Quando a saúde é um negócio

O Secretariado da Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP denuncia, num comunicado emitido no dia 18, a utilização do «justo descontentamento das populações com as consequências do processo de destruição do SNS» por parte das maiorias PS e PSD nas câmaras municipais de Olhão e Vila Real de Santo António para favorecer negócios privados na área da Saúde. Em causa está a assinatura de um protocolo com vista a constituir uma designada «rede intermunicipal de cuidados de saúde».

Para além de a decisão ter sido tomada nas costas dos executivos municipais – os vereadores da CDU em ambas as autarquias tiveram conhecimento deste processo nas vésperas do seu anúncio –, o PCP revela que este protocolo prevê uma parceria com o grupo privado «Hospital Particular do Algarve». Para o Secretariado da DORAL, o acordo assinado «constitui, sobre todos os pontos de vista, uma acção que converge com os objectivos do Governo de destruição do Serviço Nacional de Saúde», abrindo a porta à «sinistra proposta» de transferência para as autarquias da gestão dos centros de saúde.

O PCP acusa ainda as duas autarquias de se comportarem como «angariadores de clientes e financiadores de negócios privados», ao pretenderem colocar doentes no Hospital Particular do Algarve para operações às cataratas «pagos com recursos que são retirados às respectivas câmaras municipais». O que as autarquias deveriam fazer – e não fazem – era «condenarem a política de Saúde do Governo e exigirem deste o reforço dos meios para responder às necessidades das populações». 



Mais artigos de: PCP

Condição de soberania e desenvolvimento

«Controlo público dos sectores estratégicos da economia – condição para o desenvolvimento do País» foi o tema do debate promovido, no dia 16, pela Direcção da Organização Regional do Porto do PCP.

Privatização à medida das multinacionais

O PCP apela aos trabalhadores da Metro do Porto e da STCP e à população da Área Metropolitana do Porto para que lutem contra a privatização das duas empresas, anunciada pelo Governo.

Defender a contratação colectiva

No âmbito da acção nacional de contacto com os trabalhadores em defesa da contratação colectiva, o deputado do PCP ao Parlamento Europeu, Miguel Viegas, participou em diversas iniciativas no concelho de Aveiro. Junto a empresas como o Fórum Aveiro, a Vulcano, a Renault Cacia ou a...

PCP reunido com Ordem dos Médicos

Delegações do PCP e da Ordem dos Médicos estiveram reunidas no dia 15 para em conjunto avaliarem diversas questões relacionadas com o Serviço Nacional de Saúde e a ofensiva do Governo contra esta conquista de Abril. No final, em declarações à...

Travar a ofensiva que continua

LUSA Jerónimo de Sousa participou, no sábado, no convívio regional de Aveiro do PCP, que contou com a presença de dezenas de militantes e simpatizantes do Partido. Em ambiente descontraído e de festa, os comunistas aveirenses não deixaram de se...