Editorial

LUTAR SEMPRE

Prossegue, com cada vez maior selvajaria, a ofensiva terrorista do governo de Israel contra a população palestina da Faixa de...
Opinião
Actual

O sucesso... de quem?

Os troikos estiveram em Portugal para mais uma avaliação – a sexta – do «bom aluno», mas desta vez...
A talhe de foice

Pedras

A coisa não é nova e já nos dias que se seguiram à greve geral de 22 de Março foram as agressões...
Actual

Olhó comboio

Todos os dias recebemos mails sobre os «privilégios» dos trabalhadores dos transportes. Têm origem na máquina...
Crónica Internacional

A China e o futuro

Ao som da Internacional baixou o pano sobre o XVIII Congresso do Partido Comunista da China. A reunião magna dos comunistas chineses...
Em Foco

Mais fortes para ir mais longe

Na sua primeira intervenção pública após a greve geral, o Secretário-geral da CGTP-IN reafirmou que se tratou de uma luta excepcional, pelo grande impacto em Portugal e por ter ultrapassado as fronteiras nacionais. Remetendo para a reunião de hoje do Conselho Nacional da central, Arménio Carlos assegurou que «em Dezembro vai haver luta, vamos dar uma resposta ao nível da CGTP-IN».

Há condições e obrigação

No 10.º Congresso da US Porto, o Secretário-geral da CGTP-IN defendeu que, «depois desta greve geral, temos infinitas possibilidades para desenvolver o nosso trabalho».

A maior também na indústria

No último balanço que publicou na página electrónica dedicada à greve geral, a CGTP-IN reafirmou que esta...

Lembrar o militante <br>das palavras imprescindíveis

Se fosse vivo, José Saramago tinha completado, no passado dia 16, nove décadas de um percurso construído a pulso, agraciado por prémios e honores, mas que teve no reconhecimento e estima dos povos talvez a maior das distinções. Caminho vincado pela repulsa à injustiça, à cupidez, ao obscurantismo e à exploração, e que por isso andou unido à luta pelo projecto revolucionário do Partido Comunista Português, que quis que fosse o seu para sempre.

PCP

Emigração elege delegados

Até amanhã poderão ser ainda eleitos delegados ao XIX Congresso do PCP, que tem início no próximo dia 30 em...

Resposta combativa <br>à ofensiva das troikas

No rescaldo daquela que foi uma das maiores greves gerais realizadas em Portugal, as organizações do Partido analisam os seus resultados e apontam a intensificação da luta como o caminho para derrotar o Governo, a troika e a sua política.

Forte em todos os sectores

As direcções regionais do PCP de Leiria e de Castelo Branco destacaram também, nos balanço que efectuaram à...

Solidariedade comunista

Na manhã de 14 de Novembro, enquanto em Portugal tinha lugar uma das maiores greves gerais de sempre, uma delegação da...

Câmara «fura» greve

A maioria PS na Câmara Municipal do Montijo impôs a realização da reunião do executivo municipal para o dia...

O maior acontecimento da História

Em tempos de acesa luta de classes e de preparação do XIX Congresso, a organização do Partido não deixa de evocar a grande Revolução Socialista de Outubro.

PCP no Líbano

Partiu anteontem para a capital do Líbano, Beirute, uma delegação do PCP para participar no 14.º Encontro...
Trabalhadores

Seis semanas pelo País

Com mais de sete mil quilómetros percorridos até segunda-feira, quando saiu do Algarve, a «Caravana do Protesto, Luta e Afirmação» entrou hoje no Distrito de Lisboa.

Dia de «chumbar» o OE

No dia 27, terça-feira, cerca das 10.30 horas, enquanto os deputados estiverem a votar o Orçamento do Estado para 2013, alguns...

Jornalistas analisam crise

Para debater a situação no sector e os problemas do exercício da profissão, o Sindicato dos Jornalistas promove...
Juventude

Momentos de luta!

Em ano de centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, a JCP está empenhada na luta pelos direitos da juventude, como aconteceu na greve geral de 14 de Novembro, ou, mais recentemente, no Encontro Nacional de Ensino Secundário e na Conferência Nacional do Ensino Superior, que se realizou, sábado, na «Voz do Operário», em Lisboa.

Assembleia da República

Sem confisco <br>nem assalto fiscal

Chama-lhe «as bases de um orçamento anti-troika». Abarcam quatro áreas – a renegociação da dívida directa do Estado, o financiamento do Estado, a recapitalização da CGD, a equidade fiscal – e são, em síntese, as propostas do PCP que estruturam um orçamento alternativo ao que o Governo apresentou ao País.

Para reduzir o sufoco

Uma atenção particular do PCP mereceu a elaboração das propostas dirigidas para a economia real. Abrangendo um...

Respeitar as pessoas

Tentar corrigir as mais gravosas injustiças em matéria de Administração Pública e Segurança Social,...
Nacional

Fim ao massacre em Gaza

Tal como está a acontecer um pouco por todo o mundo, também Portugal se mobiliza em defesa da paz e dos direitos inalienáveis do povo da Palestina. Hoje há concentrações em Lisboa e no Porto.

Força e determinação

Meio milhar de pessoas manifestou-se, sábado, em Braga contra agregação de mais de 200 freguesias no distrito. O PCP saudou a luta de todos contra a Lei da Reorganização Administrativa do Território Autárquica.

Equador acolhe FMJE

O Equador acolherá, no final de 2013, a 18.ª edição do Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE). A...
Europa

O repúdio da austeridade

Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se no sábado, 17, nas capitais da República Checa, Eslovénia e Bulgária. Por toda a parte exigiram a demissão dos governos e o fim das políticas de empobrecimento.

Luta do presente

Mais de 20 mil pessoas manifestaram-se, no sábado, 17, em Atenas, para assinalar o 39.º aniversário do levantamento estudantil de 1973 contra a ditadura da junta militar.

Vaxevanis volta a tribunal

O jornalista grego, Kostas Vaxevanis, que foi julgado e absolvido há três semanas por ter publicado uma lista com os nomes de...

TPI absolve general croata

O ex-general croata, Ante Gotovina, condenado em 2011 a 24 anos de prisão pelo crime de limpeza étnica contra a...

Irreconciliável confronto

A história da inserção de Portugal na CEE/UE é marcada pelo incontornável e permanente conflito entre a...
Internacional

Inferno na Faixa de Gaza

Os bombardeamentos indiscriminados de Israel já provocaram centenas de vítimas e uma vaga de destruição na Faixa de Gaza, ameaçada por nova invasão terrestre. O Conselho Mundial da Paz acusa Israel de aproveitar a agressividade dos EUA e da NATO no Médio Oriente, e o PCP adverte para o desencadeamento de «um conflito militar de grandes proporções e de dramáticas consequências no plano regional e internacional».

Cuba recebe apoio esmagador na ONU

A rejeição do bloqueio norte-americano a Cuba bateu todos os recordes de votação na Assembleia-geral das Nações Unidas. No total, 188 países exigiram o fim da política criminosa dos EUA e o respeito pela soberania das nações.

FARC unidas pela paz

«Ao contrário das especulações da chamada imprensa de referência, que me atribui uma linha dura face a...
Temas

A dimensão da destruição já realizada e em curso

Governo e troika estão empenhados em destruir aquilo que muitos designam como «Estado social» através do estrangulamento financeiro. Para tornar claro isso, e para se poder ficar com uma ideia das consequências para os portugueses dos cortes enormes nas despesas com as funções sociais do Estado, ou seja, com a Educação, a Saúde e Segurança Social constantes do OE-2013, assim como do novo corte de 4000 milhões de euros acordado pelo Governo e troika, interessa analisar os que já se verificaram ou estão a ser aplicados, até porque os novos cortes se vêm adicionar a estes.

Subversão do princípio da progressividade do IRS

O Avante!, na sua edição de 27/9/2012, chamou atenção para o Artigo 104.º da Constituição, o qual estabelece o princípio da progressividade do IRS. A subversão desta norma constitui um atentado ao normativo constitucional, facto que deve levar os portugueses a lutarem pela reposição da legalidade.

Combater o mau governo de Lisboa

Os sinais de aviso e as realidades na cidade são preocupantes. Cresce o encerramento de empresas, há quebras brutais de receitas por exemplo na restauração, há perda de empregos, mais cortes de salários e de pensões. Diminui o poder de compra da que era chamada a classe média, os trabalhadores e os mais desfavorecidos lutam pela sobrevivência e pela dignidade.

Argumentos
TVisto

Os impunes

A televisão traz-nos duas notícias de algum modo convergentes entre si. Uma delas diz-nos da absolvição pelo...
Músicas

<i>Get back!</i>

Os Beatles cantaram uma cantiga, numa altura crucial para a banda, intitulada Get Back, que podemos traduzir por «vai-te embora»,...

Autor: Monginho

Aconteceu

China investe na Europa

Os investimentos chineses na Europa ultrapassaram pela primeira vez os europeus na China. Segundo um estudo da consultora PwC, publicado na...

Reuniões e outras iniciativas

Almada - Sábado, 24, às 15h00, sessão pública «Em defesa do...

A semana em resumo

Frases

“Consigo calcular com relativa facilidade o problema político que se avizinha para...