Custos do saneamento insuportáveis em Gondomar
INJUSTIÇA Os vereadores do PCP na Câmara de Gondomar contestam os «preços escandalosos» que a empresa responsável pelo tratamento de águas residuais do concelho pretende cobrar à população de Melres e Medas.
É urgente discutir este assunto e apoiar os melrenses e medenses
Numa posição pública divulgada no dia 10, subscrita pelo vereador Daniel Vieira, a CDU refere que a «população está revoltada e com razão» com a actualização dos preços. «Não é justo que ramais construídos há 10 anos sejam agora cobrados segundo valores actualizados de 2017», afirma-se no documento, frisando que as populações de Melres e de Medas «não estão condenadas a aceitar aquilo que a empresa Águas de Gondomar, SA entende poder fazer. Este é um serviço de utilidade pública e deve ser julgado como tal.»
«Os valores médios de dois mil euros, que além de exorbitantes são incompatíveis com os rendimentos de muitas famílias, resultam da privatização dos serviços das águas em Gondomar, promovidos pelo executivo PSD, sob a presidência do Major Valentim Loureiro, em 2001, assim como da falta de preocupação dos subsequentes executivos (PS) em rever as questões referentes aos custos dos ramais ou do preço da água aquando dos reequilíbrios financeiros levados a cabo entre a Câmara Municipal e a empresa Águas de Gondomar, SA», acrescenta-se.
Os comunistas do concelho e seus aliados entendem que «é urgente discutir este assunto e apoiar os melrenses e medenses no sentido de conseguir, junto das entidades competentes, a melhor negociação possível e os valores mais justos». Nesse sentido, apresentaram, dia 9, na Assembleia de Freguesia um requerimento para a realização de uma reunião extraordinária que vise os assuntos referentes ao saneamento, quer em Melres, como em Medas. Também a Câmara Municipal deve assumir responsabilidades nesta matéria, defendem.
Rio Tinto
Em comunicado, a CDU contesta a decisão da Junta de Freguesia de Rio Tinto, localidade com cerca de 60 mil habitantes, de encerrar, no dia 1 de Janeiro, a delegação desta autarquia na zona da Triana.