Em Braga, produtores exigem
a intervenção do Governo

Produzir para o «boneco»

Várias centenas de produtores de leite e carne manifestaram-se, no dia 31, em Braga, para alertar para a grave crise que o sector atravessa e apelar ao consumo de produtos nacionais.

«Os produtores estão a perder dinheiro para continuarem a produzir»

Image 20178

O protesto – promovido pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e pela Associação Portuguesa de Produtores de Leite e Carne (APPLC) – coincidiu com a abertura da 49.ª Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação (AGRO), que contou com a presença do ministro da Agricultura, Capoulas Santos.

À tarde, no Parque de Exposições de Braga, o governante encerrou o seminário «Produção pecuária, que futuro?», onde afirmou que o problema que afecta o sector leiteiro é europeu e que, por isso, deve ser revolvido com medidas europeias e não apenas nacionais. Entre as medidas defendidas, deu conta de «um prémio por vaca», num montante ainda por definir.

Em nota de imprensa, a CNA e a APPLC reafirmaram que «gravíssimos problemas do leite e da carne suína» não se resolvem com as «mezinhas» repetidamente anunciadas pela União Europeia e pelo Ministério da Agricultura.

Defendem, por isso, no plano europeu, a retoma de mecanismos públicos – como foram as «quotas leiteiras» – para controlar e repartir a produção de leite pelos estados-membros e pelos respectivos produtores de leite.

«O fim das “quotas leiteiras” muito contribui para a falta de escoamento do leite e para os preços muito baixos à produção», critica a CNA e a APPLC, informando que os preços à produção, em média, estão nos 26 cêntimos o litro do leite (mas com muitos produtores a terem de vender abaixo disso), enquanto os custos de produção atingem os 33 cêntimos o litro. Ou seja, os produtores estão a perder muito dinheiro para continuarem a produzir.

Por outro lado, asseguraram, é «necessário» e «possível» controlar e restringir «as importações que invadem o nosso País e até põem em causa a qualidade alimentar». «É isso mesmo que está a fazer a Espanha e a França em relação àquilo que importam», acrescentam.

A nível nacional, a CNA e a APPLC reclamaram a necessidade de «regulamentar pela via legislativa (Governo e Assembleia da República) e fiscalizar a actividade especulativa dos hipermercados que promovem as importações desnecessárias e esmagam, em baixa, os preços à produção nacional». Em relação aos custos de produção, «tem de haver um combate à especulação com os preços das rações, da sanidade animal, da electricidade, dos adubos», entre outros.

Solidariedade com a luta

Uma delegação do PCP – composta por João Frazão, da Comissão Política, Miguel Viegas, deputado no Parlamento Europeu, e Carlos Almeida, da DORB e vereador na Câmara de Braga – participou na acção dos produtores, manifestando solidariedade com a sua luta pelo direito a produzir e a um justo rendimento.

No local, Miguel Viegas sublinhou que, para além de medidas imediatas de apoio para atenuar os graves impactos que esta situação está a provocar, é fundamental a reintrodução de um sistema público de regulação do mercado, que assegure o direito de cada povo produzir, com qualidade, o necessário para alimentar a sua população.

O deputado comunista lembrou ainda que, relativamente à produção do Leite, Portugal é ainda hoje auto-suficiente em leite cru, apesar da redução de cerca de 90 por cento dos produtores, tendo ainda capacidade para assegurar a auto suficiência em produtos lácteos.

Medidas imediatas

  • Aumento da ajuda da Política Agrícola Comum (PAC) – ligada à produção – à vaca leiteira;
  • Promoção da compra pública, a preços compensadores, das vacas já fora da produção leiteira e dos vitelos;
  • Isenção temporária do pagamento das contribuições mensais dos produtores pecuários para a Segurança Social, sem perda de direitos, e não apenas a redução desses pagamentos em 50 por cento;
  • Retoma do «desconto-reembolso» no consumo da Electricidade «Verde»;
  • Linhas de crédito bonificado a longo prazo (15 ou 20 anos) para o desendividamento e para investimento dos produtores pecuários (e outros).




Mais artigos de: Nacional

Constituição de paz

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) destaca o artigo 7.º Constituição da República Portuguesa (CRP), pelo que significa de contributo para a paz.

Ao serviço das populações

Os municípios de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal votaram contra a distribuição de dividendos do exercício de 2015 da AMARSUL, num total de mais de um milhão de euros.

Água pública

A Câmara do Barreiro aprovou, no dia 30, uma moção que defende a «urgente reversão» dos processos de agregação dos sistemas multimunicipais de saneamento. No documento, aprovado por unanimidade, a autarquia reafirma a sua «solidariedade» para com todos...

Utentes exigem <br>a reparação do IC1

No dia 1, centenas de veículos participaram numa marcha lenta, promovida pela Comissão de Utentes do IC1 de Alcácer do Sal e Grândola, para exigir a reparação urgente do troço que atravessa os dois concelhos. Os participantes arrancaram, em...

O Alentejo tem futuro

Sob o lema «Mais Poder Local, mais democracia, melhor Alentejo», no sábado, 2, realizou-se em Tróia, Grândola, o Congresso do movimento AMAlentejo, iniciativa associada aos 40 anos da consagração do Poder Local Democrático. Durante os trabalhos, apenas dois dos 424...

Vítimas de precariedade laboral

Numa pergunta dirigida ao Governo, entregue no final do mês de Março na Assembleia da República, o Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) refere que cerca de metade dos funcionários do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro, na Tocha, concelho de...

Tribuna pública de estudantes

Dando continuidade à campanha por «Mais e Melhor Acção Social Escolar», no dia 20, às 13 horas, tem lugar, na Cantina Velha da Universidade de Lisboa, uma tribuna pública de estudantes. Depois de, no dia 15 de Março, ter sido decidido em sede de comissão...

O voo de Gagárin na FLUL

A Associação Iúri Gagárin vai comemorar o Dia da Cosmonáutica – 55.º aniversário do voo de Iúri Gagárin (12 de Abril de 1961) – com a celebração de um colóquio no dia 11, às 18h00, na sala 5.2 da Faculdade de Letras da...