• Alexandre Araújo
    Membro do Secretariado

A Festa do Avante! é aberta
à participação de todos
A Festa que vale a pena

É já daqui a duas semanas que abriremos as portas da 39.º edição da Festa do Avante! na Atalaia, Amora, Seixal. Nos dias 4, 5 e 6 de Setembro voltaremos a viver dias de intenso convívio, alegria e camaradagem que perdurarão de forma indelével na memória de todos os que a viverem. Dias que servirão igualmente para retemperar e acumular a força necessária para as batalhas que se aproximam.

Até lá, temos ainda pela frente duas semanas de um exigente trabalho de preparação da Festa! para que tudo esteja pronto e nas melhores condições para receber o seus milhares de visitantes. Trabalho a desenvolver na Atalaia, onde desde o mês de Junho muitas centenas de militantes e amigos participam nas jornadas de trabalho de construção da Festa, e onde é já possível descobrir as formas renovadas desta Festa do Avante!

Trabalho ainda a desenvolver em todas as organizações, ultimando os conteúdos da sua participação na Festa enriquecendo toda a diversidade cultural, gastronómica, desportiva e política que a caracteriza, preparando excursões e outras formas organizadas de deslocação para a Festa, e ainda, progredindo na mobilização de todo o Partido para assegurar a multiplicidade de serviços que o êxito da Festa exige.

Mas, sobretudo, fazendo ainda crescer a divulgação da nossa Festa! desde a data e o local da sua realização, as extraordinárias condições que ela oferece aos que a visitam no magnífico espaço da Atalaia e a variedade e amplitude do seu programa político e cultural. Estas são, seguramente, razões para alargar a venda das EP e assegurar a participação de todos os que, alicerçados nas suas próprias motivações, podem ainda ser ganhos para participar na Festa.

Aberta a todos

A Festa do Avante! é aberta à participação de todos. Todos os que, reconhecendo a importância do momento político que vivemos, querem contribuir para fazer desta Festa! uma grande realização dos comunistas portugueses, um extraordinário momento da afirmação da CDU com vista às eleições legislativas de 4 Outubro e de luta pela ruptura com a política de direita e por uma política patriótica e de esquerda por um Portugal com futuro e de afirmação dos valores de Abril.

A todos os que não prescindem do reencontro e convívio com amigos e camaradas que só a Festa permite. Dos que não dispensam a oportunidade de visitar Portugal inteiro, do Minho ao Algarve, dos Açores à Madeira em apenas três dias, usufruindo o melhor da gastronomia nacional, dos produtos regionais e do artesanato de cada região.

A todos aqueles que reconhecem o valor ímpar do programa cultural da Festa. Desde logo o amplo e diversificado programa de espectáculos que continua a valorizar a música portuguesa. De todos os que não querem perder o espectáculo de abertura da Festa no «Palco 25 Abril», que se tornou já uma tradição, e que este ano se propõe levar a Festa! ao cinema pela mão da Orquestra Sinfonietta de Lisboa, dirigida pelo Maestro Vasco Pearce de Azevedo, que interpretará obras que o cinema tornou conhecidas de todos.

A todos os que gostam de percorrer os 10 palcos da Festa, «descobrindo» as bandas vencedoras do concurso promovido pela JCP que actuarão no «Palco Novos Valores», a diversidade e riqueza etnográfica do País com a presença de ranchos folclóricos no «Palco Arraial» ou o Cante Alentejano, presença de sempre na Festa e agora Património Cultural Imaterial da Humanidade, e que a Festa dará destaque.

A todos aqueles que, muito para lá da música e dos espetáculos, gostam de percorrer as várias exposições que estarão disponíveis na Festa!: de arte de rua e a 19.º Bienal no Espaço das Artes Plásticas; de evocação dos 70 anos da vitória sobre o nazi-fascismo no Espaço Internacional; a exposição «Luta Luz Futuro» no Espaço Ciência, ou no Espaço Central a grande Exposição «A força do povo soluções para um Portugal com futuro» que sintetiza as propostas do PCP para uma verdadeira alternativa; ou ainda assistir a um espectáculo de teatro ou cinema, participar nos mais de 30 debates sobre temas de actualidade nacional e internacional, no lançamento de vários livros, ou no amplo programa de desporto que aí terá lugar .

Esta Festa será ainda a primeira oportunidade para os visitantes da Festa! conhecerem o novo Espaço da Quinta do Cabo, que estará aberto nas manhãs de sábado e domingo. A Quinta do Cabo, cuja utilização efectiva para a Festa! se verificará no próximo ano quando assinalarmos o seu 40.º aniversário, está a ser adquirida na base de uma campanha nacional de fundos que ainda decorre e criará melhores condições para que a Festa vença limitações, se alargue e valorize. Para a concretização deste objectivo é importante que continuem a chegar mais e valiosas contribuições e sugestões das organizações e membros do Partido, dos seus amigos e visitantes.

Esta será, sem dúvida, uma edição da Festa do Avante! que valerá pena ser vivida, por aqueles que ainda não a conhecem, e que a participação na Festa permitirá ultrapassar as melhores expectativas.

Uma Festa que merece ser vivida também por todos os que a acompanham à várias edições e não dispensam fazer parte desta realização que é sua, bela, e única porque, como não nos cansamos de repetir, ano após ano, «Não há é festa como esta!».




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: