Uma Festa sem preconceitos

En­quanto inú­meros fes­ti­vais e acon­te­ci­mentos cul­tu­rais por todo o País têm me­re­cido grande des­taque me­diá­tico, a Festa do Avante! apro­xima-se ra­pi­da­mente sem que a sua pre­sença nos ór­gãos de co­mu­ni­cação so­cial cor­res­ponda mi­ni­ma­mente à sua di­mensão, quer po­lí­tica quer cul­tural.

O tra­ta­mento pela im­prensa tem sido feito de forma quase ex­clu­siva como se fosse uma outra ini­ci­a­tiva po­lí­tico-par­ti­dária en­trin­chei­rada na de­sig­nação de «ren­trée». Mas a Festa do Avante!, com o seu amplo e vasto pro­grama cul­tural, da mú­sica à gas­tro­nomia, do ci­nema aos de­bates, do te­atro às artes plás­ticas, é muito mais do que isso. O pre­con­ceito com que é abor­dada pela co­mu­ni­cação so­cial na­ci­onal é claro, par­ti­cu­lar­mente quando se com­para com o des­taque que é dados aos fes­ti­vais de mú­sica. Mas a Festa é muito mais que um fes­tival de mú­sica ou mais uma ini­ci­a­tiva do PCP, e todos os que a co­nhecem sabem-no bem. Ao con­trário do que tentam vender, não se trata de um re­gresso à in­ter­venção po­lí­tica pelo PCP: não só pelo muito que a Festa ofe­rece, mas também porque o Par­tido não fecha para fé­rias – como a pró­pria cons­trução e pre­pa­ração da Festa o de­monstra.

Desde Março já foram en­vi­adas aos ór­gãos de co­mu­ni­cação so­cial oito notas de im­prensa: desde o lan­ça­mento da EP, pas­sando pelas vá­rias ex­pres­sões cul­tu­rais, até ao con­certo de sexta-feira «A Festa vai ao Ci­nema». Desta pe­quena amostra das ra­zões pelas quais o pri­meiro fim-de-se­mana de Se­tembro está mar­cado há muito na agenda de tantos – mu­lheres e ho­mens de todas as idades, com ou sem par­tido – pouco se viu na im­prensa na­ci­onal e fomos as­sis­tindo a um apa­ga­mento es­ma­gador da di­ver­si­dade que está pa­tente na Festa. Essa mesma im­prensa na­ci­onal, par­ti­cu­lar­mente as te­le­vi­sões, pro­curou ocultar do País a con­fe­rência de im­prensa de apre­sen­tação da edição deste ano, quando poucos dias antes apre­sen­tavam com grande des­taque uma ini­ci­a­tiva idên­tica de um fes­tival de mú­sica em Lisboa e apre­sentam como no­vi­dade em certos eventos o des­taque dado à mú­sica por­tu­guesa e ao aco­lhi­mento das fa­mí­lias, o que sempre foi ca­rac­te­rís­tico da Festa do Avante!.

Mas se a Festa tem sido me­no­ri­zada pela co­mu­ni­cação so­cial na­ci­onal, são cada vez mais os ór­gãos de im­prensa al­ter­na­tiva e es­pe­ci­a­li­zada, os blogs e os ór­gãos lo­cais e re­gi­o­nais que a têm re­co­nhe­cido como acon­te­ci­mento único no pa­no­rama na­ci­onal.

Faltam ainda al­gumas se­manas para a Festa e a partir de agora te­remos que estar pre­pa­rados para que, à se­me­lhança de ou­tros anos, o tra­ta­mento me­diá­tico vá so­frendo al­te­ra­ções. A di­mensão e pro­jecção da Festa pode obrigar a que o tra­ta­mento dos seus três dias seja mais pro­fundo, ainda que não se dispa de ten­ta­tivas de a ca­ri­ca­turar e aos que as­se­guram a sua cons­trução e fun­ci­o­na­mento. Mas se não po­demos deixar de o de­nun­ciar, a me­lhor forma que cada um de nós tem para des­montar os vá­rios pre­con­ceitos e ró­tulos que a im­prensa tenta impor à Festa é levar con­nosco todos os que pu­dermos, que de lá hão-de sair com uma cer­teza – não há Festa como esta!




Mais artigos de: PCP

Migalhas não mitigam ruína

O PCP con­si­dera que o cres­ci­mento da eco­nomia por­tu­guesa con­tinua a ser muito in­su­fi­ci­ente para re­cu­perar da brutal des­truição cau­sada pelo pacto de agressão im­posto pelas troikas, que veio agravar a po­lí­tica de di­reita tor­nando ainda mais ur­gente a rup­tura.

Terra de paz rejeita a guerra

O PCP apela aos tra­ba­lha­dores e à po­pu­lação do dis­trito de Se­túbal para que re­pu­diem com re­do­brada ve­e­mência a re­a­li­zação do exer­cício da NATO, que de­cor­rerá ao largo da pe­nín­sula entre 3 de Ou­tubro e 6 de No­vembro.

Parque Álvaro Cunhal

Foi inaugurado no dia 8 de Agosto, em Baleizão, concelho de Beja, o Parque Urbano Álvaro Cunhal. Na sua intervenção, João Rocha, presidente da Câmara Municipal, expressou a satisfação da autarquia por atribuir ao destacado dirigente...

PCP prossegue encontros

O PCP recebeu, segunda-feira, 17, na sede do Partido, a Federação dos Sindicatos do Sector das Pescas. Vasco Cardoso, da Comissão Política, que com José Teles, do Comité Central, integrou a delegação do PCP, revelou que no centro da conversa esteve o...

Divulgação da Festa do Avante!

A par da intervenção política, no quadro da qual se intensifica a campanha de contacto directo e de massas do PCP-PEV, as organizações do Partido estão a realizar dezenas de acções de divulgação da Festa do Avante!. É o caso das levadas a cabo...

Levar a Festa ao Cabo

A Comissão Concelhia de Évora promoveu, no passado dia 24 de Julho, no Monte Alentejano, em Évora, um jantar de angariação de fundos para a compra da Quinta do Cabo. Mais de uma centena de pessoas, entre militantes e amigos do PCP e da Festa do Avante!, participaram na iniciativa,...