Editorial

O XIX CONGRESSO E A LUTA

A evolução da situação política, económica e social e o XIX Congresso do Partido foram temas...
Opinião
A talhe de foice

Fezadas

O ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, garantiu esta terça-feira que Portugal está «em...
Actual

O síndrome do carnaval

O PSD é o maior partido do Governo do pacto de agressão das troikas estrangeira e nacional, em que a primeira tem na segunda o...
Actual

Certificado de óbito

O comunicado do Instituto de Saúde Ricardo Jorge confirmando o aumento da mortalidade em Portugal, «por todas as causas»,...
Actual

Números

Já muito tem sido escrito sobre a fraude que constitui a persistente tentativa do Governo e do patronato em fazer equivaler...
Crónica Internacional

Irão

Ainda nem os EUA nem a Alemanha, potências imperialistas que se arrogam o direito de dar lições ao mundo, existiam como...
Em Foco

Preparar o XIX Congresso<br>Dar mais força à luta

O Co­mité Cen­tral do Par­tido Co­mu­nista Por­tu­guês, reu­nido a 26 e 27 de Fe­ve­reiro de 2012, pro­cedeu à aná­lise da evo­lução da si­tu­ação eco­nó­mica e so­cial e das con­sequên­cias para as con­di­ções de vida dos tra­ba­lha­dores e do povo de­cor­rentes do Pacto de Agressão; ava­liou o de­sen­vol­vi­mento da luta de massas, as­si­na­lando o sig­ni­fi­cado da imensa ma­ni­fes­tação que no pas­sado dia 11 de Fe­ve­reiro en­cheu o Ter­reiro do Paço e su­bli­nhou a im­por­tância da greve geral con­vo­cada pela CGTP-IN para o pró­ximo dia 22 de Março; de­finiu o con­junto das prin­ci­pais ta­refas do Par­tido com vista à di­na­mi­zação da sua ini­ci­a­tiva po­lí­tica e do re­forço da sua or­ga­ni­zação. O Co­mité Cen­tral do PCP de­li­berou ainda sobre as­pectos de or­ga­ni­zação, con­teúdos e di­na­mi­zação do de­bate pre­pa­ra­tório do XIX Con­gresso, de­sig­na­da­mente com a fi­xação das suas fases pre­pa­ra­tó­rias e a de­fi­nição do con­junto de ma­té­rias cen­trais para o de­bate ini­cial re­la­tivo ao con­teúdo das Teses-Pro­jecto de Re­so­lução Po­lí­tica, e as li­nhas de ori­en­tação re­la­tivas ao Pro­jecto das Al­te­ra­ções ao Pro­grama do Par­tido.

PCP

PCP apela à unidade e à luta

O ar­gu­mento evo­cado pela PSA Peu­geot/​Ci­tröen para des­pedir 350 tra­ba­ba­lha­dores – uma su­posta baixa de vendas – é falso, de­nuncia a cé­lula do PCP na em­presa.

Recessão atinge calçado

A indústria do calçado está a sofrer com as consequências da política de «austeridade» imposta...

Defender o SNS

O Sector Intelectual da Direcção da Organização Regional do Porto do PCP promoveu no dia 17 de Fevereiro uma...

<i>Avante!</i>

As comemorações dos 81 anos do Avante! prosseguiram na última semana com iniciativas...

PCP recebeu CGTP-IN

O PCP recebeu, no dia 23, uma delegação da CGTP-IN conduzida pelo seu secretário-geral...
Trabalhadores

A resposta vigorosa do trabalho

A CGTP-IN pro­moveu ontem ma­ni­fes­ta­ções em Lisboa e no Porto e ini­ci­a­tivas de rua em vá­rios dis­tritos, en­quanto os sin­di­catos da Ad­mi­nis­tração Pú­blica estão a re­a­lizar uma se­mana de luta. «Vamos lutar, dar uma res­posta vi­go­rosa, para der­rotar os ob­jec­tivos do Go­verno e do pa­tro­nato e exigir uma nova po­lí­tica para o País», afirma-se no ma­ni­festo di­vul­gado pela Inter para a jor­nada de 29 de Fe­ve­reiro, as­su­mida como um passo para o su­cesso da greve geral de 22 de Março.

Apelo actual aos jovens

«Este país também é para jo­vens!» de­clara a In­ter­jovem/​CGTP-IN, no apelo à luta dos jo­vens ao lado dos de­mais tra­ba­lha­dores e pelos seus di­reitos e in­te­resses mais es­pe­cí­ficos.

Professores em vigília no MEC

Di­ante do Mi­nis­tério da Edu­cação, cen­tenas de pro­fes­sores par­ti­ci­param, sexta-feira e sá­bado, numa vi­gília da Fen­prof, de «24 horas contra a pre­ca­ri­e­dade e o de­sem­prego».

«Relançar» não cria emprego

Re­es­tru­turar os cen­tros de em­prego não gera postos de tra­balho, des­truídos em massa por po­lí­ticas eco­nó­micas res­tri­tivas que é pre­ciso subs­ti­tuir por um rumo que fa­vo­reça o cres­ci­mento e o em­prego de qua­li­dade.

Desemprego sem respostas

Essencial para evitar que o desemprego alastre é travar a destruição de postos de trabalho....

Luta nas cantinas

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul promoveu,...

Despedimento político

Exigir a reintegração imediata de Jorge Gomes, delegado sindical e membro da Comissão de...
Assembleia da República

Sucesso da <i>troika</i> é falhanço do País

O Go­verno de forma servil quis as­sumir de novo o papel de bom aluno e mos­trar ser­viço à troika, cor­tando o Car­naval aos por­tu­gueses. As contas saíram-lhe fu­radas.

Ignorar quem mais precisa

A mai­oria go­ver­na­mental e o PS re­cu­saram mexer nas re­gras de atri­buição do com­ple­mento so­li­dário para idosos, vi­sando re­mover ac­tuais obs­tá­culos, como pre­co­ni­zavam PCP e BE. É sempre o mesmo: para acudir a quem vive com ex­tremas di­fi­cul­dades não há di­nheiro; para a banca não faltam mi­lhões.

Desertificação e abandono

O su­ba­pro­vei­ta­mento e mau uso dos solos é uma con­sequência da po­lí­tica agrí­cola se­guida nestas úl­timas três dé­cadas pelo PS, PSD e CDS-PP.

Um debate a prosseguir

Não passaram na AR os dois projectos do BE e PEV sobre a adopção por casais do mesmo sexo, numa votação que...

Apurar responsabilidades

O Parlamento aprovou, por unanimidade, o projecto de resolução do PCP propondo a realização de uma auditoria pelo...

A manigância do capital

A eliminação dos paraísos fiscais voltou a ser defendida no Parlamento como uma medida de importância capital no...

Cinema português de parabéns

Foi aprovado, por unanimidade, sexta-feira passada, o voto de congratulação do PCP pelos prémios recebidos pelos...
Nacional

Um passo na liquidação de direitos<br>e no empobrecimento dos portugueses

A pro­posta de al­te­ração à Lei do Ar­ren­da­mento Ur­bano, apre­sen­tada pelo Go­verno, caso venha a ser apro­vada e pro­mul­gada, al­tera pro­fun­da­mente o quadro legal exis­tente, pre­vendo-se que mi­lhares de fa­mí­lias sejam su­ma­ri­a­mente des­pe­jadas, par­ti­cu­lar­mente as dos es­tratos mais ca­ren­ci­ados da po­pu­lação, e inú­meros pe­quenos es­ta­be­le­ci­mentos e lojas en­cer­rados. In­vo­cando falsos ob­jec­tivos e pres­su­postos, o que o Exe­cu­tivo PSD/​CDS tem em vista é ins­ti­tuir um in­dis­far­çável ins­tru­mento con­ce­bido para servir os in­te­resses dos se­nho­rios e do ca­pital fi­nan­ceiro e da sua ac­ti­vi­dade es­pe­cu­la­tiva no imo­bi­liário.

Calamidade nacional

A Con­fe­de­ração Na­ci­onal da Agri­cul­tura (CNA) re­clama me­didas ex­cep­ci­o­nais que com­pensem os agri­cul­tores pelos pre­juízos cau­sados pela seca. O Go­verno su­bes­tima a gra­vi­dade da si­tu­ação.

Europa

«A tristeza dos gregos mistura-se com a revolta»

Na pas­sada se­mana, dias 23 e 24, João Fer­reira es­teve na Grécia in­te­grado numa de­le­gação do Grupo da Es­querda Uni­tária Eu­ro­peia/​Es­querda Verde Nór­dica (GUE/​NGL), a con­vite do Par­tido Co­mu­nista da Grécia (KKE). Ao Avante!, o de­pu­tado dá conta da si­tu­ação no país e do es­pí­rito de in­dig­nação e re­volta das massas po­pu­lares.

Bloqueio operário

Um grupo de ope­rá­rios da si­de­rurgia do grupo Ar­ce­lor­Mittal, na lo­ca­li­dade de Flo­range, de­par­ta­mento francês de Mo­sele, blo­queou, na terça-feira, 28, os edi­fí­cios ad­mi­nis­tra­tivos da fá­brica, exi­gindo a re­ac­ti­vação dos altos-fornos.

Espanhóis contra cortes

Centenas de milhares de pessoas manifestaram-se na tarde de sábado, 25, contra os cortes sociais impostos pelo governo de Rajoy. As...

Bruxelas ameaça Hungria

A Comissão Europeia ameaçou congelar o pagamento de uma parte substancial das ajudas à Hungria, caso o governo de Viktor...
Internacional

Tumultos sacodem Afeganistão

Mi­lhares de afe­gãos ma­ni­festam-se há uma se­mana contra a ocu­pação do país. O com­bus­tível da re­volta foi a queima de exem­plares do Corão numa base mi­litar dos EUA, acto con­si­de­rado ve­xa­tório pelo povo e que en­caixa num con­texto de mi­séria ga­lo­pante, da qual os ocu­pados não vis­lum­bram pers­pec­tivas de saída.

Grande capital beneficiado

O go­verno dos EUA pre­tende baixar os im­postos sobre os lu­cros dos grupos mo­no­po­listas. A pro­posta foi apre­sen­tada quando o de­sem­prego e a po­breza batem re­cordes no país.

A luta continua

O Estado-maior Central das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC-EP) informou em comunicado que renuncia aos...
Argumentos
Pontos Cardeais

A receita de Krugman...

Três universidades portuguesas juntaram-se esta semana para atribuir o doutoramento honoris causa ao norte-americano Paul Krugman, o...
TVisto

Noite de sábios

Na passada segunda-feira não houve «Prós e Contras». Por uma boa razão: a RTP1 estaria ocupada, a partir das...
Aconteceu

Portugal entre os mais desiguais

Portugal está no grupo de países com maiores desigualdades, sendo o terceiro com maior desigualdade em termos de rendimento de...

Reuniões e iniciativas

  Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sábado, 3 de...

A semana em resumo

Frases

«Mais de 60 mil desempregados já emigraram desde o início da crise»....