CDU opõe-se à municipalização

Lutar em defesa da Educação

Só com o re­forço da CDU se po­derá travar a des­truição da Edu­cação e da Es­cola Pú­blica, as­se­gurou Ma­nuela Cunha, ca­beça de lista da Co­li­gação PCP-PEV pelo dis­trito de Por­ta­legre.

Cada es­cola que de­sa­pa­rece leva à perda de vida nas al­deias

Em con­fe­rência de im­prensa, re­a­li­zada no dia 13 junto à en­trada da Es­cola Bá­sica Ana Maria Fer­reira Gordo, a também di­ri­gente do Par­tido Eco­lo­gista «Os Verdes» (PEV) falou sobre a mu­ni­ci­pa­li­zação do en­sino.

Em causa está o facto de os mu­ni­cí­pios do Crato e de Sou­selas terem as­si­nado com o Go­verno os con­tratos inter-ad­mi­nis­tra­tivos de de­le­gação de com­pe­tên­cias, con­tratos estes que foram alvo de uma pro­vi­dência cau­telar por parte do Sin­di­cato dos Pro­fes­sores da Zona Sul (SPZS) e con­tes­tados pelos eleitos lo­cais da CDU. Na As­sem­bleia da Re­pú­blica, PCP e PEV também se opu­seram à mu­ni­ci­pa­li­zação do en­sino e apre­sen­taram Pro­jectos de Re­so­lução para a travar, por con­si­de­rarem que é um ataque à Es­cola Pú­blica e ao di­reito à Edu­cação para todos.

«A von­tade do Go­verno PSD-CDS, que en­contra também aco­lhi­mento no PS, tal como se ve­ri­fica aqui no Crato e nou­tras câ­maras de mai­oria PS, de “sa­cudir a água do ca­pote” com o “Pro­grama Apro­ximar Edu­cação” e passar a Edu­cação para os mu­ni­cí­pios a pre­texto da pro­moção de uma “di­ver­si­fi­cação da oferta edu­ca­tiva e for­ma­tiva e de­fi­nição de planos cur­ri­cu­lares”, re­pre­senta uma des­res­pon­sa­bi­li­zação clara do Es­tado, mu­ni­ci­pa­li­zando tran­si­to­ri­a­mente essa função para pro­gres­si­va­mente ir abrindo ca­minho à pri­va­ti­zação do en­sino», de­nun­ciou a can­di­data.

Aos jor­na­listas, Ma­nuel Cunha ma­ni­festou ainda pre­o­cu­pação e in­dig­nação com o en­cer­ra­mento de mais es­colas no dis­trito de Por­ta­legre. «Cada es­cola que de­sa­pa­rece leva a uma perda de vida nas al­deias ou bairros onde ela se in­seria, a um au­mento do per­curso e das horas pas­sadas fora de casa pelas cri­anças e ao con­se­quente au­mento do seu can­saço, a uma quebra da re­lação entre a fa­mília e a es­cola e a uma maior con­cen­tração de cri­anças e jo­vens de idades muito di­fe­ren­ci­adas no mesmo es­paço, o que é ge­rador de pro­blemas», la­mentou.


Mais força em Por­ta­legre

Ma­nuela Cunha, ca­beça de lista da CDU pelo cír­culo elei­toral de Por­ta­legre, acom­pa­nhada pelos também can­di­datos Joel Mo­riano e Sílvia Feliz, es­teve reu­nida, no dia 11, com o Co­men­dador Rui Na­beiro, tendo re­a­li­zado pos­te­ri­or­mente uma vi­sita ao Centro de Ci­ência do Café e à Fá­brica da Delta, em Campo Maior.

No dia 8, a can­di­da­tura da Co­li­gação PCP-PEV, de­pois de con­tactos com as po­pu­la­ções em Ponte de Sor e Alter do Chão, marcou pre­sença no Fes­tival An­danças, em Cas­telo de Vide, e nas festas de Verão do Pé da Serra e de Al­pa­lhão, no con­celho de Niza.

No dia 30 de Julho, Ma­nuela Cunha e Joel Mo­riano vi­si­taram o Hos­pital Dr. José Maria Grande, em Por­ta­legre, e es­ti­veram reu­nidos com a Ad­mi­nis­tração da Uni­dade Local de Saúde do Norte Alen­te­jano.




Mais artigos de: Legislativas

Política ao serviço <br>dos trabalhadores e do povo

Je­ró­nimo de Sousa par­ti­cipou na apre­sen­tação das listas de can­di­datos da Co­li­gação PCP-PEV às elei­ções para a As­sem­bleia da Re­pú­blica (AR) pelos cír­culos elei­to­rais de Braga e do Al­garve. Em ambas as ini­ci­a­tivas, o Se­cre­tário-geral do PCP sa­li­entou que a CDU está pronta a as­sumir todas as res­pon­sa­bi­li­dades que o povo por­tu­guês de­cida atri­buir-lhe na cons­trução de uma al­ter­na­tiva pa­trió­tica e de es­querda e no go­verno do País.

Jornada de afirmação

Com a par­ti­ci­pação de Je­ró­nimo de Sousa, no Al­garve ti­veram lugar, no sá­bado, 15, três im­por­tantes ini­ci­a­tivas da CDU, que en­vol­veram muitas cen­tenas de pes­soas.

Dar voz a quem não a tem

Mais de 350 pes­soas par­ti­ci­param, quinta-feira, no Jardim Pú­blico de Gui­ma­rães, numa sessão pú­blica de apre­sen­tação da lista de can­di­datos da CDU pelo cír­culo elei­toral de Braga, en­ca­be­çada por Carla Cruz. O acto contou com a pre­sença de Je­ró­nimo de Sousa.

Tempo de mudar com a CDU

An­te­ontem, 18, Je­ró­nimo de Sousa par­ti­cipou em duas ini­ci­a­tivas da CDU no dis­trito do Porto. No jantar em Ma­to­si­nhos e no co­mício em Vila Nova de Gaia, o Se­cre­tário-geral do PCP con­denou a cam­panha de mis­ti­fi­cação em torno dos dados do de­sem­prego.

Forte dinâmica <br>no distrito do Porto

Jorge Machado, primeiro candidato da lista da CDU pelo círculo eleitoral do Porto, tem contactado, nos últimos dias, com diversos empresários da indústria, do comércio, dos serviços e da restauração, aprofundando o conhecimento da...

Direito a habitação condigna

A CDU esteve no dia 9 no Bairro da Emboladoura, em Gondar, Guimarães, numa acção de contacto com a população. Pedro Ribeiro, segundo candidato pelo coligação PCP-PEV pelo distrito de Braga, teve a oportunidade de conversar com a...

Valorizar as funções sociais do Estado

Nuno Libório, candidato da CDU pelo círculo eleitoral do distrito de Lisboa, visitou na segunda-feira, 17, as instalações da Associação Promotora de Apoio à Terceira Idade, na Castanheira do Ribatejo, e contactou com dirigentes e trabalhadores da...

Breves

Reforçar a Coligação PCP-PEV A CDU organizou no dia 9, no Parque de Merendas de Nossa Senhora de Entráguas, em Válega, um convívio-pic-nic. A iniciativa contou com a presença e intervenção de Renata Costa, quinta candidata da Coligação...

Apoiamos a CDU

António Tereno – presidente da Câmara de Barrancos Berta Santos – dirigente da Avidouro Carlos Cardoso – ex-treinador de futebol Carlos Coutinho – presidente da Câmara de Benavente Carlos Humberto –...