Diálogo na Venezuela entre governo e oposição
Representantes do governo e da oposição da Venezuela retomam o diálogo «pela paz e convivência» hoje, 18, em Santo Domingo, na República Dominicana. As conversações são mediadas pelo presidente deste país, Danilo Medina.
O chefe da delegação governamental, Jorge Rodriguez, declarou que houve «importantíssimos avanços» e se chegou a acordo na maioria dos pontos estabelecidos na mesa de diálogo, mas subsistem questões por resolver. «Partidos da oposição como o Vontade Popular e o Primeiro Justiça dão sinais de querer voltar à violência, mas nós, como disse o presidente Nicolás Maduro, insistimos no diálogo, pelo que estamos aqui com a maior das expectativas», sublinhou Rodriguez, que é também ministro da Comunicação e Informação.
Os seis pontos da agenda, revelados pela imprensa de Caracas, são os seguintes: 1. Soberania da Venezuela; 2. Cronograma eleitoral e garantias eleitorais; 3. Convivência pacífica e reconhecimento da Assembleia Nacional (parlamento), de maioria oposicionista, e da Assembleia Nacional Constituinte, convocada pelo presidente Maduro e eleita por oito milhões de venezuelanos; 4. Garantias económicas; 5. Abertura de um canal humanitário (proposta da oposição); 6. Libertação dos presos.