Editorial

ALTERNATIVA COM A CDU

A política de direita do Governo agrava diariamente a situação política e social do País. Com o objectivo...
Opinião
Actual

Confiar na CDU, claro!

Como é sabido, desde há muito o PCP e a CDU, como portadores de uma prática política de trabalho, honestidade e...
Actual

Direito de escravizar

A Amnistia Internacional anunciou na semana passada que passou a defender a «descriminalização» daquilo a que chama...
Actual

Filantropia

A Altice, a multinacional francesa que comprou a PT, decidiu anunciar a abertura de Centros de Contacto no nosso País, designadamente...
A talhe de foice

A burla

A coligação PSD/CDS realizou-se porque os seus responsáveis viram que concorrer separados às próximas...
PCP

A Festa que vale a pena

É já daqui a duas semanas que abriremos as portas da 39.º edição da Festa do Avante! na Atalaia, Amora, Seixal. Nos dias 4, 5 e 6 de Setembro voltaremos a viver dias de intenso convívio, alegria e camaradagem que perdurarão de forma indelével na memória de todos os que a viverem. Dias que servirão igualmente para retemperar e acumular a força necessária para as batalhas que se aproximam.

Em Foco

Promover a educação, a cultura<br>e a investigação

O capítulo V do Programa Eleitoral do PCP é dedicado a três questões fundamentais para o desenvolvimento do País: educação, cultura e investigação. Trata-se de sectores que o Portugal de Abril começou a democratizar, mas que quatro décadas de política de direita têm vindo a remeter para o (quase) exclusivo domínio das elites. Também neste âmbito as propostas do PCP mostram que existe outro caminho, o caminho alternativo de que o País necessita.

Legislativas

Política ao serviço <br>dos trabalhadores e do povo

Jerónimo de Sousa participou na apresentação das listas de candidatos da Coligação PCP-PEV às eleições para a Assembleia da República (AR) pelos círculos eleitorais de Braga e do Algarve. Em ambas as iniciativas, o Secretário-geral do PCP salientou que a CDU está pronta a assumir todas as responsabilidades que o povo português decida atribuir-lhe na construção de uma alternativa patriótica e de esquerda e no governo do País.

Jornada de afirmação

Com a participação de Jerónimo de Sousa, no Algarve tiveram lugar, no sábado, 15, três importantes iniciativas da CDU, que envolveram muitas centenas de pessoas.

Dar voz a quem não a tem

Mais de 350 pessoas participaram, quinta-feira, no Jardim Público de Guimarães, numa sessão pública de apresentação da lista de candidatos da CDU pelo círculo eleitoral de Braga, encabeçada por Carla Cruz. O acto contou com a presença de Jerónimo de Sousa.

Lutar em defesa da Educação

Só com o reforço da CDU se poderá travar a destruição da Educação e da Escola Pública, assegurou Manuela Cunha, cabeça de lista da Coligação PCP-PEV pelo distrito de Portalegre.

Tempo de mudar com a CDU

Anteontem, 18, Jerónimo de Sousa participou em duas iniciativas da CDU no distrito do Porto. No jantar em Matosinhos e no comício em Vila Nova de Gaia, o Secretário-geral do PCP condenou a campanha de mistificação em torno dos dados do desemprego.

Breves

Reforçar a Coligação PCP-PEV A CDU organizou no dia 9, no Parque de Merendas de Nossa Senhora de Entráguas,...

Apoiamos a CDU

António Tereno – presidente da Câmara de Barrancos Berta Santos – dirigente da...
PCP

Migalhas não mitigam ruína

O PCP considera que o crescimento da economia portuguesa continua a ser muito insuficiente para recuperar da brutal destruição causada pelo pacto de agressão imposto pelas troikas, que veio agravar a política de direita tornando ainda mais urgente a ruptura.

Terra de paz rejeita a guerra

O PCP apela aos trabalhadores e à população do distrito de Setúbal para que repudiem com redobrada veemência a realização do exercício da NATO, que decorrerá ao largo da península entre 3 de Outubro e 6 de Novembro.

Parque Álvaro Cunhal

Foi inaugurado no dia 8 de Agosto, em Baleizão, concelho de Beja, o Parque Urbano Álvaro Cunhal....

PCP prossegue encontros

O PCP recebeu, segunda-feira, 17, na sede do Partido, a Federação dos Sindicatos do Sector das Pescas. Vasco Cardoso, da...

Levar a Festa ao Cabo

A Comissão Concelhia de Évora promoveu, no passado dia 24 de Julho, no Monte Alentejano, em Évora, um jantar de...

Uma Festa sem preconceitos

Enquanto inúmeros festivais e acontecimentos culturais por todo o País têm merecido grande destaque mediático, a...
Trabalhadores

Enfermeiros mantêm greves

Face às primeiras greves regionais, o ministro da Saúde produziu declarações falsas, desencadeou chantagem, mas nada mudou na falta de resposta aos enfermeiros e ao SEP/CGTP-IN, que confirmaram as paralisações no Centro e no Norte.

Mais ânimo pelo serviço público

A anulação do concurso para subconcessão da STCP e da Metro do Porto representa uma derrota do Governo e dá uma maior confiança para a luta em defesa do serviço público de transportes, comentou a Fectrans/CGTP-IN.

Em greve no feriado

No dia 15, sábado, voltaram a fazer greve muitos trabalhadores de empresas que asseguram o funcionamento de cantinas em hospitais e...

Greve na Naveprinter

Tal como tinham decidido em plenário, os trabalhadores da Naveprinter, na Maia, fizeram greve no dia 14,...

Polícias exigem Estatuto

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) e as outras três estruturas (SPP, SIAP e SVCP) que...

Laboratório Militar

O Steffas/CGTP-IN vai realizar na próxima semana um plenário de trabalhadores para discutir a extinção do...
Assembleia da República

Reconfigurar em favor do capital

A pretexto de um falso combate ao Estado paralelo, o Governo o que fez nestes quatro anos foi atacar o próprio Estado, as suas funções sociais, os serviços públicos.

Nacional

AI ofende dignidade das mulheres

O MDM considera que, ao instar os governos de todo o mundo a adoptar políticas de descriminalização total da «indústria do sexo», a Amnistia Internacional optou por ficar do lado da multibilionária organização internacional do comércio sexual.

Defender a produção

Na análise às estatísticas divulgadas pelo INE relativas a 2014, a CNA destaca a baixa de três por cento no rendimento da actividade agrícola por unidade de trabalho ano (UTA), bem como a redução média de seis por cento nos preços à produção, por comparação com 2013.

Não à escalada belicista

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) revela, em comunicado, que a NATO, «aliança belicista,...
Europa

Conflito iminente

Após uma semana em que as cotações da carne de suíno estiveram suspensas, os produtores franceses esperam que a intervenção do governo ponha fim à crise no sector.

Internacional

Brasil hoje na rua pela democracia

«Em defesa da democracia e por mais conquistas sociais» é a palavra de ordem dos movimentos sociais, sindicais e juvenis para a manifestação nacional de hoje, 20, no Brasil.

Uma nova etapa

O secretário de Estado John Kerry presidiu na sexta-feira, 14, à cerimónia de hasteamento da bandeira norte-americana na...
Temas

Fiscalizar é crucial para a verdade do voto

É bem conhecida a farsa que era no nosso País o processo eleitoral no fascismo. «Eleições» em que era comum a chapelada, em que até os mortos e ausentes votavam pela mão de legionários, em que os opositores eram banidos dos cadernos, as mesas de voto selectivamente escolhidas, as contagens viciadas.
Alterada que foi radicalmente esta realidade com a Revolução do 25 de Abril, nem por isso foi erradicado por completo o quadro de graves limitações ao exercício das liberdades democráticas por parte das forças reaccionárias e conservadoras. Boicotes a sessões de esclarecimento, acções de intimidação e coação, ilegalidades de variada ordem, discriminação e silenciamento pela comunicação social, abuso de poder, pressões religiosas contam-se entre as práticas atentatórias ao sentido genuíno do voto dos portugueses que estiveram presentes em muitos actos eleitorais já em democracia.
Mas será que faz sentido, hoje, 41 anos depois da Revolução do 25 de Abril, abordar este tema? Será que o risco de práticas fraudulentas é assim tão grande que justifique uma atenção renovada na fiscalização do processo eleitoral por forma a garantir o mais possível a verdade do escrutínio, no respeito pela vontade dos portugueses?
A resposta a estas questões é clara: faz todo o sentido e há todas as razões para trazer o tema para primeiro plano. Mais ainda, agora, que estamos a pouco mais de um mês dessa batalha importantíssima que são as legislativas do próximo dia 4 de Outubro. Sobre isso não têm qualquer dúvida os nossos interlocutores, Eugénio Pisco, membro do CC e da Comissão Eleitoral do PCP, e João Almeida, membro da Comissão Nacional de Eleições, indicado pelo PCP.
E foi exactamente por aí que começou a entrevista dada por ambos ao Avante!.

Argumentos
TVisto

Hiroxima, sempre

Há crimes que podem ser esquecidos, há crimes que podem ser perdoados, mas há crimes que não podem ser perdoados...
Memória
Festa do Avante!

Ponto de encontro para a luta

Espaço da organização revolucionária juventude – a Juventude Comunista Portuguesa –, a Cidade da Juventude afirma-se na Festa do Avante! pelo conteúdo político mobilizador, confirmando-se, durante três dias, como ponto de encontro para a luta que continua.

Solidariedade de classe

O Espaço Internacional da Festa do Avante! volta a ser palco privilegiado da solidariedade internacionalista. Os comunistas portugueses e todos os visitantes da Festa do Avante! têm a oportunidade de conviver com representantes de dezenas de partidos comunistas e forças progressistas de todo o mundo.

Aconteceu

Sol da Caparica repete êxito

O festival «O Sol da Caparica» terminou no domingo, 16, com mais uma enchente de público, repetindo o êxito da...

Reuniões e iniciativas

   Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Quinta-feira, 20...

A semana em resumo

Frases

“Deixe-se de invocar falta de recursos por parte da União Europeia – ela que...