Breves
A CDU organizou no dia 9, no Parque de Merendas de Nossa Senhora de Entráguas, em Válega, um convívio-pic-nic. A iniciativa contou com a presença e intervenção de Renata Costa, quinta candidata da Coligação PCP-PEV pelo círculo eleitoral de Aveiro, que falou da actual situação política nacional, descreveu em linhas gerais o Programa Eleitoral do PCP e apontou as medidas urgentes propostas pela CDU. Por seu lado, Carlos Ramos, da Comissão Concelhia de Ovar do PCP, denunciou a profunda crise social e económica que se agravou na actual Legislatura.
O momento contou ainda com a actuação dos músicos Fernando Ribeiro e Paulo Gouson.
Mónica Ramôa, primeira candidata da CDU pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, esteve reunida, no dia 10, com o presidente da direcção, o tesoureiro e o secretário da Associação Distrital de Agricultores de Castelo Branco, José Mesquita Milheiro, Aníbal Cabral e Manuel Mesquita Martins, respectivamente.
Os representantes dos agricultores informaram a cabeça de lista que um dos maiores problemas que a agricultura enfrenta no distrito são o preço dos factores de produção, que são muito caros, a introdução de portagens na A23 e o facto de as medidas do Governo não estarem em consonância com a produção real. Salientaram ainda que a questão da fiscalidade é um constrangimento à actividade agrícola, assim como o facto de o regadio da Cova da Beira ainda não estar completo.
Entre outras propostas, o PCP defende a conclusão e a adequação do regadio da Cova da Beira, a criação de um estatuto específico para a agricultura familiar, a recuperação das quotas leiteiras e direitos de plantação de vinha.
No dia 12, as candidatas Mónica Ramôa e Marisa Tavares reuniram com Sérgio Novo e Maria do Carmo Teixeira, da ASTA – Associação de Teatro e Outras Artes, na Covilhã.
Para o PCP, a questão central do investimento na cultura e da estruturação de um Serviço Público de Cultura deve traduzir-se numa política de criação e democratização cultural, de transformação, emancipação e liberdade para a qual se propõe várias medidas e, uma delas, de urgência: garantir 1% do Orçamento do Estado para a cultura.
Afirmar a alternativa
Valter Loios, candidato da CDU pelo distrito de Évora, participou, nos últimos dias, em diversas acções de campanha junto dos trabalhadores da Tyco, da Segurança Social, do Hospital Espírito Santo, em Évora, e das câmaras municipais de Vendas Novas e de Arraiolos.
Simultaneamente, os candidatos da Coligação PCP-PEV por aquele distrito estiveram ainda nas festas do Redondo, Abana Viana, Santana do Campo, Aldeia da Serra, Landeira, Vimieiro, assim como nas feiras de Alcáçovas e de Arraiolos e na Sardinhada/CDU em Mora.
Esclarecer e mobilizar
Miguel Viegas e Manuel Pires da Rocha, cabeças de lista da CDU pelos círculos eleitorais de Aveiro e Coimbra, respectivamente, participaram, na passada semana, na Granja do Ulmeiro, Soure, num debate sobre o euro. Dias antes, o candidato do distrito de Coimbra esteve em contacto com a população na Feira de Portomar, Mira.
Junto das populações
No dia 11, Ricardo Lume, primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral da Madeira, e Edgar Silva, deputado do PCP no Parlamento Regional, estiveram no Campo da Barca, centro do Funchal, para denunciar as graves situações de falta de habitação, um direito que continua a ser negado a milhares de madeirenses. A Coligação PCP-PEV defende um plano regional de habitação com verbas do Estado.
Confiança e alegria
Activistas da CDU realizaram na sexta-feira, 14, uma acção de contactos com a população de Abrigada e Cabanas de Torres, Alenquer. Na iniciativa foi distribuído o jornal «A força do povo».)
CDU avança
A Juventude CDU realizou, no dia 15, um desfile nas Festas Populares de Amora. A acção contou com a presença de Paula Bravo e de outros candidatos da Coligação PCP-PEV pelo círculo eleitoral de Setúbal, assim como de Joaquim Santos, presidente da Câmara do Seixal.