de todos os dias.




Mais artigos de: Argumentos

NATO, interesse nacional e perigos

Assinala-se por estes dias os 70 anos da NATO, da qual Portugal foi fundador pela mão de Salazar, numa operação de branqueamento do regime fascista. Apesar das evidentes contradições que persistem em inundar o seu seio, mantém-se a sua unidade em matéria de reforço da sua capacidade...

No dia de ser bom

Foi no passado dia 1, não decerto por ser comemorativo da restauração da independência nacional ou por o calendário nos lembrar que entrávamos no mês do Natal, mas porventura por ser domingo, circunstância nesse dia reforçada pela condição de também ser feriado: nos supermercados e outros grandes espaços comerciais,...