Mudança necessária no Algarve

Jornada de afirmação

Com a par­ti­ci­pação de Je­ró­nimo de Sousa, no Al­garve ti­veram lugar, no sá­bado, 15, três im­por­tantes ini­ci­a­tivas da CDU, que en­vol­veram muitas cen­tenas de pes­soas.

PS, PSD e CDS tentam, mais uma vez, en­ganar os al­gar­vios

Em Monte Gordo, con­celho de Vila Real de Santo An­tónio, re­a­lizou-se o já ha­bi­tual Con­vívio de Verão, que, num es­paço de lazer ao ar livre, reuniu cerca de 300 ac­ti­vistas da Co­li­gação PCP-PEV.

Se­guiu-se uma vi­sita à Feira Me­di­eval de Silves, or­ga­ni­zada pela Câ­mara Mu­ni­cipal, de mai­oria CDU. Ali foi pos­sível con­tactar com os muitos vi­si­tantes e ven­de­dores pre­sentes no cer­tame.

No final do dia teve lugar um grande jantar-co­mício no Pa­vi­lhão da FISSUL, em Silves, que contou com a par­ti­ci­pação de mais de 450 pes­soas e que serviu para apre­sentar a lista da CDU pelo Al­garve, en­ca­be­çada por Paulo Sá, de 50 anos, pro­fessor na Uni­ver­si­dade do Al­garve.

Ca­ta­rina Mar­ques (38 anos, pro­fes­sora), Joana San­ches (34 anos, en­fer­meira), Brasão Costa (63 anos, mé­dico), Fi­lipe Mar­tins (35 anos, agente imo­bi­liário), Paula Longa (59 anos, mé­dica), Luísa Luís (43 anos, pro­fes­sora), Tiago Ja­cinto (35 anos, ope­rário po­li­va­lente), Luís Santos (34 anos, em­pre­gado de co­mércio), Ma­tilde Men­donça (68 anos, re­for­mada), José Rai­mundo (66 anos, ma­ris­cador), Ma­nuel An­tónio (58 anos, ope­rário na Câ­mara de Vila Real de Santo An­tónio), Ana Viana (50 anos, téc­nica su­pe­rior) e Ri­cardo Mar­tins (22 anos, li­cen­ciado em ci­ên­cias da co­mu­ni­cação) com­pletam a lista da Co­li­gação PCP-PEV, cuja man­da­tária é Rosa Palma, pre­si­dente da Câ­mara de Silves.

Si­tu­ação dra­má­tica

De­pois de Paula Vi­lal­longa, do Par­tido Eco­lo­gista «Os Verdes», in­ter­veio Paulo Sá, que alertou para a de­gra­dação dos cui­dados de saúde no Al­garve. Como exemplo, falou da re­cente de­cisão de sus­pender a as­sis­tência às grá­vidas no Hos­pital de Faro du­rante os meses de Agosto e Se­tembro, re­en­ca­mi­nhando-as para um hos­pital pri­vado. «Desta forma, o Go­verno não só de­bi­lita o Ser­viço Na­ci­onal de Saúde (SNS), im­pe­dindo-o de cum­prir de forma ade­quada a sua função, como fa­vo­rece as uni­dades de saúde pri­vadas, trans­for­mando a saúde num ne­gócio», de­nun­ciou.

Je­ró­nimo de Sousa ma­ni­festou con­fi­ança que a CDU irá eleger no­va­mente um de­pu­tado pelo Al­garve, au­men­tando o nú­mero de votos e a per­cen­tagem.

Vila Real de Santo An­tónio
De­fender os al­gar­vios

No Con­vívio de Verão, re­a­li­zado no sá­bado na Mata de Monte Gordo, com a pre­sença de Je­ró­nimo de Sousa, Paulo Sá va­lo­rizou o in­tenso tra­balho de­sen­vol­vido na As­sem­bleia da Re­pú­blica pela CDU nos con­ce­lhos do Baixo Gua­diana.

Como exemplo, o pri­meiro can­di­dato deu conta da apre­sen­tação de três pro­jectos de re­so­lução, um dos quais pro­punha a di­na­mi­zação da ac­ti­vi­dade por­tuária como ins­tru­mento de de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico da re­gião al­garvia. «Pro­pu­semos a va­lo­ri­zação do Porto Co­mer­cial de Vila Real de Santo An­tónio, nas va­lên­cias ma­rí­timo-tu­rís­ticas e de trans­porte de pas­sa­geiros, assim como a re­a­li­zação de dra­ga­gens vi­sando repor as con­di­ções de na­ve­ga­bi­li­dade do rio Gua­diana desde a barra até ao Po­marão», in­formou.

Nos ou­tros dois pro­jectos de lei, o Grupo Par­la­mentar do PCP re­co­mendou ainda ao Go­verno a cons­trução da Ponte In­ter­na­ci­onal do Gua­diana entre Al­coutim e San­lúcar – um pro­jecto que teria um im­pacto im­por­tan­tís­simo na di­na­mi­zação da eco­nomia local e na fi­xação da sua po­pu­lação – e que apoi­asse a cul­tura da fi­gueira-da-índia, que po­deria dar um con­tri­buto re­le­vante para a di­na­mi­zação da eco­nomia dos con­ce­lhos de Al­coutim e de Castro Marim e per­mi­tiria aos pro­pri­e­tá­rios de terras in­cultas ou su­ba­pro­vei­tadas obter um ren­di­mento sig­ni­fi­ca­tivo e sus­ten­tável.

Na úl­tima Le­gis­la­tura, foram ainda re­a­li­zadas meia cen­tena de reu­niões, vi­sitas e con­tactos com di­versas en­ti­dades e or­ga­ni­za­ções.

A en­cerrar a ini­ci­a­tiva, Je­ró­nimo de Sousa su­bli­nhou, entre muitos ou­tros as­pectos, a hi­po­crisia do Go­verno, que pre­tende cri­mi­na­lizar o «aban­dono de idosos» quando este foi o pri­meiro, pela sua po­lí­tica de em­po­bre­ci­mento e ex­plo­ração, a con­duzir mi­lhares de idosos a uma si­tu­ação in­sus­ten­tável.




Mais artigos de: Legislativas

Política ao serviço <br>dos trabalhadores e do povo

Je­ró­nimo de Sousa par­ti­cipou na apre­sen­tação das listas de can­di­datos da Co­li­gação PCP-PEV às elei­ções para a As­sem­bleia da Re­pú­blica (AR) pelos cír­culos elei­to­rais de Braga e do Al­garve. Em ambas as ini­ci­a­tivas, o Se­cre­tário-geral do PCP sa­li­entou que a CDU está pronta a as­sumir todas as res­pon­sa­bi­li­dades que o povo por­tu­guês de­cida atri­buir-lhe na cons­trução de uma al­ter­na­tiva pa­trió­tica e de es­querda e no go­verno do País.

Dar voz a quem não a tem

Mais de 350 pes­soas par­ti­ci­param, quinta-feira, no Jardim Pú­blico de Gui­ma­rães, numa sessão pú­blica de apre­sen­tação da lista de can­di­datos da CDU pelo cír­culo elei­toral de Braga, en­ca­be­çada por Carla Cruz. O acto contou com a pre­sença de Je­ró­nimo de Sousa.

Lutar em defesa da Educação

Só com o re­forço da CDU se po­derá travar a des­truição da Edu­cação e da Es­cola Pú­blica, as­se­gurou Ma­nuela Cunha, ca­beça de lista da Co­li­gação PCP-PEV pelo dis­trito de Por­ta­legre.

Tempo de mudar com a CDU

An­te­ontem, 18, Je­ró­nimo de Sousa par­ti­cipou em duas ini­ci­a­tivas da CDU no dis­trito do Porto. No jantar em Ma­to­si­nhos e no co­mício em Vila Nova de Gaia, o Se­cre­tário-geral do PCP con­denou a cam­panha de mis­ti­fi­cação em torno dos dados do de­sem­prego.

Forte dinâmica <br>no distrito do Porto

Jorge Machado, primeiro candidato da lista da CDU pelo círculo eleitoral do Porto, tem contactado, nos últimos dias, com diversos empresários da indústria, do comércio, dos serviços e da restauração, aprofundando o conhecimento da...

Direito a habitação condigna

A CDU esteve no dia 9 no Bairro da Emboladoura, em Gondar, Guimarães, numa acção de contacto com a população. Pedro Ribeiro, segundo candidato pelo coligação PCP-PEV pelo distrito de Braga, teve a oportunidade de conversar com a...

Valorizar as funções sociais do Estado

Nuno Libório, candidato da CDU pelo círculo eleitoral do distrito de Lisboa, visitou na segunda-feira, 17, as instalações da Associação Promotora de Apoio à Terceira Idade, na Castanheira do Ribatejo, e contactou com dirigentes e trabalhadores da...

Breves

Reforçar a Coligação PCP-PEV A CDU organizou no dia 9, no Parque de Merendas de Nossa Senhora de Entráguas, em Válega, um convívio-pic-nic. A iniciativa contou com a presença e intervenção de Renata Costa, quinta candidata da Coligação...

Apoiamos a CDU

António Tereno – presidente da Câmara de Barrancos Berta Santos – dirigente da Avidouro Carlos Cardoso – ex-treinador de futebol Carlos Coutinho – presidente da Câmara de Benavente Carlos Humberto –...