Emigração elege delegados
Até amanhã poderão ser ainda eleitos delegados ao XIX Congresso do PCP, que tem início no próximo dia 30 em Almada. Em França, a assembleia plenária do PCP reuniu várias dezenas de militantes do Partido com o intuito de debater e votar os dois documentos que estiveram em debate em toda a organização partidária até ao final da semana passada: as Teses/Projecto de Resolução Política e as alterações ao Programa do Partido. No final da assembleia foram eleitos os delegados da organização do PCP em França ao Congresso: Nuno Gomes Garcia e Miguel Queirós. Aos militantes do Partido oriundos de toda a França, juntou-se José Neto, do Comité Central.
Esta assembleia foi o culminar de meses de análise e debates sobre os dois documentos, que foram decorrendo no seio de vários organismos do PCP em França. Em destaque estiveram o contexto económico, social e político europeu e mundial, a situação de crise da democracia que se vive em Portugal, a organização do PCP e os temas relacionados com a emigração. A discussão travada em torno dos documentos e as propostas de alteração que foram feitas não impediu a assembleia de os aprovar unanimemente.
Também na Bélgica, estão já eleitos os delegados ao Congresso do PCP. A eleição, por unanimidade, teve lugar na assembleia plenária electiva da Organização do PCP nesse país europeu realizada no domingo.