Editorial
Opinião
Actual

O acordo alemão

Schulz e Merkel anunciaram no passado dia 12 de Janeiro o acordo preliminar entre o Partido Social Democrata (SPD), a União...
Actual

O manto do populismo

Harry Poter, herói de J. K. Rowling, cujo marketing vale 20 mil milhões de dólares, oito argumentos e 500 milhões...
Actual

Ricas famílias

Pelo insuspeito Jornal de Negócios ficámos a conhecer qual a evolução do património cotado na Bolsa de...
Crónica Internacional

Boas notícias da Coreia

Há motivos de esperança na Península da Coreia. O diálogo que por iniciativa da RPDC se abriu entre o Norte e o...
PCP

Serviços públicos, País desenvolvido

Para o PCP, os serviços públicos são decisivos para o regime democrático, para a evolução das condições de vida dos trabalhadores e do povo, para a soberania do País. Fazem parte da política alternativa patriótica e de esquerda que propomos.

A talhe de foice

A mentira

La calunnia è un venticello, uma famosa ária da ópera Barbeiro de Sevilha, de Rossini, estabeleceu o que, durante...
Em Foco

Produzir mais para o País avançar

MOIMENTA DA BEIRA Portugal tem condições para criar mais emprego e riqueza, com reflexos no combate a défices e na promoção da coesão económica e social do território, concluiu-se da visita de Jerónimo de Sousa a Moimenta da Beira, sábado, 13.

A calúnia das alegadas «perdas de água» no abastecimento público

GESTÃO DA ÁGUA Têm vindo a ser apregoadas percentagens muito altas de «perdas de água» em sistemas de abastecimento público. É uma acusação muito grave, mais ainda quando se fazem sentir intensamente os efeitos da seca. E muita gente acredita.
É propaganda ideológica falsa, que importa desmontar e esclarecer.
PCP

Em defesa do emprego e da produção nacional

ECONOMIA O PCP intervém em todas as frentes para garantir a continuidade da laboração na Cofaco, na General Electric e na Electro Arco e defender os postos de trabalho e os direitos.

Preconceito moral e de classe

O reinício dos trabalhos parlamentares no novo ano trouxe, logo nas primeiras semanas, duas novas polémicas mediáticas...
Trabalhadores

Justiça em luta

Amanhã, 19, às 14h30, os trabalhadores dos serviços do Ministério da Justiça (MJ) vão...
Assembleia da República
Nacional

Defender o serviço público e universal dos CTT

INDIGNAÇÃO O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) alerta para a degradação, «como não há memória», do serviço prestado pelos CTT. A luta contra o encerramento das estações prossegue em todo o País.

Agricultores reclamam medidas urgentes

FLORESTA Os agricultores e produtores florestais afectados pelos incêndios entre Julho e Outubro de 2017 consideram «insuficientes» e «desadequadas» as medidas de apoio avançadas e anunciadas pelo Governo.

MURPI contesta decisão de Correia de Campos

DIREITO A Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI) reafirma o seu direito de representatividade permanente no Conselho Económico e Social (CES).

Custos do saneamento insuportáveis em Gondomar

INJUSTIÇA Os vereadores do PCP na Câmara de Gondomar contestam os «preços escandalosos» que a empresa responsável pelo tratamento de águas residuais do concelho pretende cobrar à população de Melres e Medas.

Évora exige novo hospital

A Assembleia Municipal (AM) de Évora aprovou por maioria, com apenas um voto contra de um eleito do PS, uma...

Luto associativo nacional

A Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), na qualidade de representante do...

De Sul a Norte pela paz

Integrado na campanha pela assinatura por parte de Portugal do Tratado de Proibição de Armas...
Europa

Economia alemã cresce

A Agência Federal de Estatística alemã informou que em 2017 a economia do país cresceu 2,2 por cento,o melhor...
Internacional

Tunisinos manifestam-se contra «fome e pobreza»

PROTESTOS Grandes manifestações populares tiveram lugar em diversas cidades da Tunísia, nos primeiros dias de Janeiro, em protesto contra a subida de impostos, a pobreza, o desemprego e a corrupção.

PC da Argentina fez 100 anos

O Partido Comunista da Argentina (PCA) comemorou, no passado dia 6, o seu centésimo aniversário. Por esta ocasião, o PCP...

Um racista na Casa Branca

O presidente norte-americano é racista? Vários media dos EUA colocaram a questão, no momento em que o país...
Temas

TPIJ, braço «judicial» da destruição da Jugoslávia

IMPERIALISMO O Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia (TPIJ) fechou portas nos últimos dias de 2017, encerrando-se assim um dos mais vergonhosos processos de manipulação do direito internacional de que há memória. Tal como o nazi-fascismo em Leipzig, a nova ordem mundial pós-soviética teve em Haia o seu simulacro de Justiça.

O rentismo no sector eléctrico

ENERGIA Há já muitas décadas, diversas entidades públicas e privadas, organizações universitárias e sociopolíticas, bem como personalidades de vários quadrantes, demonstraram o interesse económico das fontes endógenas de energia, e, em particular, as renováveis, e fizeram-no num enquadramento independente da questão climática focada nos últimos anos.

Argumentos
TVisto

Talvez um activo em risco

Era um programa habitado pela inteligência e que, transmitido pela RTP2 compreensivelmente por volta da meia-noite dos domingos,...
Memória

6 de Janeiro – Dia de Reis

DIREITOS RESERVADOS

Image 24272


A comemoração do Dia de Reis, que a Igreja Católica celebra como Epifania a partir da Idade Média, terá a sua origem nos rituais pagãos da Roma antiga do solstício de Inverno, em honra de Saturno, deus da agricultura, quando se celebrava o fim do período mais escuro do ano e o regresso da luz, o nascimento do Sol Invictus. Por essa altura, segundo diversos autores, os romanos trocavam entre si o bolo janual e pequenas lembranças, e nos banquetes festivos elegiam o rei da festa tirando à sorte com favas, pelo que também era designado por «rei da fava». Decorrerá da apropriação dos rituais pagãos pela Igreja Católica a tradição de comemorar o Dia de Reis, bem como o bolo em forma de coroa recheado e enfeitado com frutos secos e cristalizados, simbolizando pedras preciosas, a que chamamos Bolo Rei. Surgido em França, no tempo de Luís XIV, para as festas do Ano Novo e do dia de Reis, a história deste bolo está marcada por várias curiosidades, como a sua proibição em 1789, em plena Revolução Francesa, o que levou os pasteleiros a mudar-lhe o nome para «Gâteau des sans-cullottes». Também em Portugal, onde se popularizou no séc. XIX, se tentou proibir o seu fabrico ou dar-lhe outro nome após a proclamação da República, mas sem sucesso.


Aconteceu

Faleceu o marinheiro Bruno

No passado dia 26 de Dezembro realizou-se o funeral do marinheiro José Manuel Bruno, conhecido como marinheiro Bruno.Com...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP Sábado – 27...

A semana em resumo

Frases

“Vamos ter um líder [do PSD] para dois anos. Se não ganhar [as...