Defender o serviço público e universal dos CTT

INDIGNAÇÃO O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) alerta para a degradação, «como não há memória», do serviço prestado pelos CTT. A luta contra o encerramento das estações prossegue em todo o País.

A degradação vai muito além do encerramento de estações

No final de uma audição na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, realizada no dia 12, sobre a situação dos Correios de Portugal, Rui Monteiro, presidente do MUSP, lembrou que a degradação do serviço «vai muito além do encerramento de estações» (22), sendo cada vez mais habituais, «em 99,5 por cento dos casos», as «esperas superiores a meia hora».

Rui Monteiro apontou que «o agravamento da degradação» também se sente «no atraso das entregas» e que os CTT deixaram de ser «uma empresa postal» para ser «uma entidade bancária que, por acaso, também distribui correspondência».

Na quinta (11) e sexta-feira (12), o MUSP realizou concentrações de protesto frente às estações de Olaias, Socorro e Junqueira, em Lisboa. No Socorro, João Ferreira, vereador do PCP na Câmara de Lisboa, manifestou estar solidário «com a luta justa e necessária das populações» e reclamou que o Governo «trave, no imediato, aquele que é um processo de destruição de uma empresa estratégica para o País, com cinco séculos de história».

Em Sintra, o PCP iniciou, dia 12, um abaixo-assinado «Contra o encerramento da Estação de Correios da Barota», onde os primeiros signatários se concentraram em protesto. Na petição refere-se que o fecho da estação «prejudicará os moradores da Barota» e «as populações de Belas e Massamá». «Passaremos a ter apenas duas estações de correios para servir cerca de 80 mil habitantes», adverte o documento do PCP.

Novo ataque
A Câmara Municipal do Seixal aprovou, na quinta-feira, por unanimidade, uma tomada de posição contra o encerramento dos CTT de Aldeia de Paio Pires. Joaquim Santos, presidente da autarquia, sublinhou que as privatizações, não só nos CTT, têm sido «ruinosas» para a função das empresas e para a qualidade do serviço que prestam, «afectando de forma negativa os direitos das populações, a economia e o interesse nacional». No dia 9, mais de uma centena de pessoas manifestou-se contra o encerramento da estação dos CTT de Aldeia de Paio Pires, onde residem cerca de 15 mil pessoas.

No dia 11, realizou-se uma outra concentração – promovida pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos da União de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação – para evitar o encerramento da estação dos CTT de Camarate, Loures. A iniciativa contou com a presença de Bernardino Soares, presidente da Câmara Municipal.

Em nota de imprensa, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT) lembra que «a privatização dos CTT foi prejudicial para o País e para os portugueses» e exige que o Estado tome «medidas urgentes» para reversão da situação.

Degradação inaceitável

Os comunistas da Madeira realizaram, no sábado, 13, uma acção para protestar contra o encerramento da estação dos correios no Caminho de Santo António.

Na ocasião, Ricardo Lume, deputado comunista na Assembleia Legislativa da Região, referiu que «a degradação dos serviços prestados pelos CTT é uma realidade que já ultrapassa o aceitável».

No dia 8, os comunistas da ilha de São Miguel, Açores, repudiaram o encerramento da estação da Calheta, na freguesia de São Pedro, em Ponta Delgada. «Este posto dos CTT é um dos que tem maior actividade», salientaram, em nota de imprensa.




Mais artigos de: Nacional

Agricultores reclamam medidas urgentes

FLORESTA Os agricultores e produtores florestais afectados pelos incêndios entre Julho e Outubro de 2017 consideram «insuficientes» e «desadequadas» as medidas de apoio avançadas e anunciadas pelo Governo.

MURPI contesta decisão de Correia de Campos

DIREITO A Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI) reafirma o seu direito de representatividade permanente no Conselho Económico e Social (CES).

Custos do saneamento insuportáveis em Gondomar

INJUSTIÇA Os vereadores do PCP na Câmara de Gondomar contestam os «preços escandalosos» que a empresa responsável pelo tratamento de águas residuais do concelho pretende cobrar à população de Melres e Medas.

Seis hospitais públicos por um privado em Lisboa

A Plataforma Lisboa em Defesa do Serviço Nacional de Saúde, reunida no dia 9, manifestou o seu protesto pela falta de capacidade de resposta em várias urgências de hospitais, agravada com o surto de gripe, com consequências muito graves no atendimento da...

Évora exige novo hospital

A Assembleia Municipal (AM) de Évora aprovou por maioria, com apenas um voto contra de um eleito do PS, uma resolução onde se manifesta indignação por não estarem contempladas no Orçamento do Estado (OE) para 2018 as verbas para a construção do novo...

JCP luta pela democracia nas escolas

A JCP lançou a campanha «Limitam-te? Luta! Juntos pela democracia nas escolas», 50 anos depois de, em plena ditadura fascista (1962), os estudantes terem decretado o luto académico sob o lema «Ofenderam-te? Enluta-te». Segundos os jovens...

Luto associativo nacional

A Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), na qualidade de representante do movimento associativo popular português, manifesta o seu «mais profundo pesar» pela tragédia que ocorreu, no sábado, na Associação de Vila...

De Sul a Norte pela paz

Integrado na campanha pela assinatura por parte de Portugal do Tratado de Proibição de Armas Nucleares, o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) promove, no próximo dia 24, um debate em Olhão. A iniciativa – com Ilda...

Esclarecer a população de Loures

Hoje, às 18 horas, a Coligação PCP-PEV realiza uma sessão pública de esclarecimento, no Cinema dos Bombeiros Voluntários de Loures, sobre a rejeição, na Assembleia Municipal de Loures, por parte do PS, PSD e PPM, do Orçamento dos SIMAR – Serviços...

Solidariedade com o povo brasileiro

A pré-candidata do Partido Comunista do Brasil às eleições presidenciais deste ano, Manuela d´Ávila, participa amanhã, sexta-feira, 19, numa sessão de solidariedade com o povo brasileiro. A iniciativa está marcada para as 18...