PCP
Angola: solidariedade<br>e coerência
A rapidez com que se passa da discussão de um processo judicial em curso nos tribunais angolanos para considerações categóricas sobre Angola e o caminho que os angolanos devem fazer mostra bem o quadro em que é feita esta discussão.
Actual
Onde é que nós já vimos<br>este filme?
Actual
Simplesmente…
Actual
Silêncios
Crónica Internacional
Direitos Humanos
A talhe de foice
Lá para a Lapa
Exigência e luta <br>para pôr fim à precariedade
Jovens de diferentes idades, vindos de todos os distritos, trabalhando em diversos sectores de actividade e muitos deles ainda estudantes, responderam ao apelo da Interjovem/CGTP-IN e manifestaram-se no dia 31, quinta-feira, à tarde, em Lisboa, realizando a primeira acção de rua da campanha contra a precariedade e por emprego com direitos, anunciada no 13.º Congresso da confederação.
Cartaz
Condição de desenvolvimento<br>e soberania
A renegociação da dívida pública nos seus prazos, juros e montantes é, para o PCP, uma condição essencial ao desenvolvimento do País e ao exercício pleno da soberania nacional. A proposta foi feita pela primeira vez pelo Partido há cinco anos e desde então «tem vindo a fazer caminho», destacou Jerónimo de Sousa na sessão pública que o PCP promoveu anteontem, 5, em Lisboa, na qual participaram também o membro do Comité Central Agostinho Lopes, o deputado Paulo Sá, o economista José Lourenço e os professores Ricardo Paes Mamede e Sandro Mendonça.
Um direito do povo
O serviço da dívida pública portuguesa é um fardo pesadíssimo que compromete o presente e o futuro do País. Esta foi uma das conclusões saídas da sessão pública anteontem promovida pelo PCP.
Hoje e sempre<br>os valores de Abril
O PCP assinalou com iniciativas várias o 40.º aniversário da Constituição da República. Ponto alto desse programa foi a sessão realizada domingo, 2, em Lisboa, com a participação do seu Secretário-geral, Jerónimo de Sousa.
O povo que a construiu a defenderá
O Partido a discutir o Congresso
Centenas de militantes do PCP participaram, faz hoje uma semana, na Casa do Alentejo, numa reunião de abordagem ao documento proposto para a primeira fase de discussão do XX Congresso do Partido, que se realiza a 2, 3 e 4 de Dezembro deste ano.
A Festa em preparação
O auditório da Junta de Freguesia de Olhão acolheu, no domingo, a reunião regional de quadros do Algarve do PCP sobre a preparação da Festa do Avante!.
Ousadia e determinação
Estímulo à unidade e à luta
A campanha nacional do PCP «Mais Direitos, Mais Futuro. Não à Precariedade» continua a desenvolver-se em todo o País, junto as empresas e locais de trabalho.
Reforçar e lutar em Gondomar
Travar o enfraquecimento da PJ
Medidas urgentes para a A 14
Simplesmente plural
Aviso e estímulo
As greves na Petrogal, na CelCat e na Inapal Plásticos tiveram elevados níveis de adesão, tal como se tinha verificado noutras lutas recentes, o que representa um aviso aos patrões.
Está mesmo aqui a EMEF
Para na prática dar coerência à declarada intenção de combater a precariedade, o Governo «não precisa de ir longe» e pode começar pelas empresas públicas que tutela.
Vitória na Efacec
Jornada da alimentação <br>e hotelaria
Horários atacados
Alerta no transporte fluvial
CGTP-IN celebra Constituição
Nacionalização do Novo Banco
O PCP voltou a defender a «nacionalização em definitivo do Novo Banco», argumentando que essa é a única solução que defende os interesses nacionais.
Pela conclusão das obras na EN 125
O Parlamento aprovou o projecto de resolução do PCP que recomenda ao Governo a rápida conclusão das obras de requalificação da Estrada Nacional 125.
Nem pressões nem ingerência
Formação médica especializada
Valorização da produção de medronho
Produzir para o «boneco»
Várias centenas de produtores de leite e carne manifestaram-se, no dia 31, em Braga, para alertar para a grave crise que o sector atravessa e apelar ao consumo de produtos nacionais.
Constituição de paz
O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) destaca o artigo 7.º Constituição da República Portuguesa (CRP), pelo que significa de contributo para a paz.
Ao serviço das populações
Os municípios de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal votaram contra a distribuição de dividendos do exercício de 2015 da AMARSUL, num total de mais de um milhão de euros.
Água pública
Utentes exigem <br>a reparação do IC1
O Alentejo tem futuro
Vítimas de precariedade laboral
Tribuna pública de estudantes
O voo de Gagárin na FLUL
Luta alarga-se em França
Apesar da chuva e do frio, trabalhadores, desempregados, estudantes e pensionistas saíram às ruas em 250 cidades de França para exigir a retirada da «lei do trabalho».
De 4 a 40
Pelo mesmo trabalho, o salário pode variar de um para dez consoante o país da União Europeia (UE), segundo decorre de um relatório do Eurostat, publicado dia 1.
Tata Steel fecha no Reino Unido
Cabala contra a Grécia
Notas (quase) soltas
Papéis do Panamá selectivos
O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (CIJI) divulgou no domingo, 3, documentos com nomes de personalidades e empresas alegadamente envolvidas em esquemas de evasão fiscal e branqueamento de capitais.
Roubo colossal aos estados
O escândalo «Papéis do Panamá» comprova a justeza das propostas do PCP no sentido de acabar com os paraísos fiscais.
Professores de Chicago em luta
Paramilitarismo genocida <br>ensombra paz na Colômbia
Solidariedade e esclarecimento
Anatomia de um golpe
«Afinal, das centenas de nomes da lista da Odebrecht, nenhum deles é o da presidente [Dilma Rousseff]. Por que raios querem derrubar a única pessoa que, até o momento presente, não está sendo investigada?» A pergunta, colocada pelo actor, humorista e escritor brasileiro Gregorio Duvivier na sua coluna de 28 de Março na Folha de S. Paulo, já deve ter ocorrido a muita gente, mas encontrar a resposta para a crise que abala o Brasil não é tarefa fácil, tal a mistificação com que o assunto é tratado na generalidade da comunicação social.