Atrasos contestados
«O Governo e as administrações das empresas do sector de transportes montaram uma estratégia de adiamento das respostas às reivindicações dos trabalhadores em cada empresa», acusa a Federação de Sindicatos de Transportes e Comunicações.
Não deixaremos de colocar aos trabalhadores o retomar da luta
Para denunciar a situação e preparar a resposta no Grupo CP, teve lugar, anteontem, em Lisboa, uma reunião de estruturas de trabalhadores ferroviários.
Na Carris, os dirigentes e delegados sindicais iniciaram contactos com os trabalhadores, com o objectivo de analisar o processo onde a administração apenas evoluiu numa das questões apresentadas pela Fectrans.
No Metropolitano de Lisboa realizou-se também na terça-feira um plenário no Parque de Material e Oficinas, na Estação do Jardim Zoológico, para decidir a posição a tomar face ao adiamento das respostas à maioria das questões apresentadas pelas organizações.
Para hoje, na Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) está prevista uma reunião de negociação.
Para dia 9 a Fectrans convidou todas as organizações de trabalhadores do sector dos transportes e comunicações para uma reunião, na sede do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações, em Lisboa. «Sem respostas, não deixaremos de colocar aos trabalhadores o retomar da luta, em cada empresa, no momento que se julgar mais oportuno», refere a Fectrans, numa nota divulgada na segunda-feira.
Na continuação da sua luta em defesa do direito ao transporte, ainda no dia 9 de Maio, os reformados ferroviários vão realizar uma concentração, às 11 horas, em frente às instalações da Administração da CP (Escadinhas do Duque, 20, Lisboa).