O maior acontecimento da História
Em tempos de acesa luta de classes e de preparação do XIX Congresso, a organização do Partido não deixa de evocar a grande Revolução Socialista de Outubro.
A influência da Revolução de Outubro estendeu-se a todo o Mundo
O 95.º aniversário da Revolução de Outubro está a ser assinalado em várias iniciativas que reúnem centenas de militantes e simpatizantes do Partido. Na sexta-feira, 16, 80 pessoas participaram num jantar em Moura, precisamente para assinalar esta data maior da luta dos trabalhadores e dos povos pela sua emancipação. Promovido pelo Organismo da Cidade de Moura e pela Célula dos Trabalhadores Comunistas da Câmara Municipal, o jantar contou com a participação de José Casanova, do Comité Central e director do Avante!, que falou da preparação do XIX Congresso do Partido e da actualidade das ideias de Outubro.
A Revolução bolchevique de 7 de Novembro de 1917 foi, lembrou José Casanova, o «maior acontecimento da História», já que permitiu o surgimento do primeiro Estado de operários e camponeses e a experiência de construção do socialismo num país, a qual durou 70 anos. Esta revolução, acrescentou, teve uma influência extraordinária não só na União Soviética, onde a edificação do socialismo alcançou grandes êxitos, como em todo o Mundo. O PCP, por exemplo, nasceu a 6 de Março de 1921, num contexto marcado pelos ideais da Revolução, valorizou o director do Avante!.
José Casanova lembrou ainda a importância da União Soviética nas transformações ocorridas à escala mundial e nas vitórias alcançadas pelos povos ao longo do século XX, desde os direitos dos trabalhadores à emancipação nacional dos países colonizados, passando pela derrota do nazifascismo na II Guerra Mundial. Factos indesmentíveis que, alertou o dirigente do Partido, são em geral escondidos ou deturpados pela historiografia burguesa e pelo sistema mediático dominante.
O membro do Comité Central do Partido chamou ainda a atenção para os ataques em curso contra as conquistas alcançadas com a Revolução de Abril, realçando que o caminho proposto pelo PCP é o da intensificação da luta de massas e em todas as frentes, contra o empobrecimento dos trabalhadores e do povo, o saque das riquezas do País, a perda de soberania nacional, por uma política alternativa patriótica e de esquerda que concretize os valores de Abril.
Duas semanas antes, cerca de 90 militantes e simpatizantes do Partido do concelho da Moita participaram num almoço comemorativo da Revolução de Outubro. A intervenção esteve novamente a cargo de José Casanova.
No domingo, no Sporting Clube do Rio Seco, na freguesia lisboeta da Ajuda, realizou-se um almoço convívio comemorativo do 95.º aniversário da Revolução de Outubro, integrado igualmente nas comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal. O almoço, organizado pela comissão de freguesia da Ajuda, contou com a presença de cerca de 70 militantes e simpatizantes do Partido e a participação de Miguel Tiago, deputado à Assembleia da República.