Em defesa do emprego e da produção nacional

ECO­NOMIA O PCP in­tervém em todas as frentes para ga­rantir a con­ti­nui­dade da la­bo­ração na Co­faco, na Ge­neral Elec­tric e na Electro Arco e de­fender os postos de tra­balho e os di­reitos.

A es­tra­tégia das mul­ti­na­ci­o­nais passa por en­cerrar e des­lo­ca­lizar

Pe­rante o anun­ciado en­cer­ra­mento da Co­faco, em­presa con­ser­veira da Ilha do Pico, e o des­pe­di­mento dos seus 180 tra­ba­lha­dores, o PCP – através de um co­mu­ni­cado de dia 10 de Ja­neiro emi­tido pela Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do Ar­qui­pé­lago dos Açores/​DORAA – as­sume o com­pro­misso de «tudo fazer para exigir uma in­ter­venção do Go­verno Re­gi­onal sobre esta ma­téria». A em­presa, lembra o Par­tido, está desde a dé­cada de 60 do sé­culo XX a la­borar na Ma­da­lena do Pico e tem tido aí um «papel ful­cral ao longo destes anos no de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico e so­cial da ilha, com im­pacto na eco­nomia re­gi­onal». É líder na­ci­onal na pro­dução de con­servas.

Nesse co­mu­ni­cado, o PCP de­nuncia os «con­tornos de pouca cla­reza e se­ri­e­dade» que ro­deia o pro­cesso de en­cer­ra­mento da Co­faco e res­pec­tivo des­pe­di­mento co­lec­tivo de 180 tra­ba­lha­dores, e a «falta de diá­logo com os tra­ba­lha­dores». A ad­mi­nis­tração chegou mesmo a ga­rantir que não es­tava em causa qual­quer des­pe­di­mento e agora avança com um des­pe­di­mento co­lec­tivo.

Re­al­çando que para além dos postos de tra­balho di­rectos estão em causa os in­di­rectos, que podem chegar a uma cen­tena, o Par­tido alerta para as con­sequên­cias gra­vís­simas que o even­tual en­cer­ra­mento da Co­faco terá na já débil eco­nomia da re­gião. Os co­mu­nistas apelam aos tra­ba­lha­dores para que lutem em de­fesa do em­prego e dos di­reitos, ga­ran­tindo total so­li­da­ri­e­dade po­lí­tica e ins­ti­tu­ci­onal com esta luta. Pela sua parte, le­vará a questão à As­sem­bleia Le­gis­la­tiva Re­gi­onal, As­sem­bleia da Re­pú­blica e Par­la­mento Eu­ropeu.

Mais des­pe­di­mentos em Se­túbal

No con­celho de Se­túbal, a or­ga­ni­zação do Par­tido está a dis­tri­buir aos tra­ba­lha­dores da Ge­neral Elec­tric um co­mu­ni­cado em que dá a co­nhecer as ini­ci­a­tivas que tem to­mado a nível ins­ti­tu­ci­onal em de­fesa da con­ti­nui­dade da la­bo­ração da em­presa: uma per­gunta ao mi­nistro do Tra­balho acerca do co­nhe­ci­mento que tem da in­tenção da em­presa em des­pedir 200 tra­ba­lha­dores e as me­didas que pre­tende tomar para sal­va­guardar os postos de tra­balho; e uma outra ao se­cre­tário de Es­tado da In­ter­na­ci­o­na­li­zação e ao mi­nistro da Eco­nomia sobre os apoios con­ce­didos à Ge­neral Elec­tric e as obri­ga­ções con­tra­tu­a­li­zadas entre esta e o Es­tado.

Para o PCP, que ga­rante toda a so­li­da­ri­e­dade e apoio aos tra­ba­lha­dores, está-se pe­rante a con­cre­ti­zação da­quela que é uma forma de ac­tu­ação cor­rente das mul­ti­na­ci­o­nais: a aqui­sição de ou­tras em­presas do seu ramo para as en­cerrar e des­lo­ca­lizar, fi­cando com os seus cli­entes e en­co­mendas. É o que se passa também em Pal­mela, onde a Co­missão Con­ce­lhia do PCP re­pudia a in­tenção da mul­ti­na­ci­onal norte-ame­ri­cana Lin­coln Elec­tric de en­cerrar a uni­dade de pro­dução da Electro Arco na Venda do Al­caide.

Ac­tu­al­mente com 60 tra­ba­lha­dores afectos à pro­dução de eléc­trodos para os mer­cados na­ci­onal e in­ter­na­ci­onal, a em­presa foi em 2016 uma das que, na re­gião, teve maior vo­lume de ne­gócio. O anun­ciado en­cer­ra­mento segue-se ao fecho da uni­dade de pro­dução de fio para sol­da­dura, em 2008, e ao des­pe­di­mento co­lec­tivo de 2013. Apesar disso, a em­presa pre­tende con­ti­nuar a vender para Por­tugal e há in­for­mação de que pre­tende abrir uma nova fá­brica na Ro­ménia.

 



Mais artigos de: PCP

Preconceito moral e de classe

O reinício dos trabalhos parlamentares no novo ano trouxe, logo nas primeiras semanas, duas novas polémicas mediáticas com o ataque ao PCP como pano de fundo. A primeira, que já vinha do final de 2017, surgiu com maior força após o veto das alterações à...