Actual
Micael morreu a trabalhar
Actual
Mais nem menos já é demais
Actual
Não nos assustam…
A talhe de foice
O «sistémico»
PCP
Tarefa principal de todo o Partido
Numa altura em que se verifica o agravamento acelerado da crise do capitalismo, com o crescente endividamento dos EUA e a perda cada vez mais acentuada da sua hegemonia a nível monetário, as sucessivas crises bolsistas, a persistente recessão no Japão e a crise que percorre a União Europeia e de forma particular a zona euro, os trabalhadores e os povos lutam, resistem e travam em todo o mundo um difícil combate contra a exploração capitalista.
Crónica Internacional
Agenda da guerra
É preciso estancar o saque ao País
A fuga de capitais e as leis e normas que a permitem e incentivam, ao nível nacional e internacional, servem a acumulação capitalista ao mesmo tempo que retiram aos países importantes recursos fundamentais ao seu desenvolvimento.
Em Portugal, o problema atinge dimensões colossais. Mas não é inevitável, como se demonstrou anteontem no debate público promovido pelo PCP Fuga de capitais e o programa de agressão – empobrecimento e delapidação do País.
A acção do Partido nas empresas
Encontrar caminhos para resistir e avançar
A VII Assembleia da Organização Regional de Lisboa do PCP, marcada para 5 de Novembro, no Pavilhão do Casal Vistoso, será realizada num momento intensíssimo da luta de massas. Ana Lourido, Luís Caixeiro e Luís Fernandes, da DORL e do Comité Central, não vêem isto como um problema, mas como uma oportunidade para comprovar na prática as decisões e reflexões aí assumidas.
Propaganda e omissões para justificar privatização
O PCP acusou o Governo de levar a cabo uma «ridícula e despudorada acção de propaganda» que tem como objectivo justificar a privatização das empresas públicas de transporte.
Negligência ou cumplicidade?
<i>Estaleiros do Mondego</i> fazem falta ao País
Semana de luta a encher
O plenário nacional, convocado pela Frente Comum de Sindicatos, destaca-se entre as acções que já estão anunciadas para a semana de luta com que a CGTP-IN quer dar continuidade às manifestações de 1 de Outubro.
Resistir nos transportes
Uma delegação da Fectrans/CGTP-IN levou na segunda-feira o protesto dos trabalhadores ao Ministério da Economia e conseguiu que o ministro marcasse uma reunião para a manhã seguinte.
Assalto ilegal à <i>TNC</i>
Fenprof não dá tréguas
O Governo não respeita os próprios compromissos e quer cortar mais 600 milhões de euros na Educação, o que exige uma postura ofensiva de professores e de todos os que não desistem da escola pública.
Militares somam razões
Protestos na PSP
Arsenal
Évora
Morte na mina
Desmantelar para servir os privados
O Governo chama-lhe «plano de reestruturação» mas do que se trata é do desmantelamento da RTP, acusa a bancada comunista, que avisa estar em marcha o «apagamento do serviço público» de televisão e sua transformação em «serviço mínimo».
Apostar no imenso potencial produtivo.
Feridas abertas por anos a fio da acção destruidora da política de direita coexistindo com um enorme potencial produtivo capaz de superar constrangimentos, gerar riqueza e contribuir para um novo modelo de desenvolvimento num País melhor e mais justo.
Um passo no combate à corrupção
Encontram-se na comissão parlamentar, onde a todo o momento pode ter início a sua apreciação na especialidade, os projectos de lei do PCP, do BE e da maioria PSD/CDS-PP para criminalizar o enriquecimento ilícito dos titulares de cargos públicos.
Uma praga que urge erradicar
A força de todos
Nas eleições para a Assembleia Regional da Madeira a CDU obteve mais de 5500 votos (3,76 por cento) e elegeu um deputado (menos um do que há quatro anos). Para o Secretário-geral do PCP, este foi «um resultado negativo» que está longe do «reconhecido prestígio político» da força política que tem uma «ímpar intervenção junto dos trabalhadores e das populações».
Utentes manifestam-se no Seixal
Amanhã, às 20 horas, tem lugar uma vigília em frente ao Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Amora, onde a população do concelho do Seixal vai manifestar a sua indignação com a redução do horário daquela unidade de Saúde.
Documento Verde é antidemocrático
A Câmara de Moura chumbou, na semana passada, o Documento Verde da Reforma da Administração Local, rejeitando as propostas apresentadas, considerando que ameaçam a autonomia dos municípios, transformando-os em «entidades subsidiárias do poder central».
Algarvios descontentes com o Governo
MURPI alerta para aumento da pobreza
Água é de todos
Transferência sem condições
Populações cada vez mais carenciadas
Acabar com a ocupação da Palestina
Sobrevivência ameaçada
Na Grécia, as greves e protestos sucedem-se numa cadência diária. Aos trabalhadores e camadas desfavorecidas da população condenados à indigência resta a luta nas ruas contra as políticas selvagens do poder burguês.
Antes era melhor
Bloqueia a ponte, salva o SNS
<i>Fiat</i> denuncia convenção colectiva
Estudantes abalam Itália
Despejos aumentam
Reflexões breves
Dez anos de terror no Afeganistão
Uma década depois de iniciada a guerra imperialista contra o Afeganistão, os EUA e os seus aliados da NATO são responsáveis pela devastação e sofrimento infligido ao povo afegão no seu próprio território, e pela instabilidade em toda a região.
Resistência dramática em Sirte
Tida como um dos mais simbólicos bastiões do anterior regime líbio, a cidade natal de Muammar Kahdafi enfrenta o avanço das forças do chamado Conselho Nacional de Transição (CNT), isto apesar do cerco e dos intensos bombardeamentos das últimas semanas.
Chilenos avançam com greve geral
A Confederação de Estudantes do Chile (Confech) convocou para os próximos dias 18 e 19 de Outubro uma nova paralisação e responsabilizou o governo pelo fim do diálogo com estudantes. O movimento sindical unitário une-se ao protesto.
Protesto por todos os EUA
Protesto massivo na Colômbia
Tensão social no Egipto
Espanha cede Rota à NATO
EUA armam Bahrein
PCP saúda PC Peruano
Milhões de portugueses em risco de pobreza
A pretexto da crise, estão a ser estrangulados financeiramente, para não dizer mesmo destruídos serviços públicos essenciais à população. No seu ataque às funções sociais do Estado, o Governo tem reduzido também drasticamente as condições de vida dos trabalhadores da Função Pública.
Os protestos de Wall Street e as lutas em Portugal
Nos últimos dias os protestos de Wall Street foram tema de manchetes em influentes media internacionais.
Em Washington o governo tenta desvalorizar o significado das manifestações que principiaram com a ocupação por um grupo de «indignados» da rua da Bolsa de Nova Iorque, símbolo do poder do capital.
Mas o que parecia ser a iniciativa inofensiva de um punhado de jovens assumiu rapidamente as proporções de um protesto de dimensões nacionais.
<i>Juntem-se a nós e façam ouvir a vossa voz!</i>
«Contos da Memória que Falece» de Francisco Silva Dias
Foi na Voz do Operário, numa homenagem a Francisco Silva Dias, que lhe pedimos a escrita deste livro – «Contos da Memória que Falece». Na sua intervenção, ele tinha contado episódios da Lisboa da sua infância, na zona histórica, e de como descobrira as avenidas novas a nascerem, na mudança da família para as terras então a serem desbravadas e habitadas.