Dia de «chumbar» o OE
No dia 27, terça-feira, cerca das 10.30 horas, enquanto os deputados estiverem a votar o Orçamento do Estado para 2013, alguns milhares de trabalhadores estarão concentrados no exterior do Parlamento, expressando a sua rejeição do OE, do Governo que o propõe e da política a que ele dá corpo. A iniciativa, como referimos na pág. 5, é da CGTP-IN.
Às 10 horas, têm lugar pré-concentrações no Largo do Rato (trabalhadores do distrito de Setúbal), no Jardim da Estrela (Lisboa e Santarém) e no Largo de Santos (Alentejo).
Militares
No mesmo dia, tal como foi decidido, por unanimidade e aclamação, na «concentração e desfile da família militar», dia 10, a partir das 9.30 horas, dirigentes das associações profissionais de militares vão estar nas galerias da AR e apelam à presença de outros militares, para testemunharem a votação.
As associações (AP, ANS e AOFA) vão, às 15 horas, entregar ofícios no Tribunal Constitucional e na Provedoria de Justiça, alertando para a iniquidade e a injustiça das medidas contidas no OE. Cumprindo o mandato, as organizações representativas apoiam a realização de uma vigília, junto da Presidência da República, às 18 horas, para entregarem um documento apelando a que Cavaco Silva suscite a fiscalização preventiva da constitucionalidade daquelas medidas.