Actual
Lutar é o melhor remédio
Actual
Velho «novo rumo»
Actual
As Minas dos Borges
A talhe de foice
Há novos deuses no Olimpo
Crónica Internacional
Terrorismo à la carte
PCP
Por um novo Abril e Maio!
Num dos momentos mais sombrios e graves da história do País – consequência da política de restauração monopolista que tem vindo a ser realizada desde há 37 anos –, assume redobrada importância festejar a Revolução de Abril, pelo seu significado, pelo que representou e representa, pela actualidade dos seus ideais, das suas conquistas e dos seus valores.
Exaltação da coerência e da coragem
Uma vida que se confunde com a luta de um povo
Horários da exposição
Próximas iniciativas
«Um dia os réus serão vocês»
Cultura, memória e projecto<br> no centenário de Álvaro Cunhal
«Barrigas e Magriços»
Pura propaganda
PCP responde a carta do Governo
Governo falha previsões
«Nada está perdido»
Jerónimo de Sousa participou, domingo, na Freguesia da Parede, num almoço de celebração do 25 de Abril, onde apelou à derrota do pacto de agressão e à construção de uma alternativa para o País.
Emigração: desperdício de recursos nacionais
Conferência no Porto
Compromisso para agir
As mobilizações dos últimos meses e as comemorações populares dos 39 anos da revolução são sinais positivos de que muita gente percebe que é preciso mudar de política e de Governo quanto antes, afirma ao Avante! o Secretário-geral da CGTP-IN.
A manigância do consenso
«É necessária uma política de crescimento económico e de emprego, claro que é, mas a primeira coisa a fazer é romper com a política de recessão, austeridade e sacrifícios», diz o dirigente da CGTP-IN, a propósito do «memorando» que o Governo quer hoje tratar na Concertação.
Atrasos contestados
«O Governo e as administrações das empresas do sector de transportes montaram uma estratégia de adiamento das respostas às reivindicações dos trabalhadores em cada empresa», acusa a Federação de Sindicatos de Transportes e Comunicações.
Contra a extinção dos EFE
Verdadeira resposta aos problemas
A exigência de demissão do Governo e a convocação de eleições antecipadas esteve no centro das Jornadas Parlamentares do PCP, realizadas nos dias 22 e 23 de Abril, em Viana do Castelo.
… a careca de um plano malévolo
A alternativa ao declínio
Pôr o País a produzir
«Sem mais produção não há mais riqueza, nem mais emprego, o País não se desenvolve e a dívida não se paga».
Liquidar é crime
Os valores de Abril
Alternativa que se exige
Pesada herança em Aveiro
Miguel Viegas e Filipe Guerra são, respectivamente, cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Aveiro. A apresentação pública dos candidatos realizou-se no dia 18 de Abril, no Canal Central da Ria de Aveiro.
Mudança política necessária
A sala do Arquivo Histórico Municipal de Valongo, na antiga sede do município, tornou-se pequena para acolher, no dia 21, os muitos activistas e amigos da CDU que compareceram no acto público de apresentação dos primeiros candidatos à Câmara e Assembleia Municipal.
Gente capaz de lutar em Coimbra
Propostas para Ourique
Outro caminho para o Bombarral
Falar de Lisboa
Explosão de pobreza
O número de pessoas que recorreu à ajuda alimentar dos bancos de emergência aumentou cinco vezes desde 2010, quando a coligação de conservadores e liberais chegou ao poder.
O beco da alternância
A vitória dos partidos de direita que conduziram a Islândia à bancarrota em 2008 vem revelar que afinal a «solução» islandesa só na aparência resolveu os problemas do povo.
Regiões combatem despejos
Desemprego histórico em França
Povo derrotará «consenso» de Cavaco
Conspiração fascista
Capitalismo a nu
O colapso de um edifício industrial nos arredores de Daca matou pelo menos 370 pessoas e deixou o triplo dos feridos. A tragédia desnuda o sistema baseado na maximização do lucro à custa da exploração do trabalho.
Fundamentos da «austeridade» em causa
Chris Hani, um herói sul-africano
Stalinegrado
Nazis a dois passos do grande objectivo (1)
A maior esperança dos hitlerianos, largamente subscrita por quase todos os meios da democracia no capitalismo, residia na convicção dominante de que os povos da região caucasiana, particularmente os da Geórgia, da Arménia, do Azerbeijão, desejariam separar-se da URSS. Mas as organizações do Partido de Lenine nessas repúblicas chamaram a si patrióticas tarefas de auxílio ao Exército Vermelho e demonstraram possuir ideias diferentes em tudo.