Editorial

A LUTA NÃO VAI DE FÉRIAS

Na passada quinta-feira foi apresentado o Tomo V das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal. Na presença do Secretário-geral...
Opinião
Crónica Internacional

Donbass a ferro e fogo

Cidades e aldeias da bacia do Don continuam a arder, esventradas pela aviação e artilharia do Governo ucraniano levado ao poder...
PCP

Intensificar a luta<br>reforçar o Partido

O Governo, cada vez mais desgastado e socialmente isolado, continuando a beneficiar do apoio do Presidente da República, prossegue e intensifica a ofensiva contra os trabalhadores e o povo, num quadro de flagrante confronto com a Constituição da República. Tenta a destruição da contratação colectiva, prepara-se para novo roubo nos salários e pensões, a destruição de serviços públicos e mais privatizações, como é caso dos inaceitáveis objectivos já anunciados para os transportes colectivos do Porto.

Actual

O cheiro a gás... e a sangue

O massacre israelita prossegue em Gaza. Os números são elucidativos do crime contra a Humanidade que ali está a...
Actual

Cobardes, isolados e determinados

Demonstrando a sua falta de coragem e a sua consciência da total falta de apoio às políticas com que vão torturando...
Em Foco

Reflexão e prática ímpares

O lançamento do V tomo das «Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal» é um importante acontecimento editorial, com significado acrescido neste ano em que se assinala o 40.º aniversário da Revolução de Abril. Abarcando um período relativamente curto do ponto de vista cronológico, mas intenso e recheado de acontecimentos de profundo significado histórico (entre o derrube do fascismo e o final de 1975), o volume constitui, nas palavras proferidas pelo editor Francisco Melo no dia 17, na sessão de lançamento, um «verdadeiro guia do itinerário seguido pelo processo revolucionário». Da sua leitura, acrescentou Jerónimo de Sousa, sobressai a «vivência de um tempo novo».

PCP

Condição de soberania e desenvolvimento

«Controlo público dos sectores estratégicos da economia – condição para o desenvolvimento do País» foi o tema do debate promovido, no dia 16, pela Direcção da Organização Regional do Porto do PCP.

Privatização à medida das multinacionais

O PCP apela aos trabalhadores da Metro do Porto e da STCP e à população da Área Metropolitana do Porto para que lutem contra a privatização das duas empresas, anunciada pelo Governo.

Quando a saúde é um negócio

O Secretariado da Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP denuncia, num comunicado emitido no dia 18, a...
Trabalhadores

Julho fecha em luta

O Governo procura aproveitar o Verão para avançar na sua ofensiva contra os trabalhadores, mas a luta não vai de férias e não dá descanso à política de empobrecimento e exploração.

Coragem contra a PACC

Do que se passou anteontem nas escolas, a Fenprof destacou «a elevada participação de professores nas reuniões sindicais» e «a coragem de quantos, estando convocados para a PACC, decidiram não se submeter a mais esta humilhante prova».

Ataque rechaçado

Os recentes acordos no Grupo EDP e na CP Carga contrariam os objectivos da revisão do Código do Trabalho de 2012. Resultando da luta dos trabalhadores e da firmeza das suas organizações de classe, eles vêm também dar força ao combate que continua.

Negócio ruinoso

Trabalhadores e utentes da STCP e da Metro do Porto consideram que a entrega das empresas a privados é lesiva para o Estado e a população. O PCP solidariza-se com a luta e esteve, anteontem, numa acção de esclarecimento promovida pela CT dos STCP.

Carência de enfermeiros

Terminou ontem, 23, uma greve de dois dias dos enfermeiros do Centro de Saúde da Marinha Grande, pela admissão de enfermeiros...

Pública e viável

Com menos meios financeiros, com menos material circulante de qualidade e com menos trabalhadores, a CP consegue alcançar resultados...
Assembleia da República

Não ao roubo nos salários

Está agendada para amanhã, 25, a votação final global da proposta de lei com a qual o Governo reintroduz cortes salariais na administração pública, recuperando uma medida da autoria do governo PS de José Sócrates criada em 2011 e que vigorou até 2013.

Um BPN em formato XXL?

O PCP voltou a exigir o apuramento integral da situação no Grupo Espírito Santo e o apuramento de todas as responsabilidades.

Novo assalto aos rendimentos

«Um novo e gravoso assalto aos rendimentos de quem trabalha ou trabalhou». É assim que o PCP classifica a proposta de lei que cria a chamada «contribuição de sustentabilidade» a aplicar às pensões a partir de Janeiro de 2015, em substituição da actual Contribuição Extraordinária de Solidariedade.

Insistir na humilhação

Numa atitude impeditiva da acção fiscalizadora dos deputados sobre o Governo e de manifesta protecção do titular...

O recurso ilegal à precariedade

O Governo continua a suprir as necessidades permanentes das escolas recorrendo de modo ilegal à precariedade. É isso que...
Nacional

Asfixia financeira no Superior

Para a JCP, as «Linhas de Orientação Estratégica para o Ensino Superior», recentemente apresentadas pelo Executivo PSD/CDS, aprofundam a destruição do Ensino Superior público e o seu papel fundamental no desenvolvimento individual e colectivo aliado ao progresso do País.

Reprivatização impugnada

A Câmara do Seixal apresentou a 8 de Julho de 2014, no Supremo Tribunal Administrativo, uma providência cautelar contra uma...
Europa

Indigência alastra em Itália

Quase dez por cento da população italiana vivem em condições de pobreza absoluta, percentagem que se agravou em 2013, atingindo com particular gravidade o Sul do país.

Pôr a terra a produzir

Liderados pelo Sindicato Andaluz de Trabalhadores, três centenas de trabalhadores agrícolas tentaram ocupar, dia 18, a propriedade das Turquillas, em Sevilha.

ETA propõe dissolução

A ETA, organização armada independentista basca, anunciou que procedeu ao «desmantelamento das estruturas...

Deputados em funções

Na legislatura do Parlamento Europeu (2014-2019) que agora se iniciou, os deputados do PCP assumiram as seguintes responsabilidades:...

Os mistérios da natalidade

Saiu o estudo sobre os problemas da natalidade em Portugal, encomendado pelo PSD ao PSD (Instituto Sá Carneiro). O...
Internacional

Parar o genocídio

Mais de 530 mortos e de três mil feridos, na sua maioria civis, era o balanço de 14 dias de agressão contra a Faixa de Gaza, que Israel promete prosseguir, com o apoio dos EUA, apesar das acusações de genocídio.

Kiev tem de explicar

A Rússia apoia uma investigação exaustiva e objectiva à queda do avião das linhas aéreas malaias, exige que o governo de Kiev cesse as hostilidades na zona do despenhamento e explique alguns dos contornos da tragédia.

Temas

Banqueiros <i>tramam</i> a economia

Numa altura em que o Grupo Espírito Santo implode e em que a má gestão dos banqueiros se torna mais uma vez clara para os portugueses, interessa fazer uma reflexão sobre o sistema financeiro português e sobre situações e tendências atuais preocupantes, o que tornará mais compreensível o caso GES. Para se poder ter uma perceção do elevado risco que existe na banca em Portugal é necessário ter presente que é uma banca universal.

 

Argumentos
Comunicações

Campeões da dignidade

O Campeonato do Mundo de Futebol terminou com a Alemanha a erguer o troféu. Os entendidos dizem que o sucesso foi justo e sustentam-no...
TVisto

Tragédias e perguntas

«Famílias inteiras dizimadas». A frase é de um dos telenoticiários da SIC Notícias, refere-se ao...
Festa do Avante!

Abordar a sexualidade derrubando tabus

Ao trazer a sexualidade para o Espaço Ciência, o grupo de trabalho desta área aposta na desmistificação de preconceitos, no rigor científico e no enquadramento político do tema. «Vai despertar curiosidade, até porque não é muito comum em festas do Partido», afirma o responsável, Augusto Flor.

Aconteceu

Medalhas e título na canoagem

A canoísta portuguesa, Joana Vasconcelos, conquistou, dia 20, a medalha de bronze na prova de K1 200 metros nos Mundiais sub-23, em...

BBC despede na informação

A estação de televisão pública britânica BBC vai despedir 415 profissionais da área do departamento...

Emprego jovem recua

A taxa de emprego dos jovens, com idades entre os 15 e os 24 anos, recuou em Portugal de 23 por cento, no quarto trimestre de 2013, para 21,9...

Bankia vende casas em saldo

O banco espanhol Bankia anunciou, terça-feira, 22, que colocou em venda 1300 habitações situadas nas Baleares, Catalunha...

Vasco Nome de Abril

Assinalando o 40.º aniversário da tomada de posse do 2.º Governo Provisório, presidido por Vasco Gonçalves, a...

Reuniões e iniciativas

Reuniões e outras iniciativas Alcoutim - Sábado, 2...

A semana em resumo

Frases

“Não podemos aceitar esta quase secreta chamada de médicos às ARS para...