Produção portuguesa premiada em Locarno
O filme «Cosmos», do polaco Andrzej Zulawski, produzido por Paulo Branco e rodado em Portugal, com actores portugueses, conquistou, dia 15, o Leopardo para Melhor Realização no Festival de Locarno (Suíça).
«Cosmos», uma comédia baseada no romance homónimo de Witold Gobrowicz, assinala o regresso de Andrzej Zulawski ao cinema, após 15 anos sem filmar.
«Maria do Mar», de João Rosas, uma curta-metragem de ficção, foi outro dos filmes portugueses em competição, na secção novos realizadores.
Fora de competição, Locarno contou ainda com três outros filmes de produção portuguesa: «A Glória de Fazer Cinema em Portugal», de Manuel Mozos, «Undisclosed Recipients», de Sandro Aguilar, e «Noite Sem Distância», do espanhol Lois Patiño.